A Mancha das Amoras

Inês Bari

Por Inês Bari

amoras


As árvores não ficavam por perto. Tínhamos que cruzar ruas difíceis de paralelepípedo e asfalto malfeito. Cruzando um terreno alto para chegar na terra batida, seguindo por ruas tortas e meio escondidas. Era lá que as amoreiras ficavam, carregadas de frutas maduras. 

Algumas delas, dentro das chácaras, debruçavam seus galhos sobre os muros, provocando ainda mais a nossa gula. Era temor e aventura subir nos troncos e nos ombros um do outro, para encher as mãos, os bonés e os saquinhos de papel com as amoras escuras… Depois, tingíamos a boca com o vermelho da fruta, borrando a língua, as gengivas e os lábios com a impressionista pintura! 

Minha mãe não deixava que eu fosse com a turma. O primo mais velho já tinha quinze anos. Mas eu insistia… Quem sabe um dia, ela dizia! Esse dia eu acabei escolhendo, escapando sem consentimento, numa manhã ensolarada e fria… 

Levantei junto com eles, disposta à travessura. Lembro do pijama de flanela, que deixei por dentro da calça azul, era clarinho e o tênis branco, de lacinho. 

Saímos de fininho antes que todos acordassem e seguimos em disparada pela estrada. As árvores abarrotadas foram sendo rapidamente aparadas, enquanto nossas mãos e bocas cada vez mais arroxeadas. Às dez da manhã, decidimos voltar. Parei na última esquina e na torneira da vizinha lavei as mãos, a boca e todas as manchinhas para ninguém descobrir. Eu iria contar mais tarde… Sem muito alarde.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Mas ao chegar em casa, o olhar de mãe, sempre tão doce, rapidamente azedou. Quer dizer que a senhora foi colher amoras? A mancha escura no bolso da calça vermelhamente denunciava… 

Retirei as poucas amoras esquecidas e esmigalhadas no bolso da frente e disfarcei com ar contente… Estragou a surpresa, justo agora! Mãe… eu fui buscar pra senhora!      

LEIA TAMBÉM
Inês Bari
Últimos posts por Inês Bari (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x