Como escolher uma logomarca?

logomarca


Recebo diariamente consultas de registros de marcas que, infelizmente, não podem ser feitos junto ao INPI.

Claro que quando abrimos nossa empresa, ou sejamos profissionais liberais, queremos que nosso nome seja algo que gostamos, tenha uma logomarca de impacto e que traduza o que pensamos, mas temos que ter cuidados, pois a normativa impede registro de vários símbolos e termos. logomarca

O primeiro erro que vejo muito é inserir em logomarcas expressões populares, ditados, ou seja, partes que não podem ser registradas, sempre precisamos confirmar antes de gastar em fazer uma logo e criar toda uma identidade visual.

Nomes iguais não podem ser registrados, ou seja, já tem registro, e similares também. De forma simples podemos falar que nomes que confundem a cabeça do consumidor e que não sejam fáceis de distinguir quem é uma marca e quem é outra, não poderão ser aprovados. E aqui entende-se tanto na parte da grafia, como da sonoridade da marca.

A logomarca tem que ser coerente com o nome da marca. Exemplo: “Icaro pet shop amigo”. Se sua logomarca não for só uma imagem, quiser escrever, terá que escrever o mesmo que está no extenso, na parte escrita. Imagem e nome tem que ser consonantes.

Cor é algo muito importante também quando for desenvolver sua logo marca, pois as cores nos trazem sentimentos, e quem atua na parte específica de criação, de identidade visual deve saber isso, tem cores que nos trazem determinados sentimentos ou que nos remetem a alguns campos de atuação.

Mas Carmem, o que isso tem a ver com Registro de Marcas? Tem sim, pois quando você protocolar seu pedido junto ao INPI, e espera-se, tenha o deferimento e seja “dono” dessa marca, você conviverá com ela e mais importante que tudo, seu público também. O Registro é para isso, para resguardar seu direito e que ninguém copie você, que ninguém possa roubar sua marca.

Visto isso, você com certeza quer uma marca que tenha a aceitação de seu público, que traduza uma imagem consonante com seu produto ou serviço e que vire inesquecível. 

Para isso terá que se preocupar com tudo que falamos acima, afinal, sua marca será o futuro da sua empresa, será como você vai ser conhecido e indicado.

O que seria o Mc Donald’s hoje em dia se tivesse que trocar o M e se passasse a ser  azul por exemplo? Sua identidade visual te acompanhará para sempre! Pense nisso antes de criar uma.

LEIA TAMBÉM
Carmem Mosteiro
Últimos posts por Carmem Mosteiro (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x