fbpx

Dress Code: sua roupa de trabalho e você

Fotos colunistas marcia janz 1

Por Márcia Janz

 

dress code


Cada profissão tem o seu dress code, o seu código de vestimenta. Por ele, é transmitida a mensagem que cada segmento tem, uma necessidade, às vezes implícita, por um tipo de traje. Vamos clarear esse assunto!

Clique e Assine o 40EMAIS e ganhe acesso completo ao conteúdo exclusivo do Portal, como Workshops e Mentorias, além de muitos descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Você precisará se adequar ao dress code da profissão que escolher ou a que já atua, para se conectar e criar credibilidade com seus clientes. Nesse novo normal, que é a vida online hoje, na maioria das vezes escolhemos os prestadores de serviço ou produtos com apenas alguns clicks, seja pelo Instagram, Facebook e até pela foto do perfil do whatsapp. Sim, o assunto é sério! 

dress code

Já parou para analisar suas fotos nas redes sociais? Elas comunicam e vendem você! 

Venho batendo nessa tecla por aqui, porque a necessidade de clareza e prática desse assunto para muitos é complexa. Mas, como tudo na vida, basta um pouco de conhecimento, dedicação e prática e logo se tornará algo tão simples e rotineiro como escovar os dentes.

Também é desafiador, mas não menos necessário colocar sua assinatura, seu estilo pessoal, sua intenção e preferências em qualquer que seja o seu dress code. 

Isso será um diferencial na hora da escolha do seu futuro cliente.

Um alerta que sempre dou às minhas clientes de consultoria de imagem é que não tem receita de bolo, melhor, não busque respostas prontas em tendências e moda. Entenda os papéis que desempenha em suas rotinas: casa, lazer e trabalho. 

dress code

Busque lá no íntimo quem você é ou almeja ser dentro da sua profissão, com sua família e amigos, e nunca deixe sua essência e estilo único de lado. Nada mais lindo e cativante do que autenticidade. Estamos falando de coerência no nosso vestir para comunicar nossas competências, não de robôs ou seres humanos engessados, ok? 

Nada de ditadura, falo de uma liberdade com intenção!

O que funciona para uma advogada não funciona para uma professora de ensino infantil. Cada uma precisará se comunicar com seu público e estar confortável e confiante no seu papel. Não tem como uma professora sentar no chão em uma dinâmica com suas crianças de terninho alfaiataria, ou uma advogada estar em uma audiência de camiseta e calça jeans concordam?

 

Outra dica: acima de tudo, olhe primeiro para você!

Olhe para dentro, sinta qual sua missão e o papel que quer desempenhar no mundo. Esse autoconhecimento é que fará a sua assinatura única, seja em qualquer profissão, mesmo que precise usar um uniforme determinado por uma empresa. 

É importante ter a sua imagem coerente com o seu negócio, mas acima de tudo, não perca sua essência. 

Dessa forma, e com essa dedicação na sua forma de vestir e se comunicar pela sua imagem, você conseguirá transmitir credibilidade, confiança e profissionalismo para quem quer que se aproxime de você. E o melhor de quando esse autoconhecimento no vestir acontece, não é só sua vida profissional que é impactada, mas todas as áreas sentirão esse benefício. Isso significa cuidar do seu marketing pessoal, mostrar que é possível gerenciar as experiências que causa nas pessoas que se aproximam de você. 

Você detém o poder porque adquiriu a capacidade de se comunicar com intenção!

Abraços e até a próxima!

@estilosas.com

LEIA TAMBÉM

Marcia Janz
Últimos posts por Marcia Janz (exibir todos)
5 1 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x