Autorresponsabilidade 

autorresponsabilidadeTalvez você tenha ouvido falar bastante sobre autorresponsabilidade nos últimos tempos. Esse termo define a competência das pessoas em assumirem a responsabilidade por tudo o que acontece em suas vidas, dentre erros e acertos, vitórias e fracassos.

É muito comum vermos, de forma até inconsciente, pessoas transferindo responsabilidades suas para outras pessoas, porque é mais fácil culpar terceiros ou situações pelas frustrações que sentimos.

Mas, você já parou para pensar que transferir responsabilidades significa tirar de você o poder de mudança? Se você não assume seus erros, você não consegue mudar aquilo que não está indo bem, seja no campo pessoal ou profissional. Somente quando assumimos nossos erros saímos do papel de vítima.

E aí está uma das chaves para o nosso crescimento e aprimoramento. Quando nos apropriamos de nossas escolhas, nos permitimos enfrentar os desafios do dia a dia, desenvolvendo muitas das nossas habilidades, como resiliência, poder de resposta, inteligência emocional, criatividade, proatividade e tantas outras.

A autorresponsabilidade é uma competência que pode ser desenvolvida. Pode ser desafiador no início, mas o resultado vale muito a pena. É uma habilidade que está relacionada ao autoconhecimento, que nos ajuda a aceitar não só quem somos, mas que somos nós mesmos os principais problemas e soluções em nossas vidas.

PRODUTOS 40EMAIS

Logo redondo CURSOS

O 40EMAIS traz para você os melhores cursos, para você dar aquela guinada de 360º na sua vida. Não Perca!

Ter essa clareza nos traz uma reflexão diária sobre tudo o que acontece de bom e ruim em nossos dias, ampliando nossa visão sobre nossa vida. Ou seja, nos devolve o protagonismo de nossas histórias, onde nossos resultados dependem de nossas ações. Conquistar o que desejamos depende de nós mesmos!

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Embora as pessoas não percebam, o impacto no trabalho dessa não autorresponsabilidade é muito grande, impedindo o crescimento dentro da sua empresa ou mesmo do seu negócio. Porque, para resolver um problema, é necessário primeiro que você admita que ele existe. Só assim, você poderá analisar o que aconteceu e desenhar um plano de ação para solucionar. Porque errar faz parte do processo e nos ensina muito.

Para ajudar nessa autoanálise de ter ou não essa habilidade, trouxe algumas características presentes nas pessoas com autorresponsabilidade:

  • Otimismo;
  • Produtividade;
  • Foco na solução e não no problema;
  • Busca por aprender com seus erros;
  • Comprometimento;
  • Humildade;
  • Frente a desafios, não procura culpados.

Desenvolver essa habilidade requer reflexão e policiamento constantes sobre nossos atos, escolhas e forma de pensar. Por isso, está tão relacionada ao autoconhecimento.

Se você quer crescer o seu negócio, comece por assumir os riscos, as decisões, os erros e acertos. Lembre-se: você está exatamente no lugar que suas escolhas te levaram.

 

LEIA TAMBÉM

Fotos colunistas erika klann
Últimos posts por Érika Klann (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x