As mudanças no mercado de trabalho

mercado de trabalhoQue o mercado de trabalho mudou todos nós já sabemos ou deveríamos saber, e são mudanças que vem acontecendo há algum tempo, mas que ficou mais evidente na pandemia com a explosão do mercado online, o desemprego em alta.

Mas se pararmos para analisar muitas funções já deixaram de existir faz tempo e muitas outras serão daqui um tempo uma vaga lembrança.

Não temos o hábito de acompanhar a evolução do mercado, não só na questão do emprego, mas no geral, e isso acaba prejudicando a nossa percepção em relação as mudanças que acontecem e até no nosso dia a dia, as vezes são sutis, mas faz diferença.

Muitas pessoas podem achar que o avanço da tecnologia acaba ou vai acabar com muitos empregos, mas não, o que vai mudar um pouco é a forma de trabalhar, e cria muitos outros tipos de trabalho.

Se analisarmos quais foram mais afetadas, as ocupações de baixa escolaridade tiveram forte redução no emprego de pessoas com até 3 anos de estudo e em segundo lugar com escolaridade entre 4 e 7 anos. Mas o emprego com pessoas com 15 anos ou mais de estudo teve maior crescimento. Isso quer dizer que temos que nos capacitar sempre.

PRODUTOS 40EMAIS

Logo redondo WORKSHOPS

O 40EMAIS traz para você os melhores cursos, para você dar aquela guinada de 360º na sua vida. Não Perca!

E o que devemos fazer para acompanhar todas essas mudanças?

  • Sair da nossa zona de conforto, não dá mais para ficar só olhando a vida passar, e achar que do jeito que estamos está bom, temos que querer mais;
  • Desenvolver a capacidade e motivação para aprender, temos que procurar estudar, ficar antenados com as mudanças, saber tudo que está acontecendo de novo, qualquer novidade temos que ir lá e aprender;
  • Acompanhar o mercado, as mudanças;
  • Investir em formação acadêmica, cursos técnicos, outros idiomas, pois o mundo é globalizado e temos que ser cidadãos do mundo;
  • Aprimorar competências comportamentais, temos que ter mais atitude, ser proativo, ter flexibilidade, não dá para ficar vendo a banda passar e fazer de conta que não temos nada a ver com isso;
  • Aprender a dominar várias funções e não ficar só com a sua habilidade e achar que é suficiente. Entender que nada é suficiente, temos que ir além sempre;
  • Fazer networking é fundamental.

Nunca ouvimos tantas palavras novas como Teletrabalho, trabalho remoto, híbrido, Inteligência Artificial, são modelos que vieram para ficar, porque no geral ganham as empresas e os trabalhadores como redução de despesas e qualidade de vida, mas exige adaptação dos profissionais que vão ter que aprender usar a tecnologia para desenvolver suas funções, e cada vez mais ter capacidade de organização, planejamento, resiliência, comunicação, enfim, tudo aquilo que já falamos aqui diversas vezes. Não é porque estamos no mundo digital que vamos viver isolados né minha gente!!

Temos que entender que humanos sempre serão necessários. Algumas coisas vão mudar e talvez não dê para seguir a profissão dos nossos pais, mas temos tantas novas opções, que vamos até demorar para saber qual a que gostamos mais e a melhor para nós, e a maravilha é que não precisamos ficar sempre fazendo a mesma coisa, podemos fazer várias, nos reinventarmos sempre e vai ser bem divertido.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Mas onde quero chegar com tudo isso? Todas essas mudanças vão nos levar a outras alternativas, e a melhor de todas é criar nosso próprio trabalho, empreender, ninguém mais vai sonhar em ser caixa de supermercado, ou trabalhar no banco e sim criar uma empresa que oferece serviços para os bancos, supermercados, e tantas outras opções, que vão demandar outras funções, outros espaços, e isso vai gerar empregos também, porque independente do tipo, sempre vai precisar de alguém para despachar, entregar, fazer o serviço chegar aos seu destino, e isso vai exigir cada vez mais capacitação de pessoas, inovações, mudar a forma de fazer a mesma coisa gastando menos, ou em um menor tempo. E com o tempo vamos nos perguntar: Porque não fazíamos assim antes. Toda inovação assusta no início, mas depois vamos pensar que sempre fizemos dessa maneira e nem lembrar como era feito antes.

Nunca devemos nos fechar para o progresso, as inovações tecnológicas, as mudanças e sim temos que nos adaptarmos, aprender, estar disposto a entender e tirar o melhor de tudo isso, e nunca nos contentarmos em ficar aquém do melhor que podemos ser.

Espero que gostem e se tiverem dúvidas podem me perguntar que vou adorar contribuir.

Grande abraço e até a próxima semana 😊

Selma Cabral

LEIA TAMBÉM
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x