Um dos principais pilares para o sucesso de um negócio é a venda. E vender não é algo automático; é um processo que precisa estar alinhado com seus valores, objetivos e, sobretudo, seu posicionamento. Para este processo funcionar, é necessário um planejamento em etapas, estratégias, metas e prazos, associado a uma comunicação assertiva. persuasão
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A verdade é que a maioria dos empreendedores tem medo do “não”. Medo de não conseguirem clientes, de não saberem vender, de receberem portas fechadas, de seu produto não ser o melhor, de não serem bons o suficiente…
Vender a sua ideia, produtos ou serviços, conquistar clientes ou mesmo fazer alguém mudar de opinião não depende somente de uma boa lábia. Influenciar pessoas, conectar seu público e alcançar seus objetivos é um jogo de confiança, resultado de uma estratégia de comunicação com argumentos lógicos e cheios de simbolismos.
Todos nós, empreendedores, enfrentamos a todo momento desafios de como lançar novos produtos/serviços, aumentar as vendas e converter leads em clientes. Ter ou não sucesso depende de quais técnicas e estratégias serão usadas. O seu poder de persuasão é testado o tempo todo.
Para se tornar relevante nos negócios e bem-sucedido também na vida, é preciso saber se conectar com as pessoas, os clientes, colaboradores, fornecedores e todos aqueles que de alguma forma estão envolvidos na sua empresa. E, para aumentar as chances de bons resultados, algumas ações podem ser implementadas a fim de elevar o seu poder de influência e, consequentemente, a sua conversão em vendas.
- – Conheça bem o seu público: Você precisa entender para quem você está vendendo para que a sua comunicação seja a mais assertiva possível. Além disso, é fundamental que você saiba quais as dores, dificuldades e dúvidas que seu cliente apresenta para que você saiba oferecer a melhor solução.
- – Escute: É o básico para gerar conexão. Mas é preciso que seja genuíno, que o interesse pela necessidade do outro seja de verdade. Se estiver em contato próximo, observe inclusive os sinais não verbais, como postura, expressões faciais e reações físicas; pode ser que você consiga perceber que é hora de mudar a forma de se comunicar ou a de apresentar o seu produto ou serviço.
- – Seja objetivo: Explicar detalhadamente, mas com objetividade e clareza, seus produtos, seu diferencial, seu ponto de vista, desejos e objetivos aumenta a chance de sucesso.
- – Considere a visão do outro: quando o objetivo é influenciar alguém, tendemos a focar apenas na defesa dos nossos argumentos e não prestamos atenção no outro. Saber lidar com a diversidade de personalidades e convicções é um desafio na hora de vender a sua ideia. Focar na pessoa gera conexão e credibilidade.
- – Apresente a solução: o seu cliente não compra o seu produto ou serviço em si; ele compra a solução que o seu produto/serviço oferece. Por isso, não foque apenas nas características do que você está oferecendo, mas sim na solução que ele proporciona ao cliente.
- – Escolha o meio certo: digital ou presencial, é difícil apontar a melhor estratégia de persuasão, mas a escolha deve considerar o conteúdo da mensagem e seu objetivo. Em um momento em que os encontros têm sido, em sua maioria, on-line, é importante criar um contexto e uma comunicação que seja a mais clara possível e permita uma argumentação sem muitos ruídos.
Às vezes, uma simples mudança de tom ou erro de contexto podem levar boas estratégias a fracassarem na conquista de um aliado ou cliente. Portanto, estejam atentos às suas escolhas, estratégias e comunicação. Como dizem, saber vender é a alma do negócio!
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