fbpx

Dubai

Selma Cabral

Por Selma Cabral

Dubai

Quer fazer uma viagem deslumbrante e surpreendente, que pode incluir desde um belo salto de paraquedas a um delicioso sobrevoo de balão ao nascer do sol? Então vá a Dubai!! 

Eu ainda pretendo conhecer o deserto e fazer o famoso e popular 4×4 com jantar em acampamento até um delicioso passeio de balão ao nascer do sol. O deserto é a grande atração, mas é possível também aproveitar alguns resorts maravilhosos!

Extremamente cosmopolita, possui mais de 80% da população formada por estrangeiros que, junto aos locais, recebem muito bem turistas do mundo todo. E surpreende com seu crescimento e capacidade de renovação e o desejo de atrair cada vez mais visitantes.

Tudo é construído para ser o melhor ou o maior do mundo. E não é brincadeira. Os planos são sempre grandiosos. O melhor de tudo é saber que tudo de fato, se torna realidade. Podemos esperar para os próximos anos a maior roda gigante do mundo, o novo maior edifício do mundo, uma ilha inteira voltada para o entretenimento noturno e alguns museus e parques espetaculares que estão sendo construídos na região. 

Dubai

Tudo começou com a descoberta de petróleo na década de 1960. Mas a cidade não parou por aí e investiu forte no turismo para atrair milhões de viajantes todos os anos em busca de experiências únicas. Se você também quer ser surpreendido pela cidade aproveite essas dicas sobre os melhores pontos turísticos; os principais passeios, como não poderia faltar, as boas ofertas de compras e afinal, estamos falando de um destino livre de impostos! Seja bem-vindo a Dubai e lembre-se: sempre que você voltar, encontrará uma cidade repleta de novidades!

Para quem quer conhecer é bom se preparar porque não dá para conhecer tudo numa só viagem. O bom é que sempre teremos vários motivos para voltar porque sempre tem novidades.

A maior cidade dos Emirados Árabes Unidos apresenta edifícios extremamente grandes e luxuosos. Vamos apresentar a seguir alguns pontos turísticos que você não pode deixar de visitar durante sua viagem:

pexels shukhrat umarov 15344111- Burj Khalifa – Torre do Kalifa

É o maior prédio construído pelo ser humano com 828 metros. O edifício integra um grande complexo comercial e residencial conhecido como Downtown Burj Dubai e está muito próximo das duas principais avenidas da cidade.

2- Burj al Arab – Hotel mais luxuoso do mundo

É mundialmente aclamado como um dos hotéis mais luxuosos de todo mundo.Dubai Tem serviços de extremo luxo com carros Rolls Royce, helicópteros, restaurantes requintados e um terraço fenomenal. Apesar de não tem a grandiosidade na altura como o Burj Khalifa, o Burj al Arab foi construído em cima de uma ilha de vidro.

3- Gold Souk – Mercado de Ouro

É uma das maiores atrações da cidade. É um local que causa falta de ar e somente vendo para admirar todo esplendor. É um dos maiores mercados do gênero em todo mundo e conta com mais de 300 lojas ligadas ao ramo. Dubai é um dos maiores representantes de ouro em escala mundial tendo em vista comercializa 20% do ouro em todo mundo.

 

 

4- Palm Jumeirah – Palmeirinha

Vereinigte Arabische Emirate Dubai Palm Jumeirah und Dubai Marina im Vordergrund das Hotel Atlantis panoramio

Corresponde a uma das inúmeras ilhas artificiais presentes em Dubai. A Palm Jumeirah é a menor das três ilhas do complexo Palm Islands. Tem formato de uma palmeira sendo composta pelo tronco, uma coroa com 17 copas e uma ilha crescente que circunda a palmeira. É uma área residencial que tem várias atividades de lazer e relaxamento. Conta com mais de 25 hotéis de renome internacional como o Hilton e o Metropolitan.

5- Deserto de Dubai

Dubai

O Deserto de Dubai faz parte do Deserto Arábico e é destino fundamental para os viajantes que buscam paisagens naturais de tirar o fôlego. O ponto turístico conta com experiências visuais como a vista das dunas ao pôr do sol. Existem também acampamentos temáticos que oferecem passeios de camelos, sandboard, tatuagens e outras atividades locais.

