A Ilha do Mel

Selma Cabral

Por Selma Cabral

ilha do mel
Renato Soares/MTur

Hoje vamos falar e conhecer um lugar lindo. Quem nunca quis ter uma ilha para chamar de sua?

Mas já que não é muito simples ter uma, vamos aproveitar e conhecer uma lindíssima que nem é tão longe assim.

A Ilha do Mel é o destino mais lindo do Litoral do Paraná. Suas praias são preservadas e não há ruas nem veículos circulando, apenas trilhas de areia. Sem dúvida, um ótimo lugar para relaxar, longe do trânsito e barulho das grandes cidades.

Quase toda a ilha é preservada, em torno de 90%. Principalmente a porção norte, que é bem maior e toda com mata virgem. Mesmo nas vilas há bastante preservação, com as construções rodeadas de vegetação.

  • Quanto custa para entrar na Ilha do Mel? Não é cobrado qualquer tipo de taxa para entrar na ilha, apenas os bilhetes dos barcos.
  • Como faço para ir a Ilha do Mel? Somente de barco a partir de Pontal do Paraná ou Paranaguá (detalhes abaixo).
  • Qual a extensão da Ilha do Mel? A ilha tem um formato bem irregular e tem 11 km de um extremo ao outro.
  • O que ver e fazer na Ilha do Mel? Praias, montanhas, trilhas, belas paisagens, e construções históricas. Mais detalhes nesse post.
  • É possível conhecer a ilha do mel em 1 dia, num bate e volta? Sim! É corrido, mas é possível. Dá para conhecer as principais atrações (farol, fortaleza e gruta) num mesmo dia.
ilha do mel
Renato Soares/MTur

Como chegar na Ilha do Mel Paraná

Por ser um destino preservado, dá um pouco de trabalho para chegar à ilha.
Existem três formas principais de chegar aos pontos de embarque: De carro, de trem e de ônibus.

Há dois pontos de acesso, que são por Paranaguá ou por Pontal do Sul.
Já na ilha, há duas vilas com estrutura para receber os visitantes: Encantadas e Nova Brasília.

Existem duas opções embarque para Ilha do Mel: Paranaguá e Pontal do Sul. Se é melhor embarcar em Paranaguá ou Pontal do Sul depende do roteiro e conveniência de cada um.

Travessia Ilha do Mel – Embarcando em Paranaguá

O trecho por Paranaguá é mais bonito, porém, mais distante. Mas oferece mais opções de ônibus para quem vem de Curitiba.
Esta opção dá a oportunidade de conhecer as atrações de Paranaguá. A travessia para a Ilha do Mel leva 1:45 horas e só há três saídas diárias, às 9:30h, 13h e 16:30h.

Travessia Ilha do Mel – Embarcando em Pontal do Sul

Pontal do Sul fica no extremo norte do município de Pontal do Paraná. Tem mais horários de barco de linha, porém menos opção de ônibus e é mais distante para quem vem de Curitiba. A vantagem é que o trajeto de barco até a ilha leva apenas 30 minutos.

Há barcos das 8h às 18h, que partem de hora em hora diariamente, e a cada de 30 minutos, nos finais de semana e alta temporada.

Atenção: Se pretende passar a noite na ilha você deve ter uma pousada reservada. Ao contrário terá que retornar no mesmo dia.

  • Ao chegar no terminal de embarque, você deve ter definido o seu destino na ilha (Encantadas ou Nova Brasília), já que as embarcações, não são as mesmas (as linhas são separadas).

Retornando da Ilha do Mel

Para Pontal do Sul os horários são os mesmos, de hora em hora e a cada meia hora, nos finais de semana.

Para Paranaguá, os barcos partem de Encantadas às 7:30h, 13h e 16:30 h diariamente e passam por Nova Brasília 30 minutos depois.

Nos finais de semana não há saída as 7:30 h, que acontece as 10h, os outros horários continuam iguais.

No site da Abaline você pode ver os horários dos barcos e preços sempre atualizados.

ilha do mel
Renato Soares – MTUR

Como chegar a Paranaguá e Pontal do Sul

De avião: O aeroporto mais próximo é o de Curitiba, localizado a 94 km de Paranaguá e a 112 km de Pontal do Sul, lugares de embarque para Ilha do Mel.

De carro: Esta foi a forma que chegamos até Pontal do Sul, vindos de Joinville de onde seguimos, passamos pela balsa de Guaratuba, seguimos pelo litoral do Paraná, via Matinhos até chegar ao Pontal do Sul.

