Ilhabela: Um dos lugares mais românticos do Litoral Norte!

ilhabela
Maristela Colucci – MTUR

Se é final de semana do Dia dos Namorados, resolvi apelar. Vamos conhecer um dos lugares mais lindos e românticos de todo o Litoral Norte de São Paulo: Ilhabela. Excelente para um programa perfeito a dois.

Já estive em vários momentos: a trabalho, a passeio, quando estou com vontade de sair e pegar a estrada que por si só já é maravilhoso e relaxante admirar as paisagens das praias e as curvas da estrada.  E toda a beleza e natureza compensam.

A balsa para Ilhabela leva turistas ávidos por maravilhosos dias de praia em meio a deslumbrantes cenários naturais. Ilhabela é um pedacinho de paraíso em meio ao belo Litoral Norte de São Paulo. Poucos minutos separam os viajantes que partem de São Sebastião rumo às porções de areia emolduradas por grandes montanhas e intenso verde que cerca Ilhabela. Enquanto a balsa atravessa, impossível não alternar o olhar entre a paisagem e o céu. A torcida é por dias de muito sol, claro! E quando ele aparece, Ilhabela é ainda mais linda! Aproveite os feriados, as férias ou um intervalinho no trabalho. Ilhabela, onde estão algumas das melhores praias de São Paulo, é ótima pedida para quem está com pressa de ser feliz, mesmo que reste apenas um dia de folga para aproveitar!

Ilhabela está entre os destinos litorâneos mais procurados por moradores de todo o estado de São Paulo. Entretanto, nem só de paulistas vive o arquipélago. Ilhabela desperta paixões em turistas de todo o Brasil, que veem no lugar uma ótima oportunidade de aliar conforto, preço acessível, pousadas incríveis e bons serviços. Tudo cercado por excelentes praias. No pacote, entretanto, não podemos deixar de dizer que vem uma pequena pegadinha: os borrachudos. Pois é! Os moradores de Ilhabela costumam dizer que seria perfeição demais se não houvesse os incômodos mosquitinhos. Passado o repelente… É hora de aproveitar!

Sobre Ilhabela:

Ilhabela é, oficialmente, um município-arquipélago marinho e faz parte da microrregião de São Sebastião, no Litoral Norte do estado de São Paulo. Por coincidência, a principal ilha do arquipélago (que conta com quatorze ilhas e ilhotes) também recebe o nome de São Sebastião. Contudo, o mais usual é chamá-la mesmo de Ilhabela. A ilha principal — com mais de 340 km² de área — tem uma pequena parte com infraestrutura, onde estão as praias urbanas do Sul, Centro e Norte de Ilhabela. O restante, que corresponde a cerca de 80% do arquipélago, faz parte do Parque Estadual de Ilhabela, região protegida e onde estão a Praia de Castelhanos, Praia do Bonete, Cachoeira do Gato e outras atrações.

PRODUTOS 40EMAIS

Logo redondo CURSOS

O 40EMAIS traz para você os melhores cursos, para você dar aquela guinada de 360º na sua vida. Não Perca!

O que fazer em Ilhabela: 

A paisagem acidentada que recobre Ilhabela ajuda na formação dos seus principais pontos turísticos. Os dias de folga serão regados a muito banho de mar e cachoeiras deliciosas em meio à Mata Atlântica. São mais de trinta praias em Ilhabela para os turistas que desejam descanso com os pés na areia. E a boa notícia é que grande parte delas é facilmente acessível por estrada, sem necessidade de barco ou trilhas.

ilhabela
Maristela Colucci – MTUR

Algumas porções de beleza mais isoladas, não vamos negar, exigem algum sacrifício a mais para serem visitadas ou não haveria tanta graça no passeio. Chegar à Praia do Bonete, Praia de Castelhanos, Praia do Jabaquara e outros pequenos paraísos exige um pouco mais que uma despretensiosa caminhada pela orla. Nada que um passeio de barco ou 4×4 não resolva. O importante é aproveitar o máximo possível, do início da manhã até o pôr do sol, que costuma ser deslumbrante à beira-mar em porções de areia como a Praia do Curral, Praia do Julião e Praia do Perequê.