Fonte:https://www.diariodocentrodomundo.com.br/8-pontos-turisticos-mais-visitados-em-dubai-e-abu-dhabi/

Dicas:

DubaiGeral

Em Dubai a língua oficial é o árabe, mas, o inglês é falado amplamente na cidade. A maioria da população é de estrangeiros, e é comum que todas as placas de sinalização, panfletos informativos, cardápios etc. estejam escritos nas duas línguas.

O padrão de voltagem em Dubai é de 220V. A tomada é de três pinos no padrão britânico, com dois pinos paralelos retos e um terceiro redondo, formando um triângulo equilátero. É comum nos hotéis encontrar tomadas de vários formatos para aparelhos eletrônicos, entre elas a tomada USB.

Se o seu aparelho tenha tomada no padrão brasileiro, não esqueça de levar um adaptador. Atenção na hora de ligar os eletrônicos na tomada, eles podem ter a voltagem diferente.

O fuso horário em Dubai é de +7 horas em relação a Brasília (GMT+4). O jet lag é comum em viagens com diferença tão grande de fuso. Aproveite para entrar no horário local já durante o voo.

Os dias úteis em Dubai são de domingo a quinta-feira. Sexta é o dia sagrado e sábado funciona como o nosso domingo.

A principal religião dos Emirados Árabes Unidos é o islamismo.

Dinheiro

A moeda oficial de Dubai é o Dirhan (AED). A cotação, em relação ao dólar, é de USD 1 para AED 3,675. Será quase impossível encontrar a moeda dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, por isso será necessário levar outras formas de pagamento, como dólar, euro e cartões de crédito. Casas de câmbio estão disponíveis no aeroporto, assim como caixas eletrônicos para saque da moeda em espécie. Verifique com a casa de câmbio se ela aceita a troca do dinheiro de volta pela mesma cotação. Tal serviço é comum nas casas de câmbio do aeroporto.

Cartões de crédito e débito são amplamente aceitos e caixas eletrônicos estão espalhados por toda a cidade. Lembre-se sempre de desbloquear o cartão para uso no exterior e nunca leve apenas uma opção de pagamento.

Em Dubai, os produtos e serviços estão livres de impostos, por isso não há como solicitar o tax refund (restituição de imposto). Ainda assim, lembre-se de guardar as notas fiscais de compras para, caso seja necessário, apresentar na Receita Federal ao desembarcar no Brasil.

As gorjetas em Dubai são, no geral, de 10% do valor total da conta para restaurantes e táxis, mas o valor não é obrigatório. No caso de serviços, como de hotelaria, é comum a gorjeta de AED 5. Fique atento à conta para ter certeza de que o valor final já não está com a gorjeta incluída.

Caso seja solicitado no hotel um cartão de crédito para valor caução (no caso de consumo), solicite o comprovante de cancelamento do valor na saída do hotel. Lembre-se de pedir a fatura de consumo, mesmo que não haja consumo nenhum, assim como a nota fiscal da hospedagem. Evite problemas com cobranças indevidas.

Ao fazer uma compra nos souks de Dubai, lembre-se de sempre pechinchar. Faz parte da prática habitual de comércio na região e o valor da mercadoria pode baixar consideravelmente.

Documentação 

Brasileiros não precisam de visto para entrar nos Emirados Árabes Unidos e, consequentemente, em Dubai. O visto de visitante é concedido na entrada do país e é válido por seis meses para até noventa dias de permanência com múltiplas entradas.

O passaporte é documento obrigatório para quem deseja visitar Dubai. Ele deve ter a validade mínima de seis meses.

Para quem pretende dirigir em Dubai, será necessário ter a PID (Permissão Internacional para Dirigir). A Carteira Nacional de Habilitação não tem validade nos Emirados Árabes. De todo modo, é sempre aconselhável ter a PID para viagens internacionais.

Evite andar com o passaporte na rua. Deixe-o guardado em local seguro no hotel e use a carteira de motorista apenas acompanhada de uma cópia do passaporte. Tenha sempre também uma cópia do passaporte online (no e-mail, por exemplo). Em caso de perda, comunique imediatamente à embaixada ou ao consulado mais próximo. A cópia do passaporte facilitará a retirada de um documento de emergência.

