Expresso do Oriente: Vamos a um pouco de nostalgia?

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar
expresso do oriente
Divulgação

O trem mais charmoso de todos os tempos e que com certeza muitas pessoas lembram de maneira nostálgica do que já foi considerado o trem mais luxuoso do mundo. Nunca me esqueço do Livro que foi um marco na minha adolescência, até porque li várias vezes, viciada que sou em resolver mistérios e descobrir quem matou quem, então dá para imaginar a minha emoção com esse trem. Expresso do Oriente

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

O famoso Orient-Express foi inaugurado em 5 de junho de 1883, sob o nome de Express Orient.  Na época, o trem que percorria a primeira ferrovia internacional do mundo circulava duas vezes por semana. “Ele era o elo entre Paris (estação de Gare de Leste) e Constantinopla (atual Istambul) passando por Estrasburgo, Munique, Viena e outras cidades europeias.” (“Expresso do oriente- O Rei dos trens está de volta – Direto de Paris”)

No final do século XIX, os passageiros do Expresso do Oriente viajavam de Paris até Constantinopla em apenas 2 dias e 3 noites. Também era conhecido como “O trem dos Reis, o Rei dos trens” o Expresso do Oriente teve sua idade de ouro durante as décadas de 1920 e 1930, sendo a viagem preferida da realeza europeia, aristocratas e celebridades.

expresso do oriente
Divulgação

Uma perfeita combinação de inovação e elegância. Suas cabines eram equipadas com o que havia de mais moderno para a época: luz a gás, água quente e aquecimento central. O interior era forrado por luxuosos papéis de parede e as camas impecavelmente arrumadas. Tudo com extrema qualidade: roupões de banho com o selo da empresa aguardavam os viajantes, lençóis de seda, sanitários em mármore, copos de cristal e utensílios de prata. Durante o dia, vinte cabines se transformavam em salas de estar.

Continua após a publicidade
comfort final - 40EMAIS

Ele retornou às Estações europeias por temporadas limitadas e agora depois de pouco mais de ano, foi anunciado um reforço de sua circulação nas principais capitais do Velho Continente em 2024, para as Olimpíadas de Paris, com 17 de suas carruagens originais. (“Conheça a história do Expresso Oriente”) Eternizado pela escritora Agatha Christie no livro “Assassinato no Expresso Oriente”, publicado em 1934, e mais tarde em sua versão cinematográfica com Lauren Bacall e Albert Finney em 1974, o trem evoca não só o charme de outras eras e do serviço que encantou políticos, aristocratas e grandes estrelas, como também a magnitude de carruagens que ligavam lados opostos do planeta.

expresso do oriente
Divulgação

O anúncio foi feito pelo grupo Accor, que detém hoje direitos parciais sobre a marca “Orient Express”. Os primeiros nove dos 17 trens deverá receber ter sua decoração revelada até dezembro de 2022, enquanto o restante será divulgado gradualmente até o início de 2024, quando a operação deverá ser retomada em tempo para os Jogos na França. Segundo a companhia, os trens em questão foram encontrados em 2015 pelo historiador francês Arthur Mettetal, que trabalhava para o serviço nacional de trens da França (SNCF), e estavam abandonados em uma estação de trem remota entre Belarus e a Polônia. As carruagens teriam sido fabricadas nos anos 20, e, em 2018, foram devolvidas ao território francês para que reiniciasse sua restauração… (“Conheça a história do Expresso Oriente”)

“Os trens recuperados consistem em doze vagões-dormitório, um vagão-restaurante, três lounges e uma van e preservam painéis em vidro Lalique e design Art Déco.” (“Conheça a história do Expresso Oriente”) As obras neles começaram efetivamente em dezembro de 2021 e são conduzidas pelo arquiteto Maxime d’Angeac. Apesar de uma rota não ter sido definida, o ponto de partida e o destino dos restaurados seguirão os mesmos já tradicionais do Expresso: de Paris a Istambul.

expresso do oriente
Divulgação

“”Das porcas e parafusos estampados com a assinatura do Expresso Oriente ao conceito inovador das suítes, [a aplicação de] uma ciência exata nos detalhes permitirá que os viajantes redescubram o esplendor do Expresso Oriente.” (“Conheça a história do Expresso Oriente”)

Ele foi entregue aos melhores artesãos e decoradores especializados em áreas singulares”, garantiu o arquiteto à revista “Travel and Leisure”. Ele será fiel [como] a arte da alfaiataria. Será uma experiência de viagem incomparável, imaginada com uma visão contemporânea de conforto e luxo extremo.” Prometeu o arquiteto Maxime d’Angeac…. 

expresso do oriente
Divulgação

Ainda de acordo com a publicação, os trens terão três tipos de suítes, incluindo uma presidencial que deve ocupar um vagão inteiro, e cada uma delas contará com seu próprio banheiro. Um chef deverá ser escolhido até a inauguração da nova rota, mas a equipe de historiadores já avalia antigos menus do Expresso como inspiração. O último vagão comum funcionará como um salão de performance e eventos e terá decoração inspirada por jardins de inverno.