Para quem vem de Curitiba, são 90 km até Paranaguá (por estrada toda duplicada) e 120 km até Pontal do Sul (80 km duplicado e 40 km simples com muitos quebra-molas).

Se você chegou de avião em Curitiba, considere alugar um carro. Assim poderá conhecer vários destinos da região, como Morretes e Antonina, entre outros…

Onde estacionar: Durante sua estadia na Ilha do Mel, você terá que deixar seu carro em algum lugar. Próximo ao terminal de embarque de Pontal do Sul, há vários estacionamentos fechados e cobertos com diárias que custam a partir de R$ 20,00. Procure deixar em um bem próximo da área de embarque.

De trem: Esta é uma boa opção para quem está conhecendo vários destinos da região, com tempo disponível. O trem faz o trajeto de Curitiba a Morretes, considerado o passeio de trem mais bonito do Brasil.

Escolhendo esta opção, você terá que pegar um ônibus de Morretes até Paranaguá ou Pontal do Sul. Além do passeio de trem é uma ótima oportunidade de conhecer Morretes.

De ônibus: A empresa que faz as linhas ligando Curitiba a Paranaguá e Pontal do Sul é a Viação Graciosa, em horários variados.

Como circular na Ilha do Mel

Como a maior parte da ilha é uma reserva ecológica, não há estradas, somente trilhas de areia entre as atrações e praias da ilha. Apenas o acesso ao farol é pavimentado.

O acesso entre as duas vilas da ilha (Nova Brasília e Encantadas) pode ser feito de barco. Há saídas de hora em hora (R$15) e o trecho é de 15 min.

A segunda opção é a trilha de 5 km que pode ser percorrida a pé ou de bicicleta. Há bicicletas para alugar nas duas vilas.

Onde ficar na Ilha do Mel: Pousadas

A Ilha do Mel conta com duas vilas, repletas de pousadas: Nova Brasília fica mais ao centro da ilha, mais próxima do Farol e da Fortaleza; já encantadas fica bem próximas da Gruta das Encantadas.

Há também algumas pousadas mais afastadas, situadas próximo a algumas das praias, como na Praia Grande e Praia de Fora.

O que fazer na Ilha do Mel PR:

A Ilha do Mel é um destino de ecoturismo, onde as atrações, são suas praias, as trilhas e algumas construções históricas. Estivemos por duas vezes na ilha, confira as informações das principais atrações da ilha.

ilha do mel
Renato Soares – MTUR

Gruta das Encantadas: se localiza no sul da ilha e é o patrimônio natural mais importante da Ilha do Mel. Encravada entre rochas negras, tem cerca de 10 metros de extensão. Pode ser acessada somente durante a maré baixa, que acontece geralmente entre 8h e 13h.

Tem acesso fácil a partir do povoado de Encantadas, através de uma trilha de apenas 600 metros. Nos últimos 100 metros há uma passarela sobre as pedras que facilita o acesso.

ilha do mel
Renato Soares – MTUR

Farol de Conchas: data de 1872 e é visível de vários lugares para quem chega por Nova Brasília. Não é possível entrar no farol, mas como está situado no topo do morro, em uma península da Ilha do Mel, oferece as melhores vistas da ilha.

Fica próximo da vila, a 1,5 km da área de embarque entre a praia do Farol e a Praia de Fora. A caminhada em sua maioria é por uma área plana, mas tem uma subida e uma escadaria de 150 degraus no final que leva até os pés Farol.

ilha do mel
Renato Soares – MTUR

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres: A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá foi construída em 1769 e localiza-se na praia da Fortaleza. Para chegar até ela é preciso caminhar quase 4 km pela praia ou pela trilha dentro da mata a partir da Vila Nova Brasília.

Praias da Ilha do Mel

As praias da ilha oferecem opções distintas. No chamado mar de Dentro (lado voltado ao continente) as águas são calmas e protegidas. Já no mar de Fora, as praias são de mar aberto, com ondas.

As praias possuem um aspecto ecológico preservado, principalmente ao norte da ilha, onde é desabitado. Na Ilha do Mel estão boa parte das praias mais lindas do Paraná.

