fbpx

Como ser um convidado surpreendente!

Gisela Jansen

Por Gisela Jansen

convidado


1ª Etapa:

Quem recebe é claro que também será recebido, e ao recebermos um convite, ficamos sempre felizes por termos sido lembrados, mas, ao mesmo tempo, apreensivos e nos fazendo um monte de perguntas. Uma delas é: com que roupa eu vou? Por aí vai… Bom, pensando nisso, decidi fazer uma relação de dicas que considero importantes sobre COMO SER UM CONVIDADO SURPREENDENTE!!!

Então, se quiser se tornar uma convidada(o) surpreendente, fique bem atenta(o) às dicas, que com toda certeza você se sentirá bem mais preparada(o) e mais segura(o) ao ser convidada(o) e poder surpreender a quem nos convida. Vamos então às dicas?!

 Responda ao convite logo em seguida. Com isso, dá tempo para a(o) anfitriã(o) convidar uma outra pessoa em seu lugar ou também deixar de pagar por um convidado a mais. Tudo custa muito caro, então considere sempre isso.  

ROUPAS: Se não vier especificado o traje, não há nenhum problema perguntar à(ao) anfitriã(o) como será o tipo de festa para você escolher o que vestir. Mas, tenha cuidado ao se vestir. Lembre-se: menos é mais! Vista-se com elegância e sem exageros, como por exemplo: brilhos, paetês, muitos decotes, unhas imensas, roupas apertadinhas. Seja sempre discreta ao se vestir. 

HORÁRIO: Organize-se para chegar no horário certo. Se foi marcado para às 20hs, favor chegar às 20hs. Preste atenção, não chegue antecipadamente achando que será chique, pois aqueles 20 minutos antecipados, ou 15 minutos, podem ser sagrados para a(o) anfitriã(o) terminar de checar, se está faltando algo para receber você. Então, chegue no horário marcado ou tenha uma tolerância de no máximo 15 minutos, após o mesmo. Lembre-se de avisar a respeito do atraso. DICA: Para os atrasados de 30 minutos, 40, 1 hora ou sucessivamente… só se for em caso extremo, por favor!!! Melhor nem ir, pois você atrasará muito o andamento de toda recepção. Fique atento a isso.

Levar ou não acompanhante ou crianças: Se o convite foi estendido apenas a você, porque haverá um chá entre amigas, jantar de casais, namorados, sei lá.. vá só você ou você e um acompanhante, caso este tenha sido convidado também.

 

Não leve crianças, até porque em um encontro só de amigas, casais.. é muito chato uma criança correr para lá e para cá. E você, como mãe ou pai, não ficará sossegado(a), porque sua atenção será voltada toda para essa criança, então se não tiver com quem deixar a mesma, é melhor não ir. Mas responda logo se vai ou não poder estar presente. 

 

Outra dica: Não pergunte: Posso levar um amigo(a)? É muito chato isso. Às vezes a(o) anfitriã(o) sem graça, diz que pode, sim. Mas não leve porque geralmente tudo já está preparado com muito carinho pensando em você somente, como lembrancinhas para você levar e, com toda certeza, ficará sem graça em não dar nada para sua amiga. Além disso, ainda tem o número de cadeiras que corresponde a cada convidado. Não ponha sua(eu) anfitriã(o) em apuros! 

 

Caso seja um amigo inesperado que vai à sua casa, avise logo em seguida a(o) anfitriã(o), aí sim, ela dirá: que pena! Então, ficamos para nos encontrar em uma próxima, ou falará: Traga seu amigo, sem problemas nenhum. Aí, sim, você levará, ok? Mas aí ela já estará ciente disso e vai se preparar para receber, mas NUNCA deixe para avisar em cima da hora!

 Obs: Levar alguém de surpresa… por favor JAMAIS faça isso. É uma falta de educação, consideração e uma gafe tremenda! Aconteceu comigo de receber alguém com mais uma amiga ou um casal de amigos e dizer: trouxe também meus amigos. Imagine a minha cara de pânico disfarçada, sorriso desesperador e o pensamento: e agora, o que vou fazer??? Isso é muito ruim, porque muda totalmente o que a pessoa tinha preparado para você e a espera de um só acompanhante, ou não.

 PS: Se a anfitriã não aceitar que leve mais alguém, não fique chateada(o), pois é puramente normal, pois ela preparou tudo com números certos de convidados.

