fbpx

A consciência existe quando vivemos o presente

Fotos colunistas elis borsoi 1

Por Elis Borsoi

 

vivemos o presenteQuando ficamos mais conscientes do que se passa na nossa mente, estamos vivendo o momento presente. Quando vivemos o presente também sentimos nossa respiração e nosso coração bater, saboreamos a comida, as frutas e os sucos com toda sua plenitude de sabores, observamos nossos pensamentos sem julgamento. 

O autoconhecimento vem com objetivo de aumentar nossa presença interna, pois o segredo é buscar dentro de nós e não fora.  Quando colocamos no outro a responsabilidade da nossa infelicidade não vivemos o presente, pois focamos no outro e não em nós mesmos. Acredito que não existe fora, pois o que acontece na nossa vida pode ser reaproveitado, ou seja, reutilizado com novas interpretações para que tenhamos uma nova realidade. 

O mesmo acontece quando, por exemplo, falamos que vamos jogar uma embalagem de leite longa vida fora. Neste caso não existe fora, pois este material pode ser reciclado/reutilizado e ressignificado. Pode ser transformado em bolsas, carteiras, em material isolante térmico para telhados. Aprendemos com Lavoisier na escola: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Podemos trazer da natureza esta frase para praticá-la na nossa vida cotidiana, tanto no aspecto ambiental como comportamental.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Papo de Vendedor

Anthony Robbins, especialista em Programação Neurolinguística (PNL), escreveu em seu livro Poder sem Limites: “Como você se sente não é o resultado do que está acontecendo em sua vida – é a sua interpretação do que está acontecendo”.

O médico e constelador familiar Fernando Freitas criou a fórmula da realidade: Realidade = Fato x Interpretação

O fato é uma constante nesta fórmula. Conforme a interpretação, no presente, que damos aos fatos que aconteceram no passado, cria-se uma nova realidade. Então, o presente é o melhor momento que temos para interpretarmos esses fatos com consciência para termos novas interpretações que nos tragam soluções para nossos problemas invisíveis e conflitos internos.

Durante uma constelação familiar é possível olhar, no presente, para esses conflitos internos/problemas invisíveis e conhecer as novas interpretações dos fatos que aconteceram no passado. No momento desta terapia sistêmica, o tempo é relativo, pois temos passado, presente e futuro caminhando juntos e completando um mesmo quebra cabeça, que muitas vezes, parecia ser incompletável. 

O passado já aconteceu e o futuro ainda não chegou, logo, viver o momento presente é a forma mais consciente de olharmos para dentro de nós de maneira mais saudável, pois é no presente que tudo acontece.

Convido você, a partir de agora, a vivenciar o seu momento presente com mais consciência.

Até a próxima semana!

LEIA TAMBÉM

Elis Borsoi
5 1 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x