fbpx

Fondue E Raclette – Como não se apaixonar?

Juliana Gorla

Por Juliana Gorla

FONDUE E RACLETTE
@artdelatable_etiquette


Mal chega o inverno e já estamos loucos querendo fazer noites deliciosas de Fondue e Raclette, né? Friozinho pede mesmo uma noite informal, cheia de delícias quentinhas junto com boa conversa, daquela que aquece o corpo e o coração.

Eu adoro o assunto porque, apesar da singeleza de não ter grandes preparos, ele realmente provoca uma explosão de sensações e sentidos nas pessoas, passando a ser uma verdadeira experiência gourmet que nos traz sempre a sensação de estar vivenciando um momento único e marcante.

A paixão é tanta que até me especializei no assunto e preparei um curso pioneiro e inovador (desde 2019) sobre o tema, o Curso Online de Fondue e Raclette, que já formou centenas de alunas incríveis pelo mundo.

1 – PRINCIPAIS SEMELHANÇAS

O parentesco é evidente e nota-se isso com as informações abaixo:

  • Ambas as especialidades nasceram na Suíça.
  • Seus principais ingredientes são o queijo derretido e os acompanhamentos são bem parecidos.
  • A forma de degustar também é bem semelhante, pois se dispõe o recipiente de cocção no centro da mesa e cada comensal o utiliza a seu critério e ritmo, seguindo suas preferências e apetite (serviço informal).
  • Proporcionam uma experiência gastronômica com alta complexidade de sabores, texturas, aromas que causam uma experiência com memória duradoura e feliz.

2 – DICAS PARA A MONTAGEM DA SUA MESA DE FONDUE/RACLETTE

foundue e raclette

Abaixo coloco dicas valiosas para você não errar na montagem da mesa de fondue, proporcionando um serviço bem fluido e confortável aos seus convidados. Veja na foto da mesa acima todas as dicas sendo aplicadas na prática (mesa autoral).

  • Disponha o garfinho auxiliar de fondue ao lado esquerdo ao garfo de mesa
  • Espelhe os acompanhamentos, ou seja, repita os mesmos itens dos dois lados, caso sua mesa seja muito grande para facilitar o serviço dos comensais
  • Utilize uma panela para cada 4 pessoas para dar conforto às pessoas que o estão degustando
  • Não coloque velas no caminho do serviço de fondue e caso queira utilizar flores à mesa (não obrigatório), faça pequenos arranjos florais e os posicione de forma a não atrapalhar o serviço.
  • Cuidado com o fogo à mesa, não recarregue a espiriteira de qualquer jeito! Máximo cuidado para evitar acidentes, ok?
  • Sobre a hora de degustar, tenha dois cuidados: não utilize o garfinho auxiliar diretamente à boca (retire e coma com seu garfo) e não coma de forma apressada, tendo em vista que, para melhor sentir a experiência, você precisa estar atento a todos os sabores. Coma devagar, desfrute e converse com as pessoas e beba seu vinho entre um bocado e outro.

3- SUGESTÃO DE MESAS – INSPIRE-SE E FAÇA MESAS LINDAS E ACONCHEGANTES!

  • Você pode usar tanto os tons frios mais fechados (verde, azul), os tons terrosos, também fechados e mais quentes (laranja, vermelho, mostarda) e super em alta que são a cara das mesas de inverno.
  • São sempre bem-vindos, também, os tons neutros, lisos ou com grafismos (listras, xadrez, estampas). Pode colocar também, toques de cores mais vibrantes, um toque de cor. Nada é proibido aqui! Monte sua mesa com a paleta que você escolher, coloque muitos toques de amor e aproveite! Veja algumas opções que montei no ano passado:

FONDUE

fondue e raclette

 

foundue e raclette

RACLETTE

FONDUE E RACLETTE

fondue e raclette

4 – RECEITINHA DELICIOSA

  • Trago uma receita que é simplesmente espetacular em sabor e super simples e fácil de preparar. Tome nota e, caso fizer, não esqueça de me marcar no Instagram (@mesarequinte).
  • Com essa dica final, me despeço convidando você a descobrir comigo o maravilhoso e complexo mundo das Fondues e Raclettes e, com isso, viver lindas experiências nas suas noites de inverno!

FONDUE DE LEITE NINHO COM NUTELLA

FONDUE E RACLETTE

Ingredientes:

300 gramas de leite condensado 

130 gramas de leite em pó Ninho 

100 gramas de creme de leite fresco 

60 gramas de creme de avelã Nutella

Frutas a gosto 

Modo de preparo

Misture o leite condensado, o Leite Ninho e o creme de leite fresco até chegar no ponto de um brigadeiro mole e consistente. 

Coloque a fondue em uma panela apropriada e recheie com a Nutella. 

Polvilhe com carinho o leite em pó por cima para dar o toque final. Sirva sobre fogo brando com frutas de sua preferência. 

*Receita do restaurante Era uma vez um Chalezinho

Quer ver mais inspirações e dicas sobre fondue e raclette, mesa posta, etiqueta e tudo sobre o mundo do receber bem? Acompanhe todas as novidades e conteúdos nas redes sociais:

Instagram – https://instagram.com/mesarequinte )  

Facebook – https://www.facebook.com/mesarequinte/ )  

Curso de Fondue e Raclette em breve estará com inscrições abertas, acompanhem!

Lá juntei história, panelas ideais, receitas, mesa posta, etiqueta, acompanhamentos, harmonização e muito mais! Ao final você recebe apostila, livro de receitas completo e certificado de conclusão!

Nos vemos no próximo conteúdo!

Com Carinho

JULIANA GORLA VILLAS BOAS 

image7

Consultora em Etiqueta |Especialista em Mesa Posta | Cursos online e presenciais | Ambientação de sets para foto e vídeo profissional | Treinamento de refinamento de funcionários e Etiqueta Corporativa |Influencer e Criadora de conteúdo digital para lojas físicas e online

LEIA TAMBÉM
Juliana Gorla
Últimos posts por Juliana Gorla (exibir todos)
0 0 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x