Como se planejar para realizar a viagem dos seus sonhos?

viagem


Como está tudo voltando ao normal, ao menos um pouco e com muita cautela, podemos começar a pensar em viagens novamente. E tem coisa mais gostosa do que planejar uma viagem? Para mim parece que já começo a viajar bem antes, quando vou fazendo as pesquisas dos lugares que pretendo ir.

Mas, também sabemos que a situação não está fácil para ninguém, praticamente temos que recomeçar cada um a sua maneira, de acordo com o seu trabalho ou negócio. E percebo muitas pessoas otimistas e com um sorriso no rosto novamente e isso é muito bom e nos dá ânimo, aliás sorrisos sempre nos deixam animados.

Estamos quase no meio do ano, e com um pouco de organização e um bom planejamento mesmo que a curto prazo podemos pensar na próxima viagem, que pode não ser cara, nem muito longe, mas também não precisa   ser sem graça né minha gente?

Dá para fazer passeios incríveis gastando pouco e as vezes até próximo de casa.

Todos temos o desejo de viajar, mas nem sempre conseguimos por falta de tempo, crianças na escola quando for o caso, orçamento restrito e na maioria das vezes (sim maioria) falta de companhia, acreditem, tem muitas pessoas que não viajem porque não gostam, ou não sabem viajar sozinhas, em pleno século 21 isso acontece muito. Mas estamos aqui para mudar isso certo?

O período de férias para quem tem, também já facilita porque praticamente a data já fica definida, e quem não tem férias, mas consegue se organizar e tirar alguns períodos para passear, descansar, é questão de aproveitar feriados (apesar de ser mais caro), ou meio de semana, que também é uma boa opção.

PRODUTOS 40EMAIS

Logo redondo WORKSHOPS

O 40EMAIS traz para você os melhores cursos, para você dar aquela guinada de 360º na sua vida. Não Perca!

Sempre fazer um cronograma com tudo que precisa resolver, decidir com uma certa antecedência facilita a vida. Então vamos as melhores maneiras de nos organizarmos:

A Escolha o destino: é a primeira fase da etapa, pois é o começo para todos os outros itens: localização, hospedagem, roteiro, passeios, atrações turísticas, clima e a mala de viagem também (mulheres me entenderão).

Viajar na baixa estação: Excelente opção para quem pode e não depende especificamente de férias escolares dos filhos, ou trabalha e não consegue nesse período. É importante conhecer essas épocas para planejar a viagem na data que há menor procura de turistas. Como os hotéis, restaurantes, atrações turísticas, comércio e meios de transporte não têm muito público, eles costumam oferecer tarifas menores e até promoções.

Definir o número de viajantes também é importante: viajar sozinho, um casal, família ou um grupo grande tem muita diferença e cada um envolve decisões diferentes desde o tipo de acomodação, refeições e passeios, e sempre demora mais tempo para todos entrarem num acordo, inclusive sobre os gastos, atividades e tudo tem que agradar a todos, certo?

Se esse for o caso, defina o número exato de pessoas e organize todos os itens de acordo com a quantidade de viajantes: hospedagem, passeios, vagas no transporte, tempo de visita em cada atrativo, pois é preciso cronometrar o tempo rs.

vvbvbvvcv

Para uma viagem de casal dá para ver chalés e pousadas com preços mais atrativos.

Para grupos de até 5 pessoas o ideal é alugar uma casa ou apartamento. Mas se a quantidade for superior a 5, considere uma hospedagem em albergue ou hostel, pois a diária tem baixo custo e o ambiente é propício para fazer novas amizades.

Passeios em grupos são interessantes para conseguir ingressos mais baratos nas atrações turísticas. Informe-se antes e comunique o dia, horário e quantidade de pessoas que pretende levar para negociar um preço melhor para todos.

Já para a locomoção na cidade, vale alugar um carro, contratar uma van, ônibus ou até utilizar o transporte público local (verifique se o local escolhe dispõe de um bom sistema de transporte público e que tenha acesso aos atrativos com facilidade).

Meio de transporte: Depois de escolher o destino, o período e a quantidade de pessoas é hora de pensar em como chegar no lugar. Para isso, use um mapa e pesquise a distância e as formas de chegar na cidade, as vantagens de cada meio de transporte. E todos devem participar de tudo, seja em grupo ou casal. Isso vai facilitar em muito a decisão. Não esqueça que depende muito do destino escolhido.