Ilhabela, fora das praias, agrada em cheio com pousadas charmosas, bons restaurantes, noite animada e farta agenda cultural, com eventos que atraem milhares de turistas. Bem… Nesse caso, é bom se programar. Sabe como é… muita gente terá a mesma ideia de viajar naquele feriadão em que você estará livre. E o engarrafamento para chegar em Ilhabela pode atrapalhar um pouco os planos de sossego. Garantimos, entretanto, que, passada a travessia da balsa, você poderá escolher um cantinho na praia para ser feliz. Não faltará um lugar ao sol e, claro, de frente para o mar!

Praias de Ilhabela:

Ilhabela
Maristela Colucci – MTUR

As praias de Ilhabela são as grandes estrelas do destino e na ilha há desde praias urbanas a praias extremamente preservadas e cercadas por intenso verde. As praias mais urbanas de Ilhabela estão localizadas na costa oeste, próximas à área da ilha com infraestrutura, especialmente ao longo da estrada que liga o Sul ao Norte. Já as praias mais selvagens ficam ao longo da costa leste, onde o acesso quase sempre só é possível por via marítima (com algumas exceções, entre elas a Praia de Castelhanos). Em todas as regiões da ilha, haverá belas porções de areia para aproveitar.

Pousadas em Ilhabela:

Há muitas pousadas em Ilhabela e não será fácil escolher entre elas, já que há uma boa oferta de lindas pousadas convidativas a dias de descanso, das mais simples às mais requintadas. A boa notícia é que com tamanha oferta, dificilmente você ficará sem uma pousada quando estiver por lá.

ilhabela
Maristela Colucci – MTUR

A maior parte das pousadas em Ilhabela está localizada na costa oeste, onde está a infraestrutura da ilha e as praias mais movimentadas. As principais regiões de Ilhabela para quem busca regiões mais movimentadas estão: a Vila, a Praia do Perequê e o Centro de Ilhabela. Já quem procura uma pousada pertinho da praia, mas em lugares mais tranquilos vai gostar da Praia do Julião, Praia da Feiticeira e Praia do Curral, as três no Sul de Ilhabela. Já ao Norte as pedidas são a Praia do Saco da Capela e a Praia do Viana.

Quando ir a Ilhabela:

Ilhabela é um bom destino para ser visitado durante todo ano, mas é preciso ficar ligado nas datas de feriados prolongados para não pegar a ilha cheia demais, especialmente se a previsão do tempo para Ilhabela for de sol. Os meses de férias escolares também costumam levar muitos turistas à ilha. Se quiser aproveitar as praias de Ilhabela mais tranquilas, evite o período que vai do Natal ao carnaval, assim como o mês de julho.

O clima em Ilhabela é marcado por chuvas e temperaturas amenas durante todo o ano. Mesmo nos meses mais quentes, os termômetros não costumam alcançar altas temperaturas. Já as chuvas apresentam aumento significativo nos meses de verão, sendo o inverno a estação menos chuvosa. A alta temporada na Ilhabela é marcada pelos meses de dezembro a fevereiro, quando os termômetros marcam as maiores temperaturas. Já os meses de inverno apresentam grande queda no turismo.

