fbpx

Baía Formosa

Selma Cabral

Por Selma Cabral

Vilarejo de pescadores a cidade mais pesquisada dos sites de viagens!

Baía Formosa
Otávio Nogueira – Flickr

Essa semana vamos conhecer um lugar especial. Fica num dos estados mais procurados do Brasil durante as férias, principalmente para quem gosta de praias paradisíacas.

Cidade do Campeão de surfe nas Olimpíadas de Tóquio – Ítalo Ferreira e que depois de toda essa exposição vai deixar muita gente curiosa para conhecer. Eu já estou….

Baía Formosa é uma cidade charmosa cercada por montanhas arborizadas, praias tranquilas e barcos singulares no mar. A praia homônima é espetacular, com dunas avermelhadas e ondas ideais para os surfistas. Relaxe nas várias praias tranquilas distantes do estresse e da urbanidade.

As faixas de areia percorrem toda a costa por 26 quilômetros. Admire os lagos, trilhas e manguezais que decoram essas praias. Aproveite um piquenique na Praia do Sagi ou na Praia de Bacupari, uma das mais procuradas dentre esses paraísos de areia. Outras praias incluem a Praia dos Olhos D’Água, a Praia Cacimba, Praia do Secreto e a Baía dos Golfinhos. A baía, perto do porto, é um local muito procurado para pesca. Veja golfinhos pulando nas águas da costa da cidade.

Maravilhe-se com a belíssima Lagoa de Araraquara, também chamada de Lagoa da Coca-Cola por causa de sua água escura, um local tranquilo para nadar. Observe as três raízes que dão frutos nesse terreno, ricas em iodo e óxido de ferro. A Lagoa Junco é outro local interessante.

Além da cidade está a Mata de Estrela, que é a maior reserva de Mata Atlântica do estado, com mais de 2 mil hectares. Algumas partes da mata são proibidas.

Observe o belíssimo pôr do sol, quando os turistas e os moradores se reúnem nos pontos de observação da cidade. Aproveite o ambiente romântico enquanto caminhada pela avenida ao lado do mar.

A cidade é a comunidade na direção mais a leste do Rio Grande do Norte. Baía Formosa significa Beautiful Bay em inglês. Dizem que, quando os portugueses chegaram, disseram: “Que linda baía!”.

Baía Formosa fica 100 quilômetros ao sul na costa mais a leste de Natal. Locomova-se pela cidade em um buggy alugado ou usando os ônibus locais. As balsas transportam os passageiros entre as praias isoladas da área. Visite o resort de luxo de Pipa, 60 quilômetros ao norte.

O que fazer em Baía Formosa

Com cerca de 26 km de praias, Baía Formosa é um verdadeiro paraíso para quem deseja aproveitar todas as belezas do litoral nordestino. A cidade tem um pouco de tudo: opções para quem quer apenas relaxar e aproveitar o mar e para quem deseja se aventurar pela natureza ou apreciar as altas ondas da região. Confira abaixo os principais pontos turísticos e atividades do local:

1. Baía Formosa

A praia de Baía Formosa é uma das que apresentam as principais características do litoral da região. Além do mar de águas claras e uma orla de areia branquinha, essa praia conta ainda com belas falésias, uma parte com uma exuberante Mata Atlântica preservada e ainda altas ondas, que atraem muito aventureiros. É um lugar ideal para começar a aproveitar a cidade.

2. Praia da Cacimba

É uma das principais praias e atrai grande parte dos turistas da região. Nesse local, é possível encontrar os mais diferentes visitantes, desde os interessados em relaxar ou tomar um banho de mar até os mais aventureiros, que desejam se aventurar nas ondas – que podem chegar a alturas alucinantes. É a praia ideal para entrar no clima de férias e aproveitar as lindas paisagens.

3. Surf

Um dos maiores atrativos de Baía Formosa é que suas praias são ótimas para a prática de surf. Com um mar agitado e de águas claras, é comum encontrar muitos aventureiros aproveitando as altas ondas.