Vamos as opções:

  • Avião: mais confortável.  diminui o tempo de trajeto e permite que o passageiro descanse, utilize as tecnologias disponíveis para entretenimento e tenha uma vista privilegiada no caminho. Os assentos estão cada vez mais confortáveis, personalizáveis de acordo com as preferências. Dá para se empolgar antes de chegar, só com a possibilidade de conhecer um destino do alto e ter uma visão panorâmica da cidade. Ver o nascer e o pôr do sol acima das nuvens é uma experiência inesquecível! E até quem viaja em datas comemorativas, como o réveillon, é privilegiado com a paisagem da janela do avião. (só não vale ter briga para ver quem vai na janela rs);
  • Carro:  Essa opção me empolga menos, não gosto de passar horas dirigindo, nem dentro de um carro sentada, acho um pouco desconfortável, mas tem quem adore por conta de aproveitar a paisagem e a possibilidade de parar para conhecer cidades diferentes até a chegada no destino são as principais razões de quem prefere o carro. A única vantagem para mim é o fato de poder escolher uma bela trilha sonora, partir e chegar no horário que desejar, levar bagagem sem restrições e até dividir os custos com a quantidade de pessoas no veículo. E o fato que renderá ótimas fotos!
  • Ônibus: Para quem não quer ter o trabalho de dirigir ou mesmo tem receio de avião, o ônibus é a melhor opção. As poltronas são confortáveis e é possível viajar dormindo, caso a empresa ofereça a categoria leito. Em viagens longas, em que a saída acontece à noite e a chegada é no dia seguinte, a viagem pode servir como pernoite e economizar a diária de uma hospedagem. Verifique os horários disponíveis e viaje com tranquilidade.
  • Cruzeiro: Essa é de longe a minha favorita, só vejo vantagens: hospedagem e alimentação inclusa (mas tem serviços de bebidas e alguns restaurantes temáticos que não estão incluso, pois não são todos que oferecem o serviço All inclusive) então atenção ao seu orçamento se não quiser extrapolar, ainda tem uma gama de serviços para o entretenimento. Muito prático pois dá para descer em vários lugares e conhecer muitos locais numa viagem só, olha que maravilha! Mas como a maioria dos cruzeiros trabalha com o dólar, essa opção pode não ser tão econômica. Pese os prós e os contras e compare as demais opções antes de decidir.
  • Transfer:(um traslado é a locomoção entre dois lugares diferentes. Em viagens, esse termo costuma ser utilizado quando é necessário um trajeto entre o aeroporto e o hotel, entre o hotel e uma atração ou entre aeroportos. É importante contratar o serviço antes para evitar custos extras e o serviço é exclusivo, personalizado e válido tanto para casais quanto para quem viaja em grupo. O valor do transporte dividido entre as pessoas que vão utilizar o serviço costuma ser mais barato.

Planejamento financeiro: muito importante, eu diria que essencial, o planejamento e viagem caminham lado a lado.  O ideal é começar no mínimo um ano antes, seja em forma de poupança, uma aplicação, cofrinho, não importa. Pesquise, compare e programe-se de acordo com a sua disponibilidade financeira. Defina um teto para cada item da viagem e acompanhe os gastos diariamente para não fugir do planejado.

Outra boa ferramenta é criar uma cota diária: ela não precisa ter um valor fixo para todos os dias, mas deve respeitar o seu orçamento. Registre todas as compras, pagamentos e reservas para ter acesso ao planejamento na palma da mão. E se possível não fuja dele.

Claro que se a viagem for a sua super viagem, caríssima deve começar com muito mais tempo de antecedência.

Checklist da viagem de férias: Item dos mais importantes também, aliás, em viagens todos os itens são importantes para que tudo saia como o planejado. Com tantas informações sobre economia de viagem é difícil dar conta de tudo se não houver organização. Então, após criar o seu planejamento, faça um checklist e confira se todo os itens estão contemplados e se são necessárias alterações.

Com esses cuidados, o sonho de ter uma viagem de férias sem problemas está mais próximo. Siga todo o seu planejamento e com organização, atenção aos detalhes você e sua família e amigos irão vivenciar vários momentos inesquecíveis.

“Pessoal, um alerta muito importante: Sempre acompanhamos pelos jornais, internet e televisão, vários golpes de Excursões com preços muito baixos e acabam lesando várias pessoas.

Quando for programar suas férias ou mesmo um passeio de final de semana, muito cuidado com ofertas muito baratas, verifique quem está organizando, se for possível, e acho que é muito bom, ligue no local, principalmente se for parques e se informe dos valores do ingresso, veja na rodoviária o valor de uma passagem para o local, assim, você não será pego de surpresa e terá uma noção do valor real, e claro, se tiver muito mais barato desconfie.

Sempre falo que o melhor é procurar uma Agência de Viagens, idônea, com profissionais capacitados que vão te atender da melhor forma possível, as vezes é melhor adiar o sonho um pouquinho para que ele não vire um pesadelo.

É muito triste quando vemos nos jornais que um ônibus inteiro com crianças e famílias foram lesados Agência ou por quem organizou a excursão. Aliás é lamentável que coisas assim aconteçam nos dias de hoje que dispomos de tantos meios de informações. Fica essa dica.”

Um ótimo final de semana a todos!

Grande abraço e até a próxima 😊

Selma Cabral

LEIA TAMBÉM
Selma Cabral
Últimos posts por Selma Cabral (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x