fbpx

Entenda os significados da palavra ressignificar

Fotos colunistas elis borsoi

Por Elis Borsoi

ressignificar


Dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesta semana, muitas atividades são feitas para conscientização das pessoas com relação aos cuidados com o meio ambiente como: economizar água, gás e energia elétrica; ressignificar, separar e reciclar materiais; recusar embalagens que saberemos que irão para a reciclagem; consumir materiais de maneira consciente; dentre outras ações.

A palavra ressignificar tem uma função com relação aos materiais quando por exemplo: compramos um pote de sorvete e, ao invés de colocá-lo no cesto de resíduos recicláveis, o utilizamos para colocar alimentos ou frutas na geladeira. Outra opção é decorá-lo e utilizá-lo para plantar algo. Perceba que este pote plástico que, no passado, era um pote de sorvete, no presente será utilizado para outras finalidades, ou seja, ganha um novo significado para ele. 

Saiba que, quando  um material é ressignificado ou reutilizado ele não gera impacto no ambiente, porém se ele fosse reciclado, seriam gastos recursos como água e  energia neste processo de reciclagem. Logo, reutilizar um material é muito mais saudável para o meio ambiente do que reciclar. Outra proposta também saudável é recusar sacolinhas plásticas, embalagens de loja quando compramos algo no shopping. Neste caso, a sugestão é levar a sacola reutilizável de casa.

Vamos pensar agora no lado humano e emocional da palavra ressignificação. Neste caso, significa dar um novo significado no presente de algo que aconteceu no passado. Por exemplo: se uma pessoa segue um padrão familiar em que gasta e consome muitas coisas que não usa nem precisa. No primeiro momento, ela age de acordo com seu piloto automático de maneira inconsciente e fica em um círculo vicioso sendo leal a esse sistema repetindo esse padrão. Quando essa pessoa tem consciência disso e percebe que esse é um padrão que faz parte desse sistema, mas que não é dela, ela ressignifica isso e tem a oportunidade de começar a criar seus próprios padrões, de maneira mais saudável agindo diferente. 

Por exemplo, quando uma pessoa pensar em comprar algo na internet, ela pode perguntar: “Preciso realmente disso?”, “Devo realmente comprar isso?”, “Isso fará diferença na minha vida?”, “Estou comprando porque preciso ou para satisfazer uma vazio emocional?”, “Tenho condições financeiras de pagar por isso sem afetar meu orçamento familiar?”. 

Após responder essas perguntas, terá a oportunidade de ressignificar esse comportamento que pode ser compulsivo e pensar antes de agir comprando ou não esse material.

Outra maneira é quando utilizamos esta palavra para ressignificar crenças limitantes. Neste caso, a crença é tudo aquilo que acreditamos. Existem as crenças limitantes com relação ao merecimento, à capacidade e à identidade.  Escreverei sobre esse assunto no próximo texto. Enquanto isso, eu sugiro que você comece a praticar esses conceitos de ressignificação no dia a dia quando for comprar algo, o meio ambiente agradece!!

LEIA TAMBÉM
Elis Borsoi
0 0 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x