Festa Junina!

festa juninaJunho chegou e certamente a cabeça só pensa em uma coisa: Festa Junina. Quem não lembra com saudade de todas as festas juninas que participamos desde crianças?

Lembro que adorava tudo: as brincadeiras, dançar quadrilha, as comidas claro. E, nada melhor que uma legítima festa junina no Nordeste! Afinal, o Brasil é muito rico culturalmente e bandeirinhas se espalham pelo país inteiro para celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro. E assim como eu, muitos brasileiros estão sentindo falta das festas depois de dois anos sem poder realizar presencialmente, então vamos fazer um tour nas melhores:

Caruaru:

É conhecida como a capital do Forró, e inegavelmente não é à tôa. A Festa de São João de Caruaru acontece a partir de 1 de junho e dura o mês inteiro e tem tudo aquilo que uma boa festa junina tem que ter: pau de sebo, correio do amor, casamento caipira e principalmente muita comida e muita bebida.

Além disso, você vai poder conferir as Drilhas, grupos de quadrilhas que se reúnem atrás de trios elétricos na Avenida Agamenon e tomam as ruas da cidade com muita música, dança e cultura. Certamente uma legítima festa junina no Nordeste.

Acontece também o Festival das Maiores Comidas do Mundo, com chocolate quente, pamonha, cuscuz, pipoca e pé de moleque de tamanhos gigantes, feitos pela própria comunidade. Pelas barraquinhas, também é possível saborear, principalmente, comidas típicas da culinária nordestina, como canjica, cozido de milho, arroz doce e tapioca.

PRODUTOS 40EMAIS

Logo redondo CURSOS

O 40EMAIS traz para você os melhores cursos, para você dar aquela guinada de 360º na sua vida. Não Perca!

O que fazer: Festa principal na Praça do Povo e Ilha do Forró, Locomotiva do Forró, Arraiá de Cumpade, Ônibus do Forró, o Sítio São João, Fazenda Santana e a Vila do Artesão e Bar do Cuscuz.

Campina Grande:

Certamente é o maior São João do Mundo. Este ano a maior festa junina no Nordeste acontece entre 8 de junho e 8 de julho com atrações como Elba Ramalho, Léo Santana, Luan Santana, Solange Almeida e Bell Marques. O evento cresceu muito de uns anos pra cá e inesperadamente ganhou proporções gigantescas em número de público.

Para se ter uma ideia, são mais de 100 casais para a cerimônia do casamento coletivo, e a expectativa de mais de 2 milhões de pessoas dançando principalmente muito forró é com certeza uma das melhores Festa junina do Nordeste.

Tem ainda a Locomotiva do Forró, um passeio de trem que leva os passageiros de Campina Grande até o distrito de Galante com apresentações ao vivo de forró em cada vagão. Similarmente a um trem do samba, só que de forró. Sem falar da queima de fogos no Dia de São João.

O que fazer: Festa principal na Praça do Povo e Ilha do Forró, Locomotiva do Forró, Arraiá de Cumpade, Ônibus do Forró, o Sítio São João, Fazenda Santana e a Vila do Artesão e Bar do Cuscuz.

certeza uma das melhores festas juninas do Nordeste.

São Luís:

Uma coisa é certa: chega o mês de junho e São Luís simplesmente para e se reúne para as festas juninas. Portanto, em termos de data, acho que é a que possui o período de duração maior. Pois os festejos têm início no Sábado de Aleluia e se encerram no Dia de Santo Antônio, 23 de junho.

Durante esse período, entram em cena mais de 100 grupos de Bumba-Meu-Boi, e cada um tem uma forma individual de se apresentar ao som do Sotaque, um ritmo com instrumentos de todo tipo e que variam de acordo com a cadência.

festa junina
Douglas Junior/MTur

Quanto as comidas, você encontra muito arroz de cuxá (arroz branco com camarão e vinagreira), peixe frito, torta de camarão, cocadas e certamente o tradicional caruru. Enfim, uma verdadeira mistura de cozinha indígena, africana e portuguesa que resulta nos mais variados sabores de doces e cremes, como o bacuri, sapoti, cajá, entre outros.

O que fazer: Centro Histórico, Arraial do Reviver; Arraial da Vila Palmeira; Arraial da Praça Maria Aragão; Arraial da Casa do Maranhão; Tenda Tambor de Crioula; Barracão do Forró.

Salvador:

O São João da Bahia anima a capital Salvador o mês inteiro e se espalha por mais de 400 cidades por todo o estado. Aliás, como manda a tradição, fogueiras enormes são montadas em homenagem aos santos e principalmente através dos formatos dá para identificar qual santo está sendo homenageado.

Por exemplo: Santo Antônio tem a fogueira quadrada, já São João tem a base circular e São Pedro em forma de um triângulo. Para animar a festa, tem apresentação de quadrilhas e grupos regionais de forró e muita comida típica também. Na capital da Bahia, as danças e os grupos folclóricos tomam conta das ruas no Parque de Exposições e no Pelourinho. Porém, é no fim de semana de São João, que ocorre a festa principal no Terreiro de Jesus.

festa junina
Márcio Filho – MTUR

O que fazer: Arraiá do Galinho, no Parque de Exposições; Pelourinho; Terreiro de Jesus (22 a 24 de junho).

Fonte: https://prefiroviajar.com.br/brasil/festa-junina-no-nordeste

Mas quem não pode ir para o Nordeste não precisa ficar triste porque tem festa junina em todas as regiões, não importa onde você mora: com certeza em algum lugar vai ter uma festa para aproveitar.

festa junina

Não posso deixar de comentar que os grandes eventos são importantes geradores de fluxo turístico para os destinos brasileiros e são responsáveis pela movimentação econômica de todas as regiões. Segundo levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, as festas juninas devem movimentar cerca de R$ 2 bilhões nos principais destinos do país. Ainda de acordo com a Pasta, o mês de junho registrou 151 festas de norte a sul do País – sendo mais da metade em festejos juninos – no Calendário de Eventos, que auxilia o turista no momento de planejar suas viagens e escolher destinos com oferta turística diferenciada e diversificada.

festa junina

Diante de tudo isso é só escolher a sua e aproveitar!!

Uma ótima semana a todos!

Grande abraço e até a próxima 😊

Selma Cabral

LEIA TAMBÉM

Conheça a Coluna
Olá, sou Selma O S Cabral, turismóloga por paixão e, dentre os vários trabalhos que realizei no Turismo, fui, durante 08 anos, Diretora na empresa Estação do turismo em Santos/SP, onde desenvolvi diversos cursos de Capacitação de mão-de-obra voltados para o Turismo. Também criei vários Eventos em parceria com a Incubadora de Empresas de Santos Atualmente sou Diretora da empresa Turismo & Ideias.
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x