Como chegar a Ilhabela:

Ilhabela está distante 90 km de Ubatuba, 200 km da cidade de São Paulo, 170 km de Paraty e 450 km da cidade do Rio de Janeiro. A principal rota para quem deseja visitar Ilhabela é a balsa que parte de São Sebastião e funciona como único meio de transporte público entre o continente e a ilha. A travessia da balsa para Ilhabela pode ser feita por pedestre e por quem está de carro. Se você alugar um carro para circular por Ilhabela, não haverá problema para usar a balsa com o veículo.

ilhabela
Maristela Colucci – MTUR

Não há aeroportos em Ilhabela, por isso o caminho até a balsa será obrigatoriamente por via terrestre. Para quem chega a partir de outros estados, os melhores aeroportos para chegar a Ilhabela são: o Aeroporto de São José dos Campos (SJK), a 113 km; Aeroporto de Guarulhos (GRU), distante 187 km; o Aeroporto de Congonhas (CGH); e o Aeroporto de Viracopos (VCP), localizado em Campinas e distante 285 km. A partir dos quatro aeroportos, será necessário se deslocar até a cidade de São Sebastião, de onde parte a balsa rumo a Ilhabela.

Quanto tempo ficar em Ilhabela:

Ilhabela pode ser visitada em uma viagem rápida de final de semana ou mesmo em longas férias para descanso diante do mar. Para quem deseja conhecer as principais praias de Ilhabela e ainda aproveitar passeios e cachoeiras, o ideal ficar uma semana por lá. Se você só tem um feriado prolongado ou um final de semana para aproveitar, prepare-se para já voltar outras vezes. Quanto mais você for a Ilhabela, melhor!

Noite de Ilhabela:

A noite de Ilhabela varia muito com a temporada e eventos que acontecem na ilha. Quanto mais turistas, mais animada será a noite e maiores são as chances de encontrar uma boa festa, bares animados com música ao vivo e restaurantes cheios. E para encontrar Ilhabela assim, o ideal é viajar para lá nos meses de verão, especialmente entre o Ano Novo e o Carnaval, quando é o auge da alta temporada e muitos bares abrem as portas apenas para esse período.

ilhabela
Maristela Colucci – MTUR

Alguns eventos que acontecem ao longo do ano também costumam atrair um bom número de turistas para Ilhabela. Há grandes shows, eventos esportivos e feiras gastronômicas durante todo o ano, o que ajuda a manter o movimento local. Sem eventos e em baixa temporada, o agito da ilha fica mesmo por conta dos bares e restaurantes, especialmente na Praia do Perequê e na Vila.

Para quem está em busca de ambiente refinado e badalado, o melhor lugar durante todo o ano é o DPNY BEACH HOTEL, que garante a noite de quem pretende ostentar e gastar um pouco mais. Outro point que oferece boas festas e sempre anima a balada de Ilhabela é o SEA CLUB, na Praia do Saco da Capela. Se o desejo for por um ambiente mais alternativo e com boa música, dê um pulinho na Praia Grande, onde o Joaozinho Restaurante e Petiscaria oferece boa música ao vivo às sextas-feiras.

Agora, se você quer mesmo é investir em cerveja gelada e ambiente descontraído, vá até a Vila. Por lá há diversas opções de bares com mesinhas na calçada e no meio do movimento de Ilhabela, com direito a música e muita gente animada. Se o que você busca é um bom jantar caprichado, opções não faltam do mais caro ao mais em conta é só escolher.

Dicas de Ilhabela:

  • A voltagem em Ilhabela é 110 V;
  • Em Ilhabela, há agências bancárias do Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú, além caixa 24h, serviços de agências lotéricas e Correios, que também realizam alguns serviços bancários;
  • Cartões de crédito são amplamente aceitos em Ilhabela, mesmo assim, é bom ter uma reserva de dinheiro, especialmente no caso de ir às praias do lado leste;
  • O comércio em Ilhabela é bem completo e há bons supermercados, farmácia, lojas de variedade e todo o básico necessário para os dias de viagem;
  • Ilhabela é conhecida pela grande incidência de borrachudos e isso não é brincadeira. Especialmente nas praias mais isoladas, eles atacam sem dó. Use repelente o tempo todo para diminuir os danos.
  • Bolsas impermeáveis são uma ótima pedida para os dias de praia, principalmente porque podem também proteger das chuvas;
  • É muito importante ficar atento ao período de alta temporada em Ilhabela, quando as tarifas sobem e o fluxo de turistas é intenso. Para ver a ilha mais calma, fuja dos meses de férias e feriados prolongados;
  • Em dias de grande movimento, a fila na balsa para a travessia de Ilhabela e o trânsito nas estradas é muito intenso e pode atrasar a viagem em horas. Programe-se para não ficar preso.
  • Evite fazer grandes trilhas sozinho. Se não for experiente em longas caminhadas, contrate um guia local.

