fbpx

Criando laços conscientes de amor nos relacionamentos

Fotos colunistas elis borsoi

Por Elis Borsoi

amor


Quando falamos de amor na visão sistêmica de Bert Hellinger, nos referimos ao amor cego e ao amor consciente. O texto abaixo foi retirado do livro “A fonte não precisa perguntar pelo caminho” do mesmo autor, quando Hellinger relata sobre o maior bem de uma criança:

Para a criança é o amor e, de fato, no sentido de: “Eu quero pertencer a vocês de qualquer maneira, não importa o que me custe, mesmo que me custe a vida”. Esse é o amor da criança. Esse amor é cego porque a criança tem, ao mesmo tempo, a ideia de que pode salvar seus pais quando não estiverem bem. Por isso, crianças quando assumem isso para os pais não têm medo da morte e não têm medo do sofrimento e não têm medo da culpa.

Quando nos referimos à lei do “Pertencimento” de Hellinger estamos nos referindo à esse amor cego que vem à tona para ser leal a um ente querido. Uma criança, na sua inocência, acredita que pode salvar a vida ou até mesmo o casamento de seus pais, e, por esse motivo, pode repetir na vida adulta essa dinâmica ou padrão de achar que deve fazer tudo pelos outros, ou seja, salvar as pessoas do sofrimento e até mesmo da morte. Essa pode ser a origem de muitas doenças como o câncer, segundo Hellinger.

Quando colocamos os representantes (adulto, criança interior, mãe e pai) em uma constelação familiar trazemos a luz à essa criança para que ela deixe de amar os pais dessa maneira cega.  Assim, a mãe vê como esta criança sofre e faz com que ela renuncie esta ideia de amor cego. Por outro lado, a criança é acolhida e vista pelo seu adulto e passa a olhar suas dinâmicas familiares de uma forma mais saudável e prazerosa. Diante disso, o caminho para o amor consciente fica aberto para que este adulto comece a tomar as rédeas da sua vida sem precisar levar o peso da repetição desses padrões familiares.

Espero ter contribuído, por meio desse texto, com a criação de laços conscientes de amor nos seus relacionamentos. Para saber mais ou agendar uma Constelação Familiar Online para vivenciar esse processo transformador de maneira personalizada e única, estou à disposição nas minhas redes sociais/whatsapp  no site: https://www.elisborsoi.com/.

 LEIA TAMBÉM
Elis Borsoi
Últimos posts por Elis Borsoi (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x