E agora? Viajar ou não viajar?

Selma Cabral

Por Selma Cabral

viajar


Quando começamos a nos preparar para voltar a viajar, as fronteiras reabriram, e aí vem mais uma variante da Covid-19. Essa devidamente batizada de Ômicron. E chegou causando: as bolsas caíram, reservas estão sendo canceladas, fronteiras novamente fechadas e volta tudo de novo: insegurança, medo….

Viajar ou não viajar eis a questão. São tantos meses de isolamento que já nem sabemos que atitude tomar ou para onde ir. Mas o fato é que a maioria das pessoas querem viajar, e por vários motivos: descansar, tirar o estresse dos últimos meses, se reconectar consigo mesmo e até para não fazer nada literalmente.

Mas calma que para tudo tem um jeito. Podemos aproveitar e ficar próximos, em nosso país, estado, cidade que garanto tem muitos lugares que não conhecemos. Se resolver viajar, continue tomando todos os cuidados e seguindo os protocolos que já estamos habituados.

E para não perder a esperança vamos conhecer alguns lugares bem legais cheios de natureza, pertinho de São Paulo e que com certeza vai agradar todas as idades, com muito verde, ar puro e diversão garantidos.

Fugir do agito de São Paulo e mergulhar na natureza é um dos sonhos de muitos paulistanos. Para isso, não é preciso enfrentar horas e horas na estrada: felizmente, algumas cidades próximas a capital são verdadeiros refúgios em meio ao verde e paisagens naturalmente bonitas.

Guararema: fica a aproximadamente 1 hora de São Paulo e é uma incrível opção de passeio bate e volta para quem quer sair da rotina e conhecer um lugar novo cheio de atrações incríveis. O local, que chama atenção por sua quantidade de passeios gratuitos, é muito procurado por quem quer conhecer lugares novos sem gastar muito.

viajar

Por lá, encontramos um charme sem igual: uma cidade antiga que une a natureza com construções históricas. A combinação não poderia ser melhor: o visitante volta ao passado em uma época em que o tempo passava devagar e o transporte era feito por antigas locomotivas.

SOCORRO: a 130 km de São Paulo, é o destino perfeito para uma viagem próxima a São Paulo. Com muitas atividades ao ar livre, a cidade é referência quando o assunto é turismo de aventura. Para crianças, famílias e casais, o local é uma ótima opção de viagem curtinha, perfeita para conhecer durante um feriado, por exemplo. Sem falar que o destino não exige muito planejamento.

Um dos lugares mais bonitos de Socorro é a Gruta do Anjo, uma gruta artificial, formada na década de 1960 em decorrência da extração dos minerais de Quartzo. Quando foi desativada, infiltrações criaram uma incrível piscina natural, com águas cristalinas, onde os visitantes podem percorrer suas extensões de pedalinho. É cobrado o valor de R$ 25 por pessoa aproximadamente

São Francisco Xavier: fica localizada a 150 km de São Paulo, no município de São José dos Campos. O destino é muito procurado por casais e pessoas que gostam de se sentir perto da natureza e aproveitar o melhor que ela pode oferecer. Ao todo são inúmeras trilhas, passeios para visita de cachoeiras e lugares incríveis para conhecer.

viajar

A cidade de São Francisco Xavier possui cachoeiras para todos os gostos. A mais visitada é a Cachoeira Pedro Davi, que fica a 3 km do centro da cidade e é possível visitá-la de carro. Outra opção é a visita à Cachoeira do Roncador, localizada em uma propriedade privada, onde há opções de hospedagem, restaurante e atividades como trilhas e montain bike.

MONTE VERDE: A apenas 164 km de São Paulo, a charmosa cidade mineira de Monte Verde é um dos destinos preferidos dos turistas que gostam de relaxar, mas ao mesmo tempo são fãs aventura e boa gastronomia. Refúgio perfeito e aconchegante para o inverno, a cidade também é a pedida certa em qualquer época do ano e não apenas quando as temperaturas estão baixas.

viajar

Para quem gosta de contato com a natureza, o Parque Ecológico Verner Grinberg é o passeio ideal. Isso porque é lá que estão as principais trilhas da cidade, bem como revela um lado quase desconhecido de Monte Verde: com muito verde e calmaria.

Cunha: A cidade serra entre São Paulo e Rio de Janeiro é um daqueles lugares charmosos que mais parece ter saído de um conto de fadas. Em meio a Serra do Mar, o destino é o refúgio perfeito para aproveitar atrações naturais e paisagens surpreendentes. A principal atração e o cartão-postal de Cunha são certamente seu Lavandário: um incrível campo com flores roxas que transforma o local em um cenário dos sonhos.

