Inovação: o que é mesmo?

inovaçãoE hoje chegou a vez de conversarmos sobre INOVAÇÂO, já falamos sobre como tirar o seu negócio do papel, as mudanças no mercado de trabalho, que não é só para quem está procurando emprego tá? Para as empresas e para quem pretende empreender também é bom estar por dentro das tendências.

E agora chegou a vez de entendermos um pouquinho sobre Inovação, que muita gente acha que é criar algo, do zero, também é, mas não é só isso, é fazer algo novo como uma nova ideia, um novo produto, serviço, ou algo já conhecido, mas de uma maneira diferente. O mais legal da Inovação é ajudar a promover novos modelos de negócios, novos serviços e melhorar os processos já existentes para facilitar a nossa vida, e mais legal ainda é fazer com que tudo isso chegue a quem precisa. Não é incrível?

E tivemos muitas inovações ao longo do tempo, principalmente na última década. Querem ver só:

  • As Startups de tecnologia mudaram completamente a dinâmica dos negócios e se tornaram o sonho de muitos empreendedores: quem nunca pensou que poderia criar uma e arrebentar? Aliás muita gente pensou: Eu poderia ter criado o google. Eu conheço várias que queriam ter tido essa ideia;
  • O avanço da tecnologia sem dúvida foi a maior delas, eu digo que a internet foi a maior de todas; e com ela muita coisa mudou: a maneira de trabalhar, de estudar, de se locomover, de entretenimento, cultura, até de ver televisão, tudo ficou melhor, mais fácil e rápido;
  • Home office que chegou para ficar, e tem quem ame e outros nem tanto;
  • Coworkings que nada mais é do que espaços ou estações de trabalho/escritório compartilhado e vem ganhando cada vez mais adeptos devido a flexibilidade, menor custo, interação com outras empresas e a grande possibilidade de fazer negócios ali mesmo e chegou chegando para revolucionar o mercado de trabalho e são uma enorme inovação;
  • Aluguel de carros: quem já viu ou tentou saber mais sobre isso? Eu achei excelente, muito prático porque você só precisa pagar a mensalidade, com direito a seguro, manutenção e pode trocar sempre de modelo. Porém ainda um pouco caro, mas a tendência é diminuir um pouco o valor.
  • Aplicativos (de jogos, de mensagens, de músicas): Gente esses mudaram a nossa vida total, mudou a forma de pedir comida, de fazer compras, de ir ao banco – nunca pensei que um dia para ir ao banco era só se sentar no sofá e pegar o celular. Dá para fazer quase tudo através deles e numa rapidez, as vezes resolve nosso dia.   

Citei as mais modernas porque se começarmos a falar sobre todas vai desde a invenção do relógio, telefone, luz elétrica, do celular para o smartphone, na medicina e não acaba mais. Como diz o Mundo está em constante evolução e cabe a nós acompanhar tudo de pertinho.

Mas o que devemos entender é que todas vieram para facilitar a vida das pessoas, com serviços e produtos melhores, mais qualidade.

Mas também é preciso estar atento a todas elas para aproveitar todos os benefícios que nos proporcionam, não adianta tanta tecnologia e facilidade se não soubermos usar certo?

Por isso é muito importante estarmos dispostos a aprender sempre, porque em algum lugar vai ter alguém, disposto a inovar em algo. E isso vale para todos: empresas, funcionários, empreendedores e usuários, e temos que saber tirar proveito das inovações no nosso dia a dia. E claro que vamos adorar toda a praticidade que ela nos proporciona.

PRODUTOS 40EMAIS

Logo redondo CURSOS

O 40EMAIS traz para você os melhores cursos, para você dar aquela guinada de 360º na sua vida. Não Perca!

Mas é importante inovar nas empresas?

Com certeza, com inovações as empresas são capazes de explorar novas soluções e oportunidades no mercado, com o aprimoramento de ferramentas, processos e tecnologias. Tudo isso traz um ganho enorme para o empreendimento tanto no aumento do rendimento, como no amplo reconhecimento e na expansão do negócio.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

E para os funcionários?

Promovendo o engajamento: quando todos participam da gestão da inovação, eles acabam percebendo o quanto são importantes para o empreendimento. Cada um tem a possibilidade de ver que pode fazer a diferença. E saber que suas ideias serão ouvidas, parece pouco, mas faz com que eles sintam que fazem realmente parte da empresa, que são respeitados e estimulados.

E para o empreendedor?

Quem é empreendedor tem a necessidade e o hábito de estar sempre antenado com as necessidades e interesses do mercado, e saber quais são as demandas do mercado e dos clientes, ele pode inovar oferecendo serviços para suprir essas demandas, podendo inovar apenas com um atendimento diferenciado ou o apoio à alguma causa social, abrir espaço para ouvir sugestões, promover encontros com a equipe para troca de ideias e busca de soluções, por exemplo.

Tentei explicar de uma maneira bem simples, apenas para percebermos que inovação não é um bicho de sete cabeças e que ela está no nosso dia a dia e muitas vezes nem nos damos conta, pois acabamos absorvendo juntamente com a nossa rotina tão atribulada que não paramos para pensar em tantas coisas podemos fazer de modo mais rápido e simples, e no começo até assusta, mas quando aprendemos e entendemos não imaginamos ficar sem todas as facilidades e sempre nos perguntamos: Como vivemos até agora sem essa tecnologia toda?

E eu vou ficando por aqui e até a próxima semana 😊

Um abraço

Selma Cabral

LEIA TAMBÉM
Selma Cabral
Últimos posts por Selma Cabral (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x