Segurança

Dubai é um destino extremamente seguro para o turismo. Dificilmente são vistos crimes violentos e pequenos delitos — como furtos — são muito incomuns, principalmente nas regiões mais turísticas. Caminhar pela cidade, mesmo à noite, é bastante tranquilo. Não há problema em tirar fotos e andar com celular na mão. Claro que cuidados básicos são sempre bem-vindos, especialmente em locais cheios, como transporte público e praia.

Fotografias

Alguns cuidados devem ser tomados na hora de registar a cidade. Prédios do governo não podem ser fotografados e você poderá ser alertado pelo segurança sobre a proibição. É importante também estar atento a fotos de pessoas, especialmente de mulheres muçulmanas. Muitas vezes elas podem não gostar do registro. Evite fotos de pessoas específicas para não ter problemas, principalmente se você for homem e fotografar uma mulher.

Costumes e vestimentas

Apesar de ser uma cidade muçulmana, Dubai é bastante liberal. É comum ver mulheres vestidas normalmente, como estamos acostumados a ver em todo o mundo. Ainda que roupas comuns sejam aceitas, não é de bom tom mulheres usarem modelos decotados demais, saias curtas, barriga de fora, roupas muito justas ou blusas de alcinha. A religião muçulmana é amplamente praticada na cidade e algumas roupas podem ofender aos moradores. Mesmo que ninguém seja incomodado pelo uso das roupas, é importante respeitar as tradições locais e evitar constrangimentos. Dentro dos hotéis, as regras ligadas à religião muçulmana são bem menos restritas.

Lenços não são obrigatórios na cabeça, mas é sempre bom ter um na bolsa, especialmente para visitar mesquitas ou outros locais religiosos. Em Abu Dhabi, a vestimenta é bastante rígida para a visita à Gran Mosque, porém eles emprestam roupas no local para quem não está vestido adequadamente.

Biquínis e sungas são aceitos e o uso é muito comum nas praias, piscinas de hotéis e parques aquáticos. Mesmo os biquínis de modelo brasileiro poderão ser usados. Roupas de banho são permitidas apenas no ambiente da praia, da orla, parques aquáticos e piscinas de hotéis. Não é permitido circular de biquíni na cidade.

Roupas leves e frescas são excelentes para todo o ano. Lembre-se, entretanto, de que há muitos estabelecimentos com ar-condicionado. Além disso, durante o inverno, faz bastante frio no deserto. Tenha sempre um casaco para emergências.

Bebidas alcoólicas são permitidas apenas dentro de bares, restaurantes e hotéis que possuem permissão para venda. Não é permitido beber na rua, assim como andar bêbado pela cidade ou na praia.

A alimentação em Dubai é bastante internacional, porém um item específico será difícil de encontrar: carne de porco. A carne do animal tem consumo proibido entre os muçulmanos, porém há alguns poucos restaurantes que vendem.

Em Dubai, os cumprimentos são regidos pela religião. Caso seja mulher e encontre um homem muçulmano, aguarde o cumprimento dele e nunca estenda a mão primeiro. Na dúvida, apenas faça um aceno com a cabeça e erga a mão até o coração. No caso de um homem que vá cumprimentar uma mulher muçulmana, nunca encoste nela. Apenas acene com a cabeça, mas sem contato físico. Entre pessoas que não seguem a religião, um aperto de mão é o cumprimento mais comum.

Demonstrações de afeto, nos moldes brasileiros, não são permitidas em público. Andar de mãos dadas tudo bem, mas se deve evitar beijos e outras demonstrações de carinho mais animadas.

Saúde

Dubai conta com ampla rede de atendimento médico de padrão internacional. Lembre-se de fazer um seguro de viagem, ninguém está livre de ter uma emergência médica. As farmácias, entretanto, não são tão acessíveis como em países como os EUA. Por isso, leve todos os remédios de uso contínuo ou que possam ser necessários durante a estada naquele país.

Nenhuma vacina é obrigatória para quem pretende visitar os Emirados Árabes Unidos.

A água da torneira em Dubai é potável, porém evite tomar para não ter problemas estomacais.

Lembre-se de se manter sempre muito hidratado. O clima em Dubai é extremamente quente e seco, o que pode causar dor de cabeça, náuseas e, em casos mais graves, desidratação severa.

Telefonia e internet

O código de Dubai é +971.

