Dia Internacional da Mulher: é preciso resgatar o Sagrado Feminino

Gostei

.

COMENTAR(2) Compartilhar

Dia Internacional da mulher

Oito de março é o Dia Internacional da Mulher, data em que as mulheres são homenageadas por sua força e conquistas no mundo todo. Mas, vamos entender um pouquinho mais sobre este marco.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

A data relembra o 8 de março de 1857, que ficou marcado na história como o dia em que patrões e forças policiais trancaram as portas e atearam fogo a uma fábrica de tecidos com 129 tecelãs dentro. Nenhuma sobreviveu. Isso aconteceu pelo fato de que essas mulheres haviam realizado uma greve, em nome da redução na carga horária de trabalho.

Na verdade, esta é apenas uma ponta do iceberg quando lembramos episódios históricos de violência contra a mulher, nas suas mais diferentes manifestações (falta de liberdade, violência física, exploração sexual, exploração econômica). Este triste cenário já acontece de uma forma mais ampla desde os primórdios da civilização.

Quando pensamos na sociedade patriarcal em que vivemos, onde tudo parece estar bem enraizado, é difícil pensar que já houve um tempo em que mulheres e homens viviam em igualdade de direitos e manifestações. Mas, segundo historiadores, esse período existiu.

Continua após a publicidade

O Sagrado Feminino remete a um comportamento antigo, mais precisamente, nos convida a voltar ao período Paleolítico (100.000 a 10.000 a.C), quando a mulher e a natureza (considerada deusa-mãe) eram valorizadas e consideradas sagradas. Esculturas femininas, além de escavações arqueológicas que revelavam o comportamento de saudar a natureza por meio de rituais, permitiram aos pesquisadores estudar as chamadas sociedades matriarcais.

E é justamente por meio do resgate desses comportamentos que o Sagrado Feminino vem sendo cada vez mais difundido entre as mulheres. O movimento procura despertar a consciência da essência e do poder feminino, de gerar a vida, de nutrir, de semear, de cuidar.

A cultura do patriarcado feriu este conceito desde o início das civilizações (com o surgimento das cidades) e acabou rompendo a sacralidade feminina que precisa ser urgentemente restabelecida. Trata-se de uma tarefa para toda a humanidade, em todos os cantos do mundo, pois o patriarcado precisa ser superado para que se restabeleça a igualdade primitiva perdida. Somente assim veremos uma humanidade mais afetiva e justa. 

Mulher ama cuidar, tem vontade de envolver todos que a cercam do mais puro amor e, ao mesmo tempo, é sinônimo de força, de trabalho, de maternidade. Traz leveza ao mundo com todas essas características.

Falando na área de mesa posta, a mulher desenvolve um lindo papel onde leva amor de uma forma ainda mais especial àqueles que a cercam, com beleza à mesa mas, que no fundo, é um gatilho de imensa troca e fortalecimento nos relacionamentos. 

Assim, saúdo todas as mulheres por este dia especial que traz tantas reflexões (inclusive as antepassadas que lutaram para cada conquista que temos hoje). Somos sinônimo de cuidado, afetividade, força e amor em toda a sua complexidade. 

Finalizo deixando a minha forma de amar para vocês com uma mesa posta bem linda e especial, tentando demonstrar toda essa força e doçura ao mesmo tempo! Espero que gostem. Comentem aqui o que acharam.

dia internacional da mulher

 

 

dia internacional da mulher

dia internacional da mulher

dia internacional da mulher

 

Querem ver mais inspirações e dicas sobre mesa posta, etiqueta e tudo sobre o mundo do receber bem, estou a disposição sempre nas minhas  redes sociais 

Instagram – https://instagram.com/mesarequinte

Facebook – https://www.facebook.com/mesarequinte/

Youtube https://youtube.com/channel/UCnhKXqOJDIVMxfkTvLAMLPw

Ou através do seguinte e-mail: julianagorla@gmail.com.

Me despeço por aqui! Já estou ansiosa para dar mais dicas maravilhosas para vocês nos próximos conteúdos. Aguardem!!!

Com Carinho

JULIANA GORLA VILLAS BOAS

juliana gorla

Consultora em Etiqueta |Especialista em Mesa Posta | Cursos online e presenciais | Ambientação de sets para foto e vídeo profissional | Treinamento de refinamento de funcionários e Etiqueta Corporativa |Influencer e Criadora de conteúdo digital para lojas físicas e online

 
carreira

Como fazer uma transição de carreira sem traumas?

superalimentos

Superalimentos: Nutrientes concentrados para turbinar sua saúde!

inteligência musical

Inteligência Musical – a música nos convida ao movimento e a relação interpessoal

povos indígenas

Povos Indígenas e o Turismo Sustentável

cropped cabecalho - 40EMAIS
  • Turismo & ideias

    Turismo & Ideias

    Treinamentos, Eventos e Consultoria na área de Turismo. 10% de Desconto…

Mais nessa Coluna

Juliana Gorla

Conheça a Coluna de Juliana Gorla
Juliana Gorla Villas Boas       Consultora em Etiqueta |Especialista em Mesa Posta – Cursos Online e Presenciais      Ambientação de sets para foto e vídeo profissional     Treinamento de refinamento de funcionários e etiqueta corporativa     Influencer e Criadora de conteúdo digital para lojas físicas e online Contato:julianagorla@gmail.com     Instagram @mesarequinte     YouTube @julianagorla

2 Comentários

  1. Juliana7 de março de 2021

    Eu amei escrever este texto pra vocês! Direto e cheio de informações pra muitos desconhecida!

    Gostou do conteúdo? Não esqueça de deixar seu comentário!

    Para mais dicas e inspirações, siga no Instagram @mesarequinte

    Responder
    1. Monika Dunko7 de março de 2021

      Ju querida! Seu artigo está espetacular! Parabéns! Feliz Dia Internacional da Mulher a você e todas as mulheres que fazem parte do nosso cotidiano! 🙏😍

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =

Scroll to top