Ê, babá, ê, babá, ê

Luiz Cláudio de Santos

Por Luiz Cláudio de Santos

tom jobim


Buenossss.

‘Aqui estamos reunidos

À beira-mar

Nesta noite de ano-novo,

Nesta festa de Iemanjá

Pra prestar nossa homenagem

De coração

Ao grão-mestre dessa ordem

Venerável da canção

Brasileiro de Almeida

De ouro e marfim,

Curumim da mata virgem

Antonio Carlos Jobim.

Ê, babá, ê, babá, ê,

Antonio Carlos Jobim’.

Vocês sabem de quem são esses versos? Não? Eu digo: são do nosso imortal (uhu) Gilberto Gil, em mais uma de suas lindas canções. Porque na história da música brasileira e mundial figuram nomes que são de uma magnitude quase sacra. E um deles é Tom Jobim.

Eu sempre digo que a música que faço é resultado de uma verdadeira miscelânea doida de sons e influências, mas no final das contas chego a um quarteto básico: Chico, Caetano, Gil & Milton. Ao ouvir e seguir esses quatro caras incríveis cheguei àquele movimento da nossa hoje tão maltratada M. P. B. que aconteceu cinco anos antes de eu nascer e que mudou para sempre a minha vida musical: a Bossa Nova.

Pra falar de Bossa Nova, temos de falar do espetacular baiano João, do injustiçado Johnny, da fundadora Nara, de Lyra, de Menescal, de Mendonça, de Billy, de Aloysio, de Baden, de Oscar, de Bôscoli, de Mendes, de Mariano, de Airto, de Deodato, de Banana, de Donato, de Vinicius, bom, de Vinicius já falei. E ainda faltam nomes: a divina Elizeth, Dick & Lúcio, Eça, Sérgio, Telles, caracas, vai faltar espaço. As influências de Debussy, Satie, Ravel, Ary, Dorival.

Mas o papo é o Tom, cazzo (perdoem o palavrão).

Escrevi em uma coluna passada que algumas canções deveriam ser o hino nacional. Por exemplo: imaginem a nossa seleção de futebol perfilada no gramado antes do início da peleja, os jogadores com a mão no peito cantando ‘Garota de Ipanema’ a plenos pulmões. Não seria lindo? Ah, seria, sim. 

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Também em coluna passada eu disse que ninguém retratou o amor como Vinicius de Moraes. Pois agora digo que ninguém retratou o Brasil como Tom Jobim. Antonio Carlos Brasileiro. Ele virou nome de aeroporto e rua e estátua no Rio de Janeiro, mas acho pouco. Tom deveria ser ensinado nas escolas, para que todes crescessem sabendo quem foi esse grande homem, como sabem quem foi Pedro Álvares Cabral. 

Uma das canções mais geniais que ouvi na vida é dele e de Newton Mendonça, a também internacionalmente consagrada ‘Desfinado’. É uma verdadeira aula de música. Isso, sem falar em ‘Samba de uma nota só’, outra aula.

Mas falar de Brasil não é pra qualquer um e esse era um dom do Tom, entre outros. Nas canções, no viver, Tom era brasileiríssimo: ‘Casa de sombra, vida de monge, quanta cachaça na minha dor’. Cara, precisamos resgatar a nossa brasilidade, urgente. ‘Esse Rio de amor que se perdeu’. 

tom jobim

O ano era 1996. Estava em Osaka, Japão. Um querido amigo, japonês, que trabalhava na casa de espetáculos onde a gente se apresentava e que carinhosamente chamávamos de Leandro, certo dia chegou pra mim e me deu de presente um caderno enorme. Ele teve a paciência, comum aos orientais, de tirar cópias de um dos famosíssimos ‘Songbooks’ do talentosíssimo Almir Chediak, que lhe fora dado também de presente por algum outro músico brasileiro e encaderná-las com uma linda capa azul. Imaginem se não cheguei às lágrimas. Ele sabia da minha admiração pelo maestro Tom e me fez esse carinho.

E é isso que era Tom. Era carinho.

Inté.

Besos a todes.

LEIA TAMBÉM
Luiz Cláudio de Santos
Últimos posts por Luiz Cláudio de Santos (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigos
Mais novos Mais votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Katyane Negreiros
Katyane Negreiros
1 mês atrás

Que texto! Cada dia mais me encanto com suas histórias. Parabéns!

Luiz Cláudio
Luiz Cláudio
Responder para  Katyane Negreiros
1 mês atrás

Obrigado.

Rosali Toledo
Rosali Toledo
1 mês atrás

A cada crônica você supera o seu trabalho de pesquisa da MPB.

Luiz Cláudio
Luiz Cláudio
Responder para  Rosali Toledo
1 mês atrás

Obrigado.

Scroll to top
4
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x