fbpx

Exercício físico em casa: 6 motivos pra você começar em plena quarentena

Tabata Rubbo

Por Tabata Rubbo

em casa


Que uma vida longe do sedentarismo é importante para manter a saúde e qualidade de  vida acredito que todo mundo já escutou, mas e agora que estamos em casa, sem poder frequentar a academia e com horários restritos, que muitas vezes não se encaixam em nossa rotina, para praticar atividades ao ar livre?

Clique e Assine o 40EMAIS e ganhe acesso completo ao conteúdo do Portal, como Workshops e Mentorias, além de muitos descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Se exercitar em casa é possível, e com o avanço da tecnologia e do mercado fitness isso pode ser realizado com toda segurança e trazendo todos os benefícios e resultados esperados.

Vamos ressaltar as evidências da importância da prática regular de exercícios, trazendo também para a realidade do cenário atual:

  1. Problemas como obesidade, hipertensão, diabetes e dislipidemia podem triplicar o risco de morte por covid-19
  2. A inatividade durante a pandemia está associada a maior risco de depressão, ansiedade, estresse, aumento da pressão arterial e glicemia, resultando em um número aumentado de mortes.
  3. Pessoas ativas possuem menor risco de adoecimento por doenças respiratórias e menor risco de complicações quando infectadas por vírus.
  4. Independentemente de diabetes, ser internado com um quadro de glicemia alta aumenta em 50% o risco de morrer de covid-19.
  5. O sedentarismo é considerado uma das principais causas de morte do mundo.
  6. Pessoas fisicamente ativas têm risco 34% menor de serem hospitalizadas por covid-19.

E agora? O que eu posso fazer? Em casa não tenho ânimo para continuar a treinar! Vou te responder que aqui entra a disciplina e a auto responsabilidade! O exercício sempre foi um remédio tanto na prevenção como também na melhora da saúde, e bastam 3 doses semanais de 30 minutos para já usufruir dos resultados. 

E eu te garanto que se for pela disciplina, se esforçar e começar, hormônios do bem-estar, como a serotonina, serão liberados e assim você terá mais disposição para seguir em frente. Outro hormônio que será liberado é a endorfina, que tem a função de controlar o estresse e a  ansiedade, ambos irão ajudar a melhorar seu sono e seu humor. Acha que tudo isso vai contribuir para sua qualidade de vida, tornando esse momento um pouco mais leve? Por experiência própria, eu te falo que com certeza! 

Os exercícios físicos são essenciais na melhora da imunidade do corpo, mas existe uma dosagem correta na intensidade dos treinos, é preciso periodizar de forma correta, treinos que sempre te levam a uma frequência máxima podem diminuir sua imunidade. Mais uma vez vemos a importância do papel do personal trainer, que fará isso de forma segura.

E se eu já não treinava Tabata? Sempre recomendo o acompanhamento de um profissional, somente ele tem o conhecimento adequado para prescrever treinos individualizados, de acordo com suas necessidades, respeitando casos de limitações e auxiliando na melhora de lesões e patologias. Para quem pretende iniciar agora, é primordial esse acompanhamento. 

Os demais, que já têm experiência na execução dos exercícios, bom condicionamento e já conhecem seus limites, é até possível que consigam realizar treinos disponibilizados em redes sociais, vídeos no youtube entre outros, sempre, claro, prestando atenção se foram passados por um profissional da área. Tem muita gente por aí achando que só porque treinar, é atleta ou algo assim, pode ensinar também. Sempre brinco que se fosse por experiência, eu poderia realizar partos, afinal fui bem nisso cinco vezes!

Não perca mais tempo, comece a se cuidar, procure um profissional que você se identifique, isso também é muito importante. Pesquise e vai encontrar aulas por aplicativos onde o professor consegue te ver ao vivo e fazer correções de movimento, interagir, chegando muito próximo da rotina de uma aula presencial. Existem grupos nos quais você pode também ter a parte da socialização, conhecer gente nova e não se sentir tão preso e isolado. São diversos os serviços prestados com qualidade e responsabilidade, investigue, conheça e exija um profissional credenciado.

Eu trabalho exclusivamente com mulheres e ofereço alguns tipos diferentes de planos, individuais e em grupo, estou à disposição para ajudar. Aproveito a oportunidade para falar sobre meu projeto para mulheres, com aulas em grupo de segunda a sexta às 7 horas da manhã (as aulas ficam gravadas para quem não pode fazer ao vivo), que surgiu da minha vontade e do motivo que me levou a fazer Educação Física: ajudar outras mulheres a ter mais saúde e qualidade de vida. Os exercícios mudaram minha vida, quando eu vivia à base de remédios todos os dias, e mesmo assim sempre com dores. Qualquer dia conto um pouco mais para vocês sobre isso…

Fico por aqui, e desejo que você perceba como sua vida pode mudar e isso depende exclusivamente de você! Comece… a vontade te encontra no caminho!

LEIA TAMBÉM

Tabata Rubbo
Últimos posts por Tabata Rubbo (exibir todos)
0 0 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x