 DICA IMPORTANTÍSSIMA: UM CONVIDADO SURPREENDENTE JAMAIS CONVIDA. CONVIDADO NÃO CONVIDA!!! 

 SEJA UMA(UM) CONVIDADA(O) ALEGRE, SIMPÁTICA(O), AGRADÁVEL! Nada mais chato do que estar no meio de pessoas chatas, de mau humor com a vida. Se tiver em um dia ruim, nem vá, para não estragar a recepção.

convidado

 2ª ETAPA:

MIMOS: Ao ser convidada(o), é sempre de bom tom levar uma lembrança para o casal, ou somente para a(o) anfitriã(o), tanto faz…

 DICAS DO QUE LEVAR:  Caixa de chocolate, vela aromatizada, vinho, licor, espumante, biscoitos amanteigados, potinhos de geleia, flores plantadas, doce em compota.

 Obs: Flores sempre são bem-vindas! Mas um detalhe super importante: para presentear com as mesmas, só se forem plantadas! Já pensou você, como anfitriã(o), ganhar flores na hora de receber seus convidados, aí seus vasos ou mesmo aquele único vaso que você possui já está sendo utilizado? O que fazer nesse momento? Com toda certeza seu buquê vai parar em um balde com água, por não saber onde colocá-las. Pense nisso. 

Uma dica: caso queira dar flores, leve uma orquídea, begônia, violeta, girassol, kalanchoe ou, de uma forma carinhosa e elegante, envie flores no dia anterior à recepção. Quem sabe, assim, a(o) anfitriã(o) usará suas flores como decoração, não é?! 

NÃO PEÇA PARA CONHECER A CASA DA(O) ANFITRIÃ(O): Se ela(e) convidar para conhecer todo o ambiente, claro, aceite sem problemas. Mas não invada a casa, não mexa nas coisas, não tire fotos da casa, não seja uma convidada curiosa em saber o que a(o) anfitriã(o) tem ou deixa de ter. 

NÃO SEJA ESNOBE! Jamais fique contando vantagens demais ou dizendo que tudo seu é melhor etc. Isso é muito feio!  

ELOGIE, SIM, MAS SEM EXAGERAR DEMAIS: Nooossaaaa!!! Que lindooo..   Onde você comprou isso??? Que delíciaaaa… Nooossaaa pra lá e pra cá…  Pode parecer chato e forçado. 

Às vezes, é até espontâneo seu, mas você muitas vezes pode ser mal interpretada(o) com essa atitude. Policie-se! 

 Não peça para ser consultada(o): Muitas vezes, em algumas recepções, existe algum médico ou qualquer outro profissional, como por exemplo, advogado etc. O profissional está lá como um simples convidado, mas não para fazer consultas, então deixe-o em paz! 

Não fale de divórcio, dores nas pernas, teto que está quase caindo, etc, caso queira uma consultoria, peça o cartão do mesmo e ponto final. Se você insistir nisso, é capaz de o profissional ir embora, por causa da inconveniência. Atente-se a isso! 

NÃO RETIRAR COPOS OU QUALQUER OUTRA COISA DA MESA, QUE ESTÁ TODA ARRUMADA PARA VOCÊ.  Com toda certeza, uma(um) boa(bom) anfitriã(o) já estará preparada(o) com taças separadas para água, suco, refrigerante, vinho… antes de sentarem-se à mesa. Então, para essa pessoa, não tem coisa pior do que você desfazer a mesa que ela preparou com tanto carinho e amor.

 Ao sentar-se à mesa e se deparar com um monte de taças e talheres, não se desespere!m! Quanto aos talheres, comece sempre de fora para dentro e a respeito das taças, o próprio garçom servirá de acordo com os pratos que serão servidos. Tranquilize-se! 

O QUE NÃO COLOCAR SOBRE A MESA: clucth (carteira), celular, chaves, óculos etc. Já pensou se todos os convidados colocarem esses itens sobre a mesa? Ela certamente ficará muito poluída.

 DICAS: se a cadeira for aberta atrás, coloque sua carteira no colo ou peça ao garçom, algo para apoiar a mesma. 

CELULAR: Não dê mais importância ao celular do que as pessoas que estarão presentes. Policie-se!  

3ª ETAPA:

GUARDANAPO: Tenha sempre cuidado em retirar o excesso de batom , peça para ir ao lavabo, ou, se for o caso, ao banheiro. Mas antes de levar sua boca ao guardanapo, apesar de tantos produtos bons de limpeza que se tem no mercado, não é de bom tom sujar o mesmo ou deixar todos verem a sujeira do guardanapo, ao levantar-se.

