Compra consciente

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar

pexels photo 3769747 - 40EMAIS

Olá! Vamos falar sobre compras? Quem não gosta de uma, ou algumas peças novas no closet?

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Sapato, então! As mulheres, principalmente, amam um sapatinho novo.

Nos últimos tempos, temos escutado muito sobre o conceito de compra consciente. E nesse ano de 2020, mesmo que forçados, ressignificamos muitas coisas, uma delas foram as compras sem propósito.

pexels photo 4173175 - 40EMAISMas, passados os meses de isolamento e com a retomada das nossas atividades “normais”, vem o alerta para esse impulso de comprar. Só uma blusinha, um sapatinho, tá na promoção…

Existem pessoas que precisam comprar alguma coisa quando saem de casa; e há as que vão para o outro extremo, não gostam de comprar nada. Com qual perfil você se identifica?

 Vamos refletir um pouco sobre nossos hábitos de consumo.

Na maioria das vezes, compramos com o emocional. Quando vemos uma peça que nos atrai, nossa mente age como se já possuíssemos, como se a compra já tivesse ocorrido. Só depois vem o racional e começa a falar: será que eu precisava? Nem ficou tão bonito assim…

pexels photo 3480353 - 40EMAISUma verdadeira tortura. Então, porque não trazer essa consciência antes?

É uma questão de hábito que, depois de criado, essas compras por impulso vão ficando no passado. Essa consciência faz com que nos tornemos cada vez mais assertivos com o que entra no nosso guarda-roupa e, por consequência, na nossa vida.

Consumir com limites é extremamente saudável e natural. Consumimos água, luz, alimentos e até o ar para vivermos. Mas, a necessidade dos seres humanos vai além. Precisamos também de roupas, sapatos, itens de higiene, eletrodomésticos, eletrônicos, uma lista infinita de necessidades cada vez maiores e criadas justamente para aumentar o consumo.

 

E aí mora o perigo, porque esse consumo de bens e serviços ocorre de forma descontrolada, afetando o equilíbrio do planeta. Segundo o relatório O ESTADO DO MUNDO, a população mundial já consome 30% a mais do que o planeta consegue repor. Se tiver curiosidade sobre o assunto, visite o site worldometers.

A compra consciente só traz benefícios para nós, para o meio ambiente e para a sociedade em geral. Além de gastar menos, acumulamos menos. Isso gera uma vida mais funcional e menos repleta de contas e de itens inúteis. O meio ambiente agradece, pois diminui a necessidade de exploração de matéria prima e de lixo produzido, lembrando que a reciclagem no Brasil é baixa. Segundo pesquisas, apenas 3% de tudo que usamos é reciclado.

 Então, vamos fazer nossa parte?

Vou deixar aqui seis perguntas pra se fazer antes de comprar:

1- Estou precisando mesmo?

2- Essa peça vai compor com as que eu já tenho?

3 – Amei? (porque só gostar não vale)

4 – Tenho algo parecido?

5 – Posso pagar?

6 – Vou usar e aproveitar muito?

Se precisar de colinha no início, leve. Te garanto que sua forma de comprar vai mudar.

 Deixo aqui uma reflexão (minha):

Será que a felicidade proporcionada pela aquisição de bens não é transitória e acaba por nos colocar em um ciclo vicioso sem fim de compras? Ou nossa felicidade está mais intimamente ligada às relações, aos afetos? Amor, amizade, paz, serenidade etc…

 Abraços e até a próxima!

 
conceito

O conceito indispensável para o seu sucesso nas vendas

futuro da empresa

Empreendedor: qual o futuro da empresa?

cinto

Aprenda a escolher o cinto perfeito

números

Os números te perseguem!

cropped cabecalho - 40EMAIS

Mais nessa Coluna

Marcia Janz

Conheça a Coluna de Marcia Janz
Márcia Janz, Consultora de Imagem e Estilo. Formada em Comunicação, Gestão de pessoas e curso complementar em Psicanálise. Sou amante das relações humanas e apaixonada pelo universo da beleza desde sempre. Sou filha de uma Cabeleireira e cresci assistindo minha mãe transformar mulheres. Sabe o que mais me chamava atenção e que lembro até hoje? Como as mulheres entravam no salão de um jeito e saiam totalmente diferentes. Não falo somente da aparência, que sim, mudava muito, mas de ver todas saindo sorrindo e esbanjando autoestima! Então a paixão se transformou em missão: Despertar a beleza única e a autoestima das mulheres. Trabalhei como cabeleireira por mais de 10 anos. Hoje atuando exclusivamente e me especializando nessa área da consultoria de imagem e estilo pessoal, que realmente transforma vidas! Nesse momento ímpar que vivemos, com a necessidade de isolamento social, me especializei em atendimentos on-line e sigo ajudando mulheres no autoconhecimento do vestir, da autoimagem e do poder de se comunicar positivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =

Scroll to top