Conheça as principais praias da Ilha do Mel:

ilha do mel
Renato Soares – MTUR

Praia de Encantadas: Fica no Mar de Dentro, tem 1 km de extensão e mar bem calmo. É uma ótima opção para aproveitar com crianças, para nadar e para relaxar, estando próximo à uma pousada.
Na parte central da praia fica o trapiche, ponto de chegada e partida dos barcos.

ilha do mel
Renato Soares – MTUR

Praia da Gruta: Com apenas 70 m de extensão, a Praia da Gruta fica entre a Gruta de Encantadas e o morro que a separa da praia da Boia. Possui ondas fortes onde é preciso ter um certo cuidado para tomar banho de mar.

ilha do mel
Renato Soares – MTUR

Praia da Boia: Com 1,2 km de extensão, a Praia da Boia é a que possui a mais larga faixa de areia na Ilha do Mel. Também possui uma larga faixa plana com vegetação entre a praia e a montanha.
Do alto dos dois morros em suas extremidades, se tem belas vistas da praia. O acesso de 600 m é pela trilha que parte de Encantadas.

Praia do Miguel: Com 750 m, a praia do Miguel é isolada e deserta, situada entre Encantadas e Nova Brasília. É toda cercada de morros, mata e vegetação, com larga faixa de areia e ondas de médio porte.

O acesso é pela trilha que liga as duas vilas, passando por outras praias, a 1,8 km de Encantadas e 2,3 km de Nova Brasília.

Praia Grande: Com 1,2 km, a Praia Grande oferece ao mesmo tempo um ambiente preservado, com a comodidade de pousadas próximas e até um resort. As áreas habitadas ficam nas duas extremidades da praia.

É uma praia de mar aberto com boas ondas e uma larga faixa de areia. Fica a 1,4 km do trapiche de Nova Brasília.

A Praia de Fora: tem 420 m de extensão e fica entre duas altas montanhas, na sua esquerda fica o Farol das Conchas e à direita a Praia Grande.

Possui larga faixa de areia e ondas de médio porte, com estrutura de pousadas próximas. O caminho que leva à praia é o mesmo que leva ao farol, distante, 1,4 km de Nova Brasília.

Praia do Farol: Com 1,2 km, a Praia do Farol fica entre o farol de Conchas e o istmo da vila Nova Brasília. Possui uma faixa de areia bem larga e ondas moderadas, indicada para banho de mar.

O caminho que leva à praia do Forte é o mesmo que leva ao farol, distante, 1,5 km de Nova Brasília.

Praia do Istmo e de Brasília: A Praia do Istmo (no Mar de Fora) e Brasília (no Mar de Dentro) são praticamente a mesmo, unidas por uma estreita faixa de areia que separa os dois lados.
Fica a 300 m do trapiche de embarque de Nova Brasília.

Praia da Fortaleza: A Praia da Fortaleza tem 3 km de extensão e vai da Praia do Istmo até a Fortaleza de Nossa senhora dos Prazeres. É uma praia reta, com ondas de médio porte e boa faixa de areia.
É praticamente toda deserta, com apenas algumas pousadas nas duas extremidades.

ilha do mel
Renato Soares – MTUR

Trilhas na Ilha do Mel: Existem 4 trilhas básicas na Ilha do Mel que levam em todos os pontos turísticos da Ilha. Há trechos à beira-mar, pela mata e morros.

  • Trilha 1 – Leva da Vila encantadas à Gruta das Encantadas, Praia da Gruta e a Praia da Boia. São apenas 650 m de extensão (1,3 km ida e volta).
  • Trilha 2 – Da vila Nova Brasília até o Farol de Conchas. São 1,7 km do trapiche até o farol (3,4 km ida e volta).
  • Trilha 3 – Da Vila Nova Brasília, passando pelo Istmo até a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres. São 3,7 km (7,4 km ida e volta).
  • Trilha 4 – Da Vila Nova Brasília até a Gruta Encantadas. São 5km (10 km ida e volta), porém dá para voltar de barco de uma vila até a outra.
  • Passeio de barco na Ilha do Mel
  • A partir da Vila de Encantadas há um passeio de barco que contorna toda a Ilha do Mel. O passeio tem duração total de 3h30 e oferece paradas na fortaleza (1h) e na Baía dos Golfinhos (30 min).
  • É uma ótima opção para ver as atrações como o farol e a gruta por outros ângulos. As reservas podem ser feitas na barraca que fica ao lado do trapiche de Encantadas.

Espero que gostem e quando sair de férias aproveitem para conhecer porque vale muito a pensa.

Uma ótima semana 😊

Selma Cabral

Fonte: https://www.viagensecaminhos.com

Selma Cabral
Últimos posts por Selma Cabral (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x