Observação muito importante: Os borrachudos em Ilhabela:

Antes de viajar para Ilhabela, é comum ouvir de outros viajantes conselhos sobre os grandes vilões da ilha: os borrachudos. Quem nunca esteve por lá pode até pensar ser exagero e piada dos amigos. Afinal, não é possível que exista mesmo tanto mosquito, não é mesmo? Pois pode acreditar! Em Ilhabela, os borrachudos são onipresentes e infernizam a vida dos turistas. Difícil escapar de sair da ilha com a pele tomada de picadas vermelhas. Quem é alérgico, sofre ainda mais, sendo comum até mesmo que os turistas sejam atendidos nos postos médicos devido ao excesso de machucados e coceira que não acaba mais. Para quem não sofre de alergia, o incômodo será o da presença constante dos mosquitos no ar, as picadas que deixam rastros de sangue e a incômoda coceira depois do ataque.

ilhabela
Maristela Colucci – MTUR

Os borrachudos encontram em Ilhabela o ambiente perfeito para proliferação, especialmente nos meses com temperaturas entre 26ºC e 28ºC. O ataque é mais intenso no início da manhã e final da tarde. O mosquito não gosta nem de frio e nem de calor extremo. Nos meses mais frios, a incidência de borrachudos é um pouco menor, assim como em dias extremamente quentes. Na ilha, é comum haver o controle da proliferação dos mosquitos, mas muitas vezes ele não acontece ou é feito de maneira ineficaz, o que agrava ainda mais o problema. E como o borrachudo se desenvolve mais em água limpa e corrente, encontra nas belas cachoeiras de Ilhabela um prato cheio para o aumento da família.

Os borrachudos são reais e, de fato, altamente incômodos, é hora de se prevenir para diminuir os efeitos nocivos desses mosquitinhos cheios de poder. O primeiro passo ao viajar para Ilhabela é levar um bom repelente. Ao escolher um produto, prefira os repelentes à base de icaridina — como o Exposis — ou os repelentes vendidos na própria ilha — como o Citroilha. Repelentes comuns não são eficazes. Acredite! Uma boa receita caseira, divulgada entre os moradores, é o uso da mistura do óleo de citronela com um creme hidratante. Segundo os moradores, o óleo na pele dificulta a permanência do mosquito no corpo, o que diminui o risco de picadas. Vale tentar de tudo!

Outra maneira de evitar um pouco as picadas é usar blusas de manga longa, calça e até meia durante o tempo de permanência nas praias e cachoeiras, onde sempre há maior presença dos mosquitos. Algumas praias são famosas por terem quantidades absurdas de borrachudos, especialmente as praias mais selvagens e onde há cachoeira e rio com água limpa por perto. Esse é o caso da Praia do Jabaquara, Praia de Castelhanos e Praia do Bonete. As praias mais urbanas costumam ter menor quantidade de borrachudos, mas nenhuma faixa de areia ou cachoeira está livre deles. Melhor ir se acostumando…

Só para não falar depois que não sabiam…

Mas apesar dos mosquitos o lugar é incrível e com certeza todos vão adorar e voltar muitas e muitas vezes!!

Um ótimo final de semana a todos!

Grande abraço e até a próxima semana 😊

Selma Cabral

Fonte: https://guia.melhoresdestinos.com.br

LEIA TAMBÉM
Selma Cabral
Últimos posts por Selma Cabral (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x