Em tempos de crise, vemos ainda mais o número de empreendedores crescerem, por oportunidades ou, principalmente, por necessidade. E o crescimento deste último traz a preocupação com um início comumente sem planejamento, conhecimento e amadurecimento da ideia, levando, muitas vezes, ao fechamento do negócio antes mesmo dos seus 3 anos de vida.
Porque não é fácil começar. Ter uma boa ideia é apenas um primeiro passo. Empreender exige tomar decisões e fazer escolhas o tempo todo. Exige persistência, autoconhecimento, resiliência, muita dedicação, foco, criatividade e vontade de aprender. É preciso adquirir habilidades que você ainda não possui e desenvolver as que você já tem. Trabalhar seus diferenciais será importante para atrair o seu público e potenciais clientes.
Para ser um empreendedor de sucesso e prosperar com o seu negócio, é necessário estudar muito, sobre muita coisa e o tempo todo. É essencial entender sobre o produto ou serviço que você quer oferecer, sobre o público que você quer atingir, sobre estratégias, precificação, marketing, comunicação, gestão financeira, de pessoas, tendências de mercado, concorrência, comportamento do consumidor, inovação, controle de estoque, parte burocrática, network, redes sociais e tantas outras coisas diferentes que você irá se deparar.
Mesmo quando o negócio já está estabelecido, o empreendedor precisa manter parte do seu tempo dedicado a estudar e se atualizar para saber escolher os melhores caminhos, adotar as melhores ações e as estratégias mais assertivas.
Mas como fazer isso? Mantendo-se informado sobre a economia do seu país e da sua região; construindo um bom network, sobretudo da sua área de atuação, para compartilhar ideias e discutir as principais mudanças; mantendo-se atento ao cenário interno da sua empresa; realizando continuamente cursos, workshops, assistindo palestras e eventos específicos ao seu negócio e ao desenvolvimento de suas competências.
Mudanças estão sempre ocorrendo e acompanhar as tendências de mercado, novas ferramentas tecnológicas, novos fornecedores, mudanças de comportamento do consumidor, novas formas de vender ou de fazer marketing trazem maior segurança à gestão do negócio, respostas mais rápidas aos novos desafios do mercado e a possibilidade de estar sempre à frente da concorrência.
Além de toda parte técnica que já falamos, busque também por cursos de criatividade, mídias sociais e branding. E esteja sempre atento à mensagem que você quer passar aos seus clientes, alinhada com seus valores.
Para finalizar, não deixe de estudar todas as leis envolvidas no funcionamento de um negócio, de acordo com sua área de atuação, e na sua relação com o consumidor, além de acompanhar as possíveis mudanças nas normas. É uma parte do negócio que normalmente delegamos sem entender as normativas e seus desdobramentos.
Manter o seu desenvolvimento pessoal e profissional e o da sua empresa trazem grandes vantagens competitivas ao seu negócio, menores chances de surpresas negativas e a segurança de estar trilhando o melhor caminho para o sucesso da sua marca.
Invista-se!!
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|