11 Dicas para Organizar seu Cardápio Semanal

cardápio


É desafiador administrar um lar, uma família, a rotina doméstica, trabalhar fora e ainda ter que cozinhar, não é mesmo? Por isso estou aqui para te ajudar a ganhar tempo na tarefa de cozinhar, basta planejamento. Com as dicas abaixo, tenho certeza de que você ganhará muito tempo durante a semana, sem ter que cozinhar todos os dias ou perder tempo pensando no que comer. E claro, economizará muito dinheiro, pois sua lista de compras será mais assertiva e sua família diminuirá o consumo de refeições prontas em restaurantes e aplicativos.

Cardápio

Vamos lá?

  1. Faça uma lista com a quantidade de refeições que sua família consome. Exemplo: uma família com 3 pessoas que consomem 4 refeições por dia: café da manhã, almoço, lanche e jantar. Vamos considerar que a semana seja de 6 dias (considerando o domingo livre). Seriam então: 18 cafés da manhã, 18 almoços, 18 lanches e 18 jantares.
  2. Cada família tem um perfil, adapte essas dicas de acordo com a realidade da sua. Se sua família come o mesmo prato no almoço e no jantar, serão 18 pratos a menos para considerar na sua lista.
  3. Para quem não gosta de comer o mesmo prato no almoço e no jantar, aconselho a aproveitar a mesma proteína, porém feita de forma diferente. Exemplo: fez strogonoff no almoço, use uma parte do frango, desfie e faça uma torta ou uma sopa para o jantar.
  4. Faça uma lista de pratos que seja do gosto de todos. Lembre-se de considerar possíveis intolerâncias e alergias. Falta criatividade? O google é excelente para pesquisar pratos deliciosos, práticos e rápidos de preparar.
  5. Agora é hora de definir o cardápio da semana. Exemplo: segunda-feira carne, terça-feira frango, quarta-feira peixe, quinta-feira carne, sexta-feira frango, sábado massa (aqui coloquei opções genéricas. Quando você for montar o seu cardápio, seja específica: almôndegas, carne assada, frango grelhado, strogonoff, salmão etc.).
  6. Com o cardápio definido, você pode usá-lo de forma fixa, ou seja, semanalmente. Pode ficar tranquila que sua família não vai enjoar, pois o prato só vai se repetir a cada 7 dias. Caso alguém da sua família goste muito de cozinhar, você pode criar 2 ou 3 cardápios e ir alternando.
  7. Cardápio pronto, agora é necessário preparar a sua lista de compras da semana. Comprar semanalmente evita o desperdício, você economiza e terá sempre alimentos mais frescos.
  8. Defina o que sua família vai consumir fresco e o que será congelado. Arroz, feijão e legumes podem ser congelados tranquilamente. O segredo está no preparo, no congelamento, no descongelamento e no preparo antes de servir. Ao contrário do que se pensa, os nutrientes são preservados e fica uma delícia. Ninguém vai desconfiar que estava congelado.

    PRODUTOS 40EMAIS

    Logo redondo WORKSHOPS

    O 40EMAIS traz para você os melhores cursos, para você dar aquela guinada de 360º na sua vida. Não Perca!

  9. Escolha um dia da semana para preparar todos os congelados da semana.
  10. No dia a dia, crie o hábito de toda noite separar tudo o que você vai precisar no dia seguinte. Alimentos congelados devem ser colocados na geladeira um dia antes, pois não é aconselhável descongelar alimentos em temperatura ambiente ou no micro-ondas.
  11. Convide uma amiga para fazer esta tarefa com você. Tenho certeza de que uma dará força para a outra e a criatividade vai ultrapassar barreiras.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Gostou? Compartilhe com uma amiga!

Deixe suas dúvidas e dicas nos comentários. 

Quais assuntos você gostaria de ler aqui na coluna?

Abraços e até a próxima

Tatiana França

https://linktr.ee/organizeeharmonize

LEIA TAMBÉM
Fotos colunistas Tatianafranca
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x