3 sinais de que seus pés precisam de um podólogo 

Ivan Francisco Antonio

Por Ivan Francisco Antonio

pés


Você sabe os sinais que seus pés apresentam e indicam que as coisas não estão muito bem? Nem sempre estamos atentos a essa parte do corpo, até porque nem sempre estão à mostra. Mas saiba que quando os pés sinalizam certas mudanças, é hora de marcar uma consulta com o podólogo. Mais do que inevitável, esse cuidado é inevitável e, por assim dizer, FUNDAMENTAL.

Esses alertas que os pés nos dão às vezes são sutis e em outros momentos, são extremamente claros.

Vou citar os 3 sinais que considero os mais importantes:

1 – Ressecamento 

Muitos podem dizer “nossa, que exagero, só está um pouco seco e nada mais”. Porém, estamos falando de sinais, não é? Com o ressecamento em um nível mais comum, sentimos apenas um desconforto médio: a pele perde quase que totalmente a capacidade elástica e com isso ela se parte, provocando as famosas rachaduras que podem causar muita dor ao caminhar.

Em um quadro mais grave, esse pequeno ressecamento, que evoluiu para rachaduras dolorosas, pode se agravar a um nível mais profundo, cortando a pele e abrindo uma fissura, ou seja, uma porta de entrada para bactérias. Esses casos podem evoluir até para uma   erisipela, que é um processo infeccioso da pele e que pode atingir a gordura do tecido celular. É causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos e que pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas com ênfase nos diabéticos, obesos e portadores de deficiência da circulação nas veias dos membros inferiores.

Portanto, procure um profissional capacitado (podólogo) para remover a calosidade e fazer uma hidratação profunda.

2 – Unhas amareladas

Essa condição indica que você necessita de um podólogo e, muitas vezes, esse profissional precisa trabalhar paralelamente com um médico, pois esse esse quadro é um sinal de alerta para muitas patologias. 

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Unhas saudáveis geralmente têm um aspecto branco transparente, com a base rosada. Já as unhas amareladas também podem surgir por infecção por fungos, que são muito comuns e causam a onicomicose. Também podem ser consequência de algumas doenças, como diabetes, psoríase ou artrite reumatóide, doenças do fígado, como cirrose ou hepatite, ou problemas pulmonares, como bronquite ou doença pulmonar obstrutiva crônica. 

Portanto, se você está com unhas amareladas vá a um podólogo, ele saberá conduzir seu caso  indicando o melhor caminho.

3 – Prevenção 

E por último, na verdade não é um sinal e, sim , o que acontece antes de qualquer problema que é a PREVENÇÃO.

Fundamental na podologia ou em qualquer área relacionada à saúde. Fazendo uma analogia com a construção civil, os pés são como o alicerce de qualquer edifício: se não estiver bem estruturado, o mesmo poderá ruir. É o que nos leva para todos os lugares, nos permite pular, correr, caminhar, pedalar, enfim nos dá a condição de IR E VIR. E dessa forma, entendo que nossos pés merecem cuidados especiais todos os dias.

Você não acha? Preste atenção nos seus pés e não descuide da base dessa estrutura única e preciosa que é o seu corpo!

LEIA TAMBÉM
Fotos colunistas ivan frascisco
Últimos posts por Ivan Francisco Antônio (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x