fbpx

Empreender: a coragem de tirar um sonho do papel

Érika Klann

Por Érika Klann

pexels oladimeji ajegbile 2696299O Brasil é o país do empreendedorismo. Você já deve ter ouvido alguém falar isso. E os números do Sebrae reforçam essa ideia. A cada ano, o número de empreendedores aumenta no Brasil. 

Os dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o principal programa mundial de pesquisa de atividade empreendedora, mostram um aumento, em 2019, de 16,7% de microempreendedores individuais (MEIs) em relação ao ano anterior. O Brasil atingiu um número de 52 milhões de brasileiros com um negócio próprio, sendo 9 milhões de MEIs. Assim, as micro e pequenas empresas brasileiras representam, juntas, 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Não é pouca coisa!

Ter o próprio negócio, ser o seu próprio patrão é o sonho de muitos brasileiros. 2020 trouxe muitas dúvidas, incertezas e inseguranças, mas também trouxe, ao longo do ano, muita oportunidade de estudos e disponibilidade de conteúdo gratuito. O que acabou trazendo também coragem para tirar o sonho do papel. E a crise econômica ajuda nessa coragem.

Seja por oportunidade ou por necessidade, empreender traz a esperança de realizar um sonho, construir uma renda, trabalhar com o que se gosta e fazer a diferença na vida das pessoas.

Mas não é fácil começar e, por isso, em uma economia instável como a nossa, as incertezas são muitas e o medo de dar errado também. Mas informações e grupos de apoio não faltam para lhe mostrar que sim, é possível!

Se você pensa em iniciar um negócio, nunca é tarde para começar e dar uma virada na sua carreira.

Empreender exige um tanto de persistência, autoconhecimento, resiliência, muita dedicação, foco, criatividade e vontade de aprender. Porque para ser um empreendedor de sucesso é necessário estudar muito, sobre muita coisa e o tempo todo.

Ainda não sabe no que investir? Procure por algo que você entenda ou por algo que você se identifique: pesquise o mercado, estude, converse com pessoas que já empreendem, faça cursos e, principalmente, planeje. Planejamento é o melhor caminho para que dê certo.

E se eu posso te dar uma dica: não espere que tudo esteja pronto, perfeito, para começar. Tenha coragem de agir e comece agora! Já ouviu falar em “antes feito que perfeito”? É isso. Comece a construir agora, com o que tem, de onde está, do melhor jeito que dá. E não pare nunca de fazer mais, melhor, de estudar, criar e crescer. Acredite em você!

Bora então colocar a mão na massa?!

Para ajudar, vamos falar mais aqui sobre as delícias e os desafios em empreender. Um abraço.

LEIA TAMBÉM

Fotos colunistas erika klann
5 1 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigos
Mais novos Mais votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Selma Cabral
Selma Cabral
3 meses atrás

Adorei!!

Gabriela
Gabriela
3 meses atrás

Amei! Eu precisa ler isso para encarar meus medos de mudar! Você sempre foi uma inspiração pra mim! ❤

Shirlene
Shirlene
3 meses atrás

Adorei !!

Scroll to top
3
0
Por favor, comente.x
()
x