Devido às altas altitudes, a cidade possui vistas privilegiadas e uma das mais incríveis é a da Pedra da Macela. A impressionante vista do alto da pedra alcança a Ilha Grande e as baías de Paraty e Angra dos Reis. A maior parte do percurso é feita de carro e depois 2 km de caminhada até o topo (são quase 1.900 metros de altura).

Brotas: localizada a apenas 250 km da capital, possui incríveis programas para os fãs de natureza e ecoturismo. Suas atividades combinam a aventura dos esportes com a tranquilidade das paisagens, criando um cenário de tirar o fôlego. É a viagem perfeita para quem quer fugir da correria da cidade e aproveitar momentos de sossego – sem falar que o local é recheado por cachoeiras e trilhas.

viajar

A atração imperdível de Brotas é a visita à Areia que canta. Trata-se de uma nascente gigante com águas cristalinas que brotam em meio a uma areia muito branca – feita de finíssimos grãos de quartzo, que produzem som de cuíca quando friccionados (originando o nome). O banho refrescante é uma recompensa em meio às árvores e à natureza intocada.

Bueno Brandão: Típica cidade mineira que abriga incríveis atrações e uma gastronomia de deixar qualquer um com água na boca. Localizada a cerca de 180 km de São Paulo, a cidade do sul de Minas encanta por sua simplicidade e charme, além de, claro, suas 33 cachoeiras!

Uma das cachoeiras mais visitadas e preservadas da região, a Cachoeira dos Luís possui duas quedas paralelas que formam pequenos poços para banho, com grandes pedras para tomar sol. O acesso se dá por trilha de dificuldade fácil, sendo um ótimo roteiro para se refrescar em meio ao sol que faz na região.

PARQUE ESTADUAL TURÍSTICO ALTO DA RIBEIRA [PETAR]:Quase na divisa com o Paraná, no extremo sul do estado de São Paulo, está um dos lugares mais legais do Brasil para fazer ecoturismo: o Parque estadual Turístico do Alto Ribeira ou popularmente conhecido como PETAR, local que abriga um incrível número de atrações em meio à natureza, oferecendo um roteiro imperdível para fugir da rotina.

Dividido em quatro núcleos distintos (Santana, Ouro Grosso, Caboclos e Casa de Pedra), o PETAR ocupa uma área de mais de 35 mil quilômetros quadrados – ou seja, seriam necessários vários dias para desbravar tudo por lá. São mais de 300 cavernas (apenas 12 abertas para visitação), cachoeiras e trilhas que levam a lugares incríveis.

ILHABELA: O Litoral Norte de São Paulo é tão incrível que é impossível não se apaixonar. Por lá, existem tantas praias diferentes que todo mundo encontra a sua preferida – desde as mais agitadas até às mais desertas. E quando assunto é Ilha Bela não é diferente: são mais de 40 praias e 40 cachoeiras para ninguém colocar defeito! O destino é um dos roteiros preferidos para quem quer aproveitar praias naturalmente bonitas!

viajar
Maristela Colucci – MTUR

Um dos lugares mais incríveis da Ilha é a Praia do Bonete. Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, ela fica no sul da Ilha e é o passeio perfeito para quem quer se aventurar. Para chegar nela é preciso seguir uma trilha de 12 km de extensão, que se inicia na Ponta de Sepituba e passa pelo Parque Estadual de Ilhabela, atravessando três cachoeiras com águas cristalinas.

Ubatuba: é um daqueles destinos que todo mundo ama e não vê a hora de voltar. Afinal, o local reúne tanto praias paradisíacas quanto paisagens incríveis, que deixam qualquer um de boca aberta. E tem mais: o destino ainda possui programas divertidos, ideais para aproveitar em família e até mesmo com as crianças.

viajar
Rogério Cassimiro – MTUR

Um dos programas mais incríveis de Ubatuba é a Trilha das Praias Desertas, que como diz o nome, é um percurso de dificuldade média de aproximadamente 10 km, que percorre a Serra do Mar e passa por 7 praias incrivelmente paradisíacas! A trilha parte da Praia da Fortaleza e termina na Praia da Lagoinha. A dica é, ao final do percurso, contratar um barco (taxi boat) para fazer o caminho de volta, caso não queira percorrer os outros 10 km.

Tem muitas opções até porque nosso país tem muitos lugares belíssimos, natureza exuberante e tenho certeza de que não importa o Estado que você mora vai encontrar várias opções de lazer em meio a natureza e conseguir viajar, passear e voltar para casa cheio de energia.

Uma ótima semana 😊

Selma Cabral

Fonte: https://www.guiadasemana.com.br

LEIA TAMBÉM

Selma Cabral
Últimos posts por Selma Cabral (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x