Como envolver a família na organização

Gostei

.

Comentar Compartilhar

família

Uma das perguntas campeã de audiência que recebo é: “Minha família não me ajuda, o que eu faço?”

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

A minha primeira e mais objetiva resposta sempre vai ser: “Família não AJUDA, família tem deveres e responsabilidades”. Entendido isso, problema resolvido!

O que infelizmente acontece, é que muitas vezes o cônjuge não foi educado para cuidar da casa nem foi envolvido nas tarefas domésticas pelos pais ou tutores. Quer saber o pior? Em pleno século XXI muitos homens (em sua maioria esmagadora) ainda estão sendo educados desta forma. Conheço várias famílias onde existem filhos homens e mulheres onde as mulheres dividem o trabalho doméstico, mas os homens não. Sei que vai doer, mas se seu cônjuge não foi educado desta forma, cabe a você educá-lo. Não adianta reclamar que ele/ela não ajuda se você só fica no botão da reclamação, mas não parte para a ação. Não adianta reclamar que os filhos são bagunceiros e não ajudam em nada se você vai lá e faz.

A tempo: muitas famílias apenas um dos cônjuges trabalha fora enquanto o outro é “do lar”. Nada de errado com este arranjo (o combinado não sai caro), mas isso não significa que quem trabalha fora possa desrespeitar o trabalho do outro. Como assim? Exemplos: deixar suas coisas jogadas pela casa, bagunçar o que está arrumado, sujar louça quando a cozinha está limpa e esperar que tudo volte para o lugar num passe de mágica. Combinado?

Continua após a publicidade

Como então resolver esse impasse? Vou dar algumas dicas que tenho certeza de que vai ajudar:

  • a comunicação deve ser tranquila, sem stress e gritaria;
  • convoque uma reunião familiar para conversar sobre a divisão de tarefas. Exponha que você está sobrecarregada e eles precisam fazer a parte deles. Crianças a partir de 7 anos já podem ser incluídas nas reuniões, mas isso não significa que as menores não devam ter suas próprias tarefas como: guardar brinquedos, colocar a roupa suja no cesto, arrumar a cama, alimentar os pets, colocar e tirar a mesa etc. Supervisione até que a criança esteja segura para realizar sozinha as tarefas;
  • respeite o jeito de cada um. Não exija que tudo seja como você quer, deixem eles fazerem e aprenderem com o tempo (lembre-se que você não acertou tudo de primeira). Oriente, mas não seja crítica demais;
  • distribua as tarefas de acordo com as habilidades. Ninguém gosta de fazer uma determinada tarefa? Faça um rodízio mensal, afinal a gente não faz só o que gosta;
  • sei que mãe tem um coração enorme e faz tudo o que o filho pede, mas se você quer que ele/ela aprenda, pare de fazer e comece a ensinar;
  • IMPORTANTE: comece por você! Não adianta reclamar que seu filho não arruma o quarto se o seu também está um caos. Seja exemplo sempre!

Tenho certeza que colocando em prática todas essas dicas, a dinâmica familiar será muito melhor. Que tal encaminhar este texto no grupo da família?

família

Gostou? Deixe suas dúvidas e dicas nos comentários. Conte pra mim como é a divisão de tarefas no seu lar.

Quais assuntos você gostaria de ler aqui na coluna?

Abraços e até a próxima

Tatiana França

https://linktr.ee/organizeeharmonize

 
mentira

Pega na Mentira!

vídeos

Não sabe o que falar nos seus vídeos?

registrar uma marca

Quando registrar uma Marca?

Abotoaduras

Você sabe usar abotoaduras?

cropped cabecalho - 40EMAIS
  • Bradia

    Bradia

    Gráfica e Design. 10% de Desconto para assinantes.

Mais nessa Coluna

Tatiana Franca

Conheça a Coluna de Tatiana Franca
Meu nome é Tatiana França, sou contadora (trabalhei por 10 anos na área financeira de Multinacionais), Master Practitioner em PNL e desde 2014 abracei o empreendedorismo. Organizada desde sempre, como uma boa capricorniana, mas muitas vezes perdida como uma boa pisciana (ascendente), aprendi a solução definitiva para acabar com a bagunça física e mental com as técnicas de organização. Sou Personal Organizer, proprietária da Organize e Harmonize e ajudo meus clientes a ganharem tempo, qualidade de vida e a economizarem mais através da Organização! Trabalho com Organização Residencial, Mudanças, Agendas/Rotinas, Digital, Financeira e Mala de Viagem! Sou também Produtora de Conteúdo, Palestrante e ministro Cursos e Consultorias (presenciais e online). Acredito que uma vida Organizada é, com certeza, uma vida mais Harmoniosa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + três =

Scroll to top