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Alimentação Saudável para Mulher: de Outubro para sempre…

Marina Ferreira

Por Marina Ferreira

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No mês dedicado à saúde da mulher, mais especificamente na prevenção ao câncer de mama trago algumas dicas para contribuir com uma alimentação mais saudável, que ajuda a prevenir diversas doenças e o câncer de mama.

Que fique registrado que não há um alimento específico que aumente o risco da doença (câncer de mama)! Nem um padrão de dieta que foi de forma contundente associado à prevenção. Mas sabe-se que manter uma dieta saudável, atividade física regular, amamentar, realizar a reposição hormonal (para quem precisa e com acompanhamento) e, o mais importante, realizar os exames preventivos são aliados da mulher!

Uma dieta baseada em alimentos naturais, ou seja: frutas frescas, hortaliças, cereais, leguminosas, oleaginosas, carnes, leite e derivados, se possível livre de agrotóxicos. Observe sua alimentação ao longo de uns 3 dias, e registre todos os alimentos consumidos, para fazer uma autoanálise. Observe se os alimentos mais naturais são maioria no seu registro! Alerta se eles forem minoria.

O equilíbrio e variedade são muito importantes, não se deve deixar de consumir um grupo alimentar. Algumas pessoas vêem os carboidratos como vilões, porém são nutrientes importantes. Escolha alimentos como tubérculos, raízes, cereais e frutas como fontes de carboidratos, ao invés de alimentos a base de farinhas refinadas.

Ter uma alimentação rica em fibra alimentar ajuda no bom funcionamento do intestino, que contribui para um organismo mais saudável e protege de diferentes doenças, e até do câncer de mama. Encontramos esses nutrientes nas frutas e hortaliças, nos cereais integrais e nas leguminosas!

Mantenha a ingestão de água lá em cima. Outras bebidas também contribuem, e alguns alimentos como frutas e legumes contém água. A quantidade de água mínima que uma pessoa deve ingerir por dia são 35 mL/ kg, ou seja, é só multiplicar o seu peso por 35, e  você irá descobrir quantos mililitros de água precisa tomar!

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A vitamina D e o cálcio são importantes aliados da saúde. Alimentos como leite e derivados são fontes dos dois nutrientes. Mas encontramos em peixes como sardinha, arenque, salmão e outros.  Os peixes são ricos em gorduras boas também!

Castanhas e oleaginosas contém Selênio, fitoquímicos e algumas gorduras saudáveis! Não deixe de consumir algumas por dia. Ajudam a prevenir o envelhecimento precoce pois são antioxidantes!!!

Reduzir o consumo de embutidos, alimentos com muitos aditivos (conservantes, estabilizantes, corantes, aromatizantes), açúcar e gordura em excesso e álcool, irá contribuir para uma alimentação mais adequada.

Essa atitude positiva em relação à alimentação deve estar associada à outros hábitos que levam a uma qualidade de vida melhor! Saúde!

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Selma
1 mês atrás

Marina Parabéns pelo excelente texto com dicas preciosas de alimentação. Falou bem de outubro pra sempre. Se alimentar bem contribui para evitar muitas doenças e melhorar a qualidade de vida.

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