Fique atento ao uso do pacote de dados do Brasil no exterior, ele pode custar uma fortuna. Sendo assim, a melhor opção é desativar todas as funções de dados do seu telefone e usar apenas o Wi-Fi ou chip do exterior. Caso pretenda usar muito a internet ou sistema GPS, é aconselhável adquirir um chip local, disponíveis nos shoppings e grandes centros comerciais. Para a compra, será necessário apresentar o passaporte, a carteira de motorista não é aceita. Os preços de pacotes de dados para turistas são diferentes dos preços para moradores.

Wi-Fi é comum por toda a cidade, inclusive em praças públicas, hotéis, restaurantes, transportes públicos e shoppings.

Dubai

Quando ir: O clima em Dubai se divide em duas estações: a quente e a muito quente. Durante todo o ano, não há refresco para os visitantes que desejam passar alguns dias por lá. Claro que há meses do ano mais agradáveis, quando é possível até mesmo apreciar atividades ao ar livre. Contudo, no auge do verão, quando o termômetro bate facilmente os 40°C, andar na rua é praticamente impossível.

A alta temporada em Dubai é marcada pelo clima mais ameno do inverno, especialmente entre os meses de novembro e abril. Nesse ínterim, os moradores aproveitam para investir em passeios ao ar livre, refeições nas varandas dos restaurantes, dias na praia e até mesmo nos passeios pelo deserto. Durante esse período, a cidade está em pleno funcionamento, com todas as atrações abertas e repletas de público. A alta temporada marca também o aumento nos preços das hospedagens, já que o fluxo de turistas se torna mais intenso. Se você deseja aproveitar a cidade por completo, pense seriamente em ir durante o inverno. À noite, dá até para sentir um friozinho e experimentar a sensação de botar um casaco.

O mês de maio marca o aumento significativo da temperatura e andar na rua já se torna uma tarefa bastante desagradável. O auge da alta de temperaturas acontece no verão, especialmente nos meses de junho a setembro, quando os termômetros chegam tranquilamente à casa dos 40°C e a incidência de chuva é praticamente zero. Nesse período, o fluxo de turistas é bem menor e algumas atrações permanecem fechadas, como o Miracle Gardens e a Global Village. A vantagem de viajar no verão é a baixa no preço dos hotéis. Hospedagens oferecem grandes descontos e um hotel luxuoso pode ser bem mais acessível. Entretanto, tenha em mente que o calor é tão intenso que ele pode realmente estragar a viagem. Vale dizer também que as atrações estarão restritas a ambientes climatizados com ar-condicionado. Sendo assim, esqueça feiras, cinemas ao ar-livre e eventos na praia. Lembre-se também de se manter muito bem hidratado.

Outro período que marca uma mudança significativa na cidade é o Hamadan, que segue o nono mês do calendário islâmico e por isso não tem data fixa no calendário gregoriano. O Hamadan tem duração aproximada de um mês e é marcado pelo jejum e outros rituais dos muçulmanos em celebração ao Alcorão, o livro sagrado para a religião islâmica. Durante o Hamadan, muitos estabelecimentos permanecem fechados durante o dia ou têm horários e forma de funcionamento alterados. É o período em que se sente com mais intensidade a questão religiosa em Dubai. Caso deseje vivenciar Dubai por completo e durante todo o dia, não recomendamos a visita durante o mês do Hamadan. Para saber a data exata, é necessário consultar o calendário islâmico do ano da sua viagem.

Veja as médias anuais de temperatura e índice pluviométrico.

  • Janeiro – 13.2°C / 24.1°C / 17 mm
  • Fevereiro – 14°C / 24.6°C / 28 mm
  • Março – 16.8°C / 28°C / 13 mm
  • Abril – 19.3°C / 31.6°C / 8 mm
  • Maio – 23°C / 36°C / 0 mm
  • Junho – 25.7°C / 38.3°C / 0 mm
  • Julho – 28.5°C / 39.8°C / 0 mm
  • Agosto – 28.5°C / 40°C / 0 mm
  • Setembro – 25.6°C / 38.4°C / 0 mm
  • Outubro – 22°C / 34.6°C / 0 mm
  • Novembro – 17.6°C / 30.6°C / 5 mm
  • Dezembro – 15°C / 26.6°C / 16 mm

* Com dados do climate-data.org

* Esse texto sobre Dicas de Dubai faz parte do guia de Dubai no Melhores Destinos

LEIA TAMBÉM

Selma Cabral
Últimos posts por Selma Cabral (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x