Por que o Oriente Express é tão inesquecível?

“O Expresso Oriente original começou suas viagens em 1883 ligando Paris a Constantinopla — hoje conhecida como Istambul, na Turquia.” (“Conheça a história do Expresso Oriente”) Ao longo de décadas, suas rotas sofreram alterações e contaram um pouco da história da geopolítica mundial. Por exemplo, em 1914, o serviço do Expresso Oriente foi interrompido por causa da Primeira Guerra Mundial e só pode ser retomado em 1918. Em 1919, tentando recuperar seu fôlego, ele criou uma rota passando pelo recém-inaugurado Túnel do Simplon, entre Suíça e Itália, rumo a Constantinopla….

Assim, iniciou-se o serviço Simplon Orient Express que, após deixar Paris, passava por Lausanne, na Suíça; Milão, Veneza e Trieste na Itália; e Zagreb, na antiga Iugoslávia (atual território da Croácia), para se reencontrar com seus trilhos originais em Belgrado, hoje Sérvia, então também cidade iugoslava. Nas décadas de 20 e 30, o serviço viveu seu apogeu e foi incorporado definitivamente ao imaginário do luxo na Europa através tanto da obra de Agatha Christie quanto de filmes como “Os Homens Preferem as Loiras” (1953) com Marilyn Monroe. Ele se manteria ativo nas décadas seguintes, mas o prestígio, aos poucos, foi se deslocando aos céus com a ascensão da aviação comercial após …

expresso do oriente
Divulgação

“O Expresso Oriente deixou de operar, em etapas que atingiram diferentes trechos, entre 1962 e 1977.” (“Conheça a história do Expresso Oriente”) No entanto, nos anos 1980, dois empresários tentaram retomar cada um com rotas diferentes do famoso trem: o Venice-Simplon-Orient-Express e o Nostalgie-Istanbul-Orient-Express, mas a empreitada não sobreviveu aos anos 90. Em 2021, a empresa de hotelaria Belmond, que detém a outra porção da marca, trouxe de volta o Venice-Simplon. Agora, serão os carros do Nostalgie-Istanbul que voltarão a circular….

Fonte: www.uol.com.br

Quem também já teve a experiência de ler livros que viram filmes, séries, ou Equipamentos turísticos que são usados para filmes e livros?

São experiências interessantes que marcam alguma época ou fato de nossas vidas e que ficam para sempre em nossa memória.

Imagine a experiência de uma criança que lê um livro e depois ou ela vê um filme sobre a história do livro ou tem oportunidade de conhecer onde se passou a história? Se para um adulto já é incrível imagine para essa criança. Todas essas experiências podem fazer parte de vivências que o Turismo proporciona e ficam para sempre em nossa memória e que podemos voltar de tempos em tempos, levar os filhos, os netos….

Espero que gostem da coluna dessa semana e que tragam boas lembranças para o todos!!

Ótima semana a todos 😊

Grande abraço

Selma Cabral

 
nomes

Sobre nomes diferentes?

mudanças

Mudanças são Necessárias

Chá

Hora do chá!

carreira

Como fazer uma transição de carreira sem traumas?

cropped cabecalho - 40EMAIS
  • expert life

    EXPERT LIFE

    Hipnose Clínica. 10% de Desconto para assinantes.

Mais nessa Coluna

Selma Cabral

Conheça a Coluna de Selma Cabral
Olá, sou Selma O S Cabral, turismóloga por paixão e, dentre os vários trabalhos que realizei no Turismo, fui, durante 08 anos, Diretora na empresa Estação do turismo em Santos/SP, onde desenvolvi diversos cursos de Capacitação de mão-de-obra voltados para o Turismo. Também criei vários Eventos em parceria com a Incubadora de Empresas de Santos Atualmente sou Diretora da empresa Turismo & Ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 7 =

Scroll to top