fbpx

3 receitas para fazer com as crianças

Marina Ferreira

Por Marina Ferreira

Crianças


É muito frequente a preocupação em relação à alimentação das crianças. Tenho vivenciado por diferentes meios, pais, educadores ou cuidadores de crianças sem saber como fazer para a criança experimentar, aceitar, se abrir mais em relação aos alimentos. O problema é maior quando se trata de verduras e legumes.

O que de fato acontece é que o paladar dessas crianças não está adaptado a esses sabores e muitos também não têm o exemplo em casa. O paladar começa a ser formado durante a gestação, e continua durante a amamentação e, depois, com a introdução alimentar. Por exemplo, filhos de mães que possuem uma alimentação rica e variada na gestação, e que são amamentados, tendem a apresentar certa “familiaridade” com os sabores que a mãe se expôs durante os períodos. Na introdução alimentar, é importante não passar para a criança a percepção sobre o alimento, deixar que ela descubra se gosta ou não, permitir que ela se acostuma com aquele gosto, experimentar mais de uma vez… é aí que muitos se atrapalham, e acabam reduzindo a variedade de alimentos que a criança aceita. Não é porque a criança não gostou hoje, que em outro dia, noutro contexto ela irá rejeitar. É sobre deixar a criança aberta a experimentar novamente!

Já que o que está feito não dá para desfazer, resolvi trazer umas receitas para tentar aumentar a oferta de verduras e legumes entre os pequenos (e grandinhos também). E tratem de trazê-los para a cozinha! Esse contato com o “fazer” poderá determinar se eles irão experimentar ou não o alimento! Não subestimem a capacidade das crianças, deixem eles fazerem o máximo das etapas do preparo, isso também melhora a “vontade” de comer. Depois deixe eles se servirem e servirem alguém da família!

Então hoje eu trago para vocês três receitas saborosas para prepararem junto com os seus filhos para ajudar a aumentar o consumo de verduras e legumes.

 

Mufin de espinafre com queijo   

2 ovos

3/4 xícara de leite

1/2 xícara de óleo 

1 colher de sopa de açúcar 

2 colheres de sopa fermento químico

1 colher chá sal

1 ½ xícara de farinha de trigo

1 xícara de aveia em flocos

100 g de muçarela em cubos

1 xícara de chá de espinafre (pode variar, já usei brócolis e ficou ótimo)

Noz moscada, Páprica, Pimenta do Reino, Canela (uma pitadinha de cada vai realçar os sabores)

Como fazer:

Bater no liquidificador primeiro o espinafre e o leite, depois os ovos, o óleo, o açúcar e o sal.

Misturar as farinhas, adicionar os temperos em pó, adicionar o líquido aos poucos. Misturar bem, colocar a muçarela e então o fermento e mexer mais. Colocar em forminhas individuais (para cup cake ou empadinha, se necessário unte e enfarinhe), assar em forno médio pré-aquecido por 15 a 25 minutos (até dourar em cima). Coma quentinho ou em temperatura ambiente mesmo.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Bolo de beterraba

INGREDIENTES: 

3 beterrabas pequenas em pedaços 

2 ovos 

1 limão espremido 

1/4 xícara de óleo vegetal 

1 ½  xícara de farinha de trigo 

1 xícara de açúcar 

½ colher de sopa rasa de fermento

Como fazer:

No liquidificador, bater a beterraba, os ovos, o suco do limão, o açúcar e o óleo. Em uma tigela, peneirar a farinha e misturar o líquido. Mexer bem, colocar o fermento e mexer mais. Colocar em forma de furo no meio (untada e enfarinhada), levar ao forno pré aquecido a 180°C por 25 minutos (ou fazer o teste com o palito). Se desejar prepare uma calda de chocolate e regue o bolo (com açúcar + Leite+ chocolate – leve ao fogo). O bolo irá ficar bem rosa, lindo!

 

Patê de atum com cenoura ou abobrinha ralada (essa é muuuito fácil)

1 lata de atum escorrido

4 colheres de sopa de cenoura ralada (ou abobrinha)

4 colheres de sopa de requeijão (ou 3 de maionese)

1 colher de sopa de cebola bem picadinha (miudinha)

1 colher de sopa de salsinha picadinha

1 colher de sopa de azeite

1 colher de café de sal

 

Como fazer: Misturar bem todos os ingredientes e servir com torradinha, pães… como quiser!

LEIA TAMBÉM
Fotos colunistas marina ferreira 1
Últimos posts por Marina Ferreira (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x