 DICAS SOBRE GUARDANAPOS: Tenha cuidado também de deixar sempre a gordura para baixo ou qualquer outra sujeirinha, para que ninguém veja, caso tenha que se ausentar da mesa por um instante. 

Só vai ao colo guardanapo de tecido. O de papel sempre ficará sobre a mesa, independentemente do tamanho do mesmo. 

 Antes de levar a boca ao copo, passe o guardanapo com delicadeza, para que sua taça ou copo não fique marcado de gordura ou batom. 

 Quando for limpar a boca, seja o mais natural possível, não precisa esfregar o mesmo e muito menos bater nos cantinhos da boca fazendo biquinhos… rsrsrs.. 

 Ao sentar-se à mesa, ponha logo em seguida o guardanapo no colo e permaneça com o mesmo até terminar toda a refeição. 

 PRATOS EM BUFFET: Não faça o mesmo de pandeiro, leque, não abrace. Deixe na altura da cintura, segurando com a palma da mão. Quanto ao guardanapo ou talheres, pode deixar para pegar por último, assim não incomoda tanto ao segurar o prato e facilitará para servir-se melhor.

 NÃO FALE COM A BOCA CHEIA E MUITO MENOS MASTIGUE COM A BOCA ABERTA: muito feio e muito mal educado isso.

  NÃO PALITE OS DENTES OU MUITO MENOS PASSE FIO DENTAL EM VOLTA DA MESA: ECAAA… Vá ao banheiro ou lavabo.

NÃO BATA NA BARRIGA DIZENDO: Tô cheio ou mesmo.. matei o que estava me matando… CREDOOOO… DICA: se não quiser mais, diga apenas que está satisfeita(o). 

 NÃO FALAR DE FATOS POLÊMICOS EM VOLTA DA MESA: Política, futebol, religião, doenças, lamentações, tristezas.. 

É um momento de alegria, descontração, paz, celebrações, leveza e brindes!

Obs: Esses assuntos polêmicos só nos trazem tristezas e diversidades! Já presenciei uma discussão horrível por causa de política e garanto que não é nada agradável.

 SAIBA O MOMENTO DE CHEGAR, MAS TAMBÉM O DE IR EMBORA:  Uma(um) convidada(o) surpreendente, jamais será a(o) última(o) a sair. Uma dica de Boas Maneiras de Marcelino de Carvalho são os 4 S’s: temos que saber a hora de “Surgir, Saudar, Sorrir e Sumir”. 

 NÃO LEVAR A LEMBRANÇA DE VOLTA: Se o que você levou, como por exemplo, um vinho, não foi tomado, não o leve de volta. Lembre-se: foi uma lembrança para a(o) anfitriã(o). 

Uma observação:  anfitriões não serão obrigados a abrir a garrafa que você levou, a não ser que já esteja planejado de cada um levar sua bebida. 

 NÃO SE ADIANTE EM PEGAR SUA LEMBRACINHA: Calma que a(o) própria(o) anfitriã(o) vai lhe entregar seu mimo antes de você ir embora. 

CHURRASCO: caso haja contribuição de todos os convidados levarem  carne, refrigerante, e se por acaso sobrou algo, não leve de volta também. É muito mal  educado e causa má impressão. Muitas vezes, a sobra da carne assada vira arroz carreteiro. 

AGRADEÇA AO CONVITE: É sempre de bom tom agradecer pelo convite e a festa, que foi preparada com tanto carinho. Com toda certeza a pessoa fica muito feliz em sentir que é reconhecida. Isso faz muita diferença!

RETRIBUA O CONVITE: É sempre de bom tom retribuir o convite e não necessariamente com um jantar também. Pode ser um convite para lanchar, almoçar… Lembre-se: cocê pagará a conta.   

Bom, com muito carinho separei essas dicas que considero valiosíssimas para que não passemos aperto e que possamos ter segurança onde estivermos.  Espero que tenha gostado e faça bom proveito de cada uma delas. 

@giselajansenoficial 

Gisela Jansen

LEIA TAMBÉM
Gisela Jansen
Últimos posts por Gisela Jansen (exibir todos)
5 1 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais novos Mais votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
JULIANA GORLA VILLAS BOAS
JULIANA GORLA VILLAS BOAS
5 meses atrás

Maravilhosa minha amiga!!! Dicas que fazem toda a diferença!!!⚘⚘⚘

Scroll to top
1
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x