fbpx

Inovação tecnológica nos negócios: realidade inevitável

João Carlos Feijóo

Por João Carlos Feijóo

negócios


Quais as perspectivas de inovação nos negócios com a realidade que vivemos?

Acredito que as inovações mais relevantes e evidentes para o mundo serão desenvolvidas nos negócios dos laboratórios farmacêuticos, que em tempo recorde estão conseguindo entregar soluções diversas para a imunização global. Algumas das inovações científicas desta leva de vacinas também poderão trazer perspectivas de cura a outras doenças, inclusive não contagiosas, como alguns tipos de câncer. Essa é uma boa notícia para o mundo.

Clique e Assine o 40EMAIS e ganhe acesso completo ao conteúdo exclusivo do Portal, como Workshops e Mentorias, além de muitos descontos em lojas, restaurantes e serviços!

negóciosAlém da questão da imunização, estamos em processo de inovação tecnológica em diversos segmentos da sociedade e isso pode ser o “lado bom” de tudo o que estamos vivendo, embora todo o sofrimento mundial.

Com os impactos ocorridos, houve uma aceleração digital em diversos procedimentos integrantes dos negócios, desde a contratação de mão de obra à entrega dos produtos e serviços, gerando uma necessidade de adaptação de muitos.

Coincidentemente ou não, além das carteiras digitais que começaram a se popularizar desde 2015, agora temos o PIX.

A transformação digital já se mostrava necessária no caminho para o sucesso e agora se tornou urgente. 

Um exemplo é a transformação dos hábitos de consumo. Segundo dados da Google Survey realizada entre 30 de maio e 2 de junho/2020 com brasileiros, 51% dos entrevistados aderiram ao e-commerce de alimentos e afirmam que vão continuar com o costume.

Implementar as tecnologias digitais pode levar a eficiência em cada etapa do processo de produção, venda e relacionamento com clientes, melhorando os resultados. Mas até isso, o caminho é desafiador,  principalmente para os negócios mais antigos que são conduzidos por aqueles que não são nativos digitais, onde nos incluímos. Neste processo, há a necessidade de muita pesquisa e colaboradores aptos e comprometidos.

Proteger dados pessoais e o distanciamento social de colaboradores, parceiros e clientes se faz mais necessário para os negócios físicos do que para os digitais. 

As ferramentas e nomenclaturas não são tão simples para a maioria de nós 40 e mais, porém, por uma questão de sobrevivência econômica, precisamos nos adaptar e escolher os melhores parceiros para esse momento de implantações possíveis de App de e-commerce, de atendimento omnichannel, de alocação remota dos funcionários com soluções de colaboração, de cloud, de big data, de AI e de proteção dos dados do seu negócio. 

Antes de 2020, nunca imaginaríamos o que viria a acontecer. Gastamos tanta energia tentando prever coisas e esquecemos que o mais importante é nos preparar cotidianamente para o porvir. Quando penso no que tenho aprendido nos últimos tempos sobre linguagens digitais e os negócios que envