Empatia nos relacionamentos

empatiaA palavra empatia tem inúmeros significados, mas pode ser definida como a capacidade que uma pessoa tem em sentir e perceber o que outra pessoa sente se estivesse em uma determinada situação. É algo que construímos ao longo da vida, pois trata-se de uma maneira de praticar o não julgamento por aquilo que uma determinada pessoa fez que pode provocar benefícios ou malefícios a uma outra pessoa ou a ela mesma.

Julgar pode ser algo que fazemos todos os dias de maneira automática, pois estamos analisando o comportamento das pessoas que nos relacionamos. Pode parecer estranho, mas é como se fossemos juízes o tempo todo de nós mesmos e dos outros.

Quando julgamos o comportamento dos nossos pais com relação a nós, não praticamos a empatia por eles e deixamos de olhar para a infância deles e para a maneira que foram cuidados pelos seus pais, ou seja, nossos avós paternos e maternos.

Da mesma forma, quando julgamos um comportamento de um(a) companheiro(a) em um relacionamento amoroso, também deixamos de ter empatia para entender o que motivou essa pessoa a se comportar de determinada maneira, pois pode estar repetindo comportamentos dos seus pais e antepassados.

PRODUTOS 40EMAIS

Logo redondo CURSOS

O 40EMAIS traz para você os melhores cursos, para você dar aquela guinada de 360º na sua vida. Não Perca!

No filme “Nasce uma estrela”, versão lançada em 2018, Ally tem empatia pelo seu marido Jack quando o apoia no tratamento dos vícios de álcool e drogas. Um filme muito interessante, pois mostra como um filho, por amor cego aos pais, tem lealdade a eles os seguindo na morte, de acordo com o pensamento sistêmico de Bert Hellinger, criador das Constelações Familiares.

A empatia é algo que adquirimos com o autoconhecimento e com as experiências que temos ao longo da vida quando observamos os comportamentos das pessoas que amamos e convivemos, seja na vida pessoal ou profissional. Quando a praticamos amamos e agimos de maneira mais consciente. Isso pode proporcionar mais leveza na vida e nos relacionamentos profissionais, familiares e afetivos.

Escrevo mais sobre Constelação Familiar e a visão sistêmica na minha coluna deste site:  https://40emais.com.br/colunas/elis-borsoi/ . Nela há mais de 50 textos que podem ser acessados gratuitamente.

Para saber mais sobre meu trabalho como Terapeuta Sistêmica Familiar, Consteladora Familiar, Autora, Praticante da PNL e Coach, acesse o site:  https://www.elisborsoi.com. Atendimentos online.

LEIA TAMBÉM

Conheça a Coluna
Terapeuta Sistêmica, Consteladora Sistêmica Familiar com bonecos, Treinadora de Pessoas, Palestrante, Coach e Master Coach em Programação Neurolinguística. Especialista em atendimentos online. Autora do livro: INNER DEV®️ - Como Desbugar sua Mente (Ed. Albatroz, 2019). Apaixonada pela natureza, disseminadora de hábitos saudáveis e com responsabilidade ambiental.
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x