4. Mirante de Baía Formosa

O Mirante de Baía Formosa é uma das melhores formas de apreciar um pouco da beleza da região. Em uma posição privilegiada, esse mirante permite uma vista única para as praias e as falésias, que são características na área. Porém, a principal atração para se aproveitar ali é o pôr do sol – momento em que locais e turistas se reúnem para testemunhar o lindo horizonte e suas diferentes colorações.

Baía Formosa
Py4nf – Obra do próprio | Farol Bacopari localizado no município de Baía Formosa, Rio Grande do Norte, Brasil

5. Piscinas naturais

Como muitas das praias de Baía Formosa possuem rochas ou bancos de areias próximos de suas orlas, é possível aproveitar as piscinas naturais que se formam durante a maré baixa. Esse é o momento ideal para aproveitar as águas aquecidas pelo sol e tomar um banho de mar. As piscinas naturais também são um ótimo lugar para as crianças, já que os pequenos podem nadar e se refrescar em segurança.

6. Praia de Bacupari

Com cerca de 2 km de extensão, a Praia de Bacupari é uma das melhores para aproveitar o mar e a paisagem, com atrações para todos os gostos. Para quem deseja relaxar, a paisagem dessa praia conta até mesmo com um Farol, além das belezas naturais do nordeste brasileiro.

7. Baía dos Golfinhos

A Baía dos Golfinhos é um dos lugares mais encantadores da região. É possível ver os golfinhos em seu habitat natural, enquanto eles se divertem entre si e, às vezes, até com os visitantes que nadam para mais longe da orla na parte da manhã. É uma experiência única e que vale muito a pena.

8. Praia do Sagi

Com ares de um verdadeiro paraíso que ainda não foi descoberto pelo homem, a Praia do Sagi é uma das melhores praias desertas para se conhecer. Sem muitas ondas ou visitantes, esse é o lugar ideal para relaxar e entrar em contato com a natureza impressionantemente preservada, além dos inúmeros bancos de areia que emergem em meio à água e fazem do cenário algo ainda mais lindo.

9. Passeio de buggy

Como em outras áreas do litoral nordestino, um passeio muito famoso em Baía Formosa é o de buggy. Essa é uma das melhores formas de conhecer a região, inclusive com trajetos que passam pela Mata Atlântica, pelas falésias características da região e por outras atrações, como lagoas e praias.

10. Passeio de barco

Outro passeio muito procurado na região é o de barco. Para quem deseja conhecer mais das belas praias e do litoral da cidade, essa é com certeza a melhor opção. Além das belezas da orla e do horizonte, esse passeio pode ser ainda mais encantador com a participação de golfinhos e até de um boto cor-de-rosa, que, às vezes, aparecem pelo mar.

Existem muitas atrações e belezas que podem ser encontradas e aproveitadas em Baía Formosa. Faça o seu roteiro com todos os lugares e atividades que te chamaram a atenção e monte uma viagem inesquecível. É uma aventura que vale a pena!

E vamos aproveitar e conhecer mais um pouco de Rio Grande do Norte e ver o que mais temos de bom lá:

Como dizem com frequência, o Rio Grande do Norte é o estado onde o vento faz a curva, uma esquina do continente. É o vento, realmente, um dos grandes responsáveis pelos lindos cenários que se vê ao longo do estado, seja em direção a orla sul ou norte.

Um estado de águas quentes, cheio de falésias, dunas e cenários paradisíacos, que reserva algumas das praias mais lindas do Brasil.

Saindo um pouco dos destinos clássicos como Pipa, Genipabu e a famosa Praia de Ponta Negra, na capital potiguar, vamos conhecer alguns lugares   pouco conhecido pelos turistas que passam no estado.

Nísia Floresta: O pequeno município de Nísia Floresta reúne praias desertas e lagoas com águas cristalinas, a apenas 50 km de Natal. Surpreenda-se com as falésias multicoloridas da Barra de Tabatinga e refresque-se nas águas mornas da Lagoa do Carcará.

Duna do Rosado: O extremo norte do Rio Grande do Norte possui um dos cenários mais exóticos estado. As Dunas do Rosado ocupam 10km² de extensão e são formadas pelos sedimentos das falésias vizinhas, trazidos pelos ventos fortes. A área de Proteção Ambiental das Dunas do Rosado está a 250 km da capital Natal, entre o vilarejo de Ponta de Mel e o município de Areia Branca.

Rio do Fogo: Praias paradisíacas são o principal atrativos deste destino ainda pouco explorado pelos turistas. Entre as atrações do lugar, destacam-se os passeios de caiaque no Rio Punaú, andar de quadriciclo, descer de esquibunda nas dunas da região e aproveitar as águas incrivelmente clara do Rio Catolé.

Barra do Cunhaú: Com paisagens caribenhas, a aconchegante Barra do Cunhaú possui clima de paraíso perdido, que está sendo descoberto aos poucos pelos turistas que passam pelo estado. Localizada entre os municípios de Tibau do Sul e Baía Formosa, a Praia é uma ótima opção para quem está no famoso vilarejo de Pipa.

Sítio Novo (castelo Zé dos Montes): Localizado no interior do Rio Grande do Norte, a aproximadamente 120 km de Natal, o Castelo Zé dos Montes é uma atração bem diferente do que imaginamos quando pensamos nos destinos do estado. O castelo foi construído por José Antônio Barreto, em razão de uma aparição de Nossa Senhora que teria dito a ele para construir uma igreja, quando ele ainda era criança.

baía formosa
CCINTRA

O local está aberto à visitação nos fins de semana e é um passeio bem interessante.

Monte das Gameleiras: Polo turístico da Região Agreste do Rio Grande do Norte, o município de Monte das Gameleiras fica próximo à divisa com o Estado da Paraíba. A cidade possui uma ótima infraestrutura para os turistas, com pousadinhas de charme e bons restaurantes. O local também é muito procurado por quem pratica esportes ao ar livre e adeptos de trekkings.

Sibaúma: Falésias, piscinas naturais e muitos banhos de rio esperam por você nesse pequeno vilarejo de pescadores. A vila fica a poucos km de Pipa e apresenta a mesma formação geológica de falésias, campos cobertos por Mata Atlântica e praias paradisíacas, ideal para descansar a mente e entrar em contato com a natureza.

Portalegre: Popularmente conhecido como “paraíso serrano”, a cidade de Portalegre está localizada nas montanhas do interior do estado e é repleta de ótimas atrações naturais como cachoeiras, trilhas e mirantes, perfeitos para aproveitar em família.

Patu: Patu é um município no estado do Rio Grande do Norte, localizado na região do Oeste Potiguar, a 323 km de distância de Natal. A cidade é considerada como um dos melhores lugares do mundo para a prática do vôo livre de asa delta.

Apodi (Lajedo Soledade): O Lajedo da Soledade é um interessante sítio arqueológico que guarda pinturas rupestres datadas entre 3 e 5 mil anos e fósseis de animais pré-históricos. A cidade de Apodi tem algumas pousadas, mas também existe a possibilidade de se hospedar em Mossoró, segunda maior cidade do RN, que fica a 83 km do Lajedo.

Na próxima semana vamos conhecer Natal e suas praias maravilhosas!

Um abraço e até lá!

Ah! você pode deixar sua sugestão de local que deseja conhecer melhor e com certeza eu trarei todas as dicas!

Selma Cabral

Fontes: https://www.viajali.com.br

https://guiaviajarmelhor.com.br

LEIA TAMBÉM
Selma Cabral
Últimos posts por Selma Cabral (exibir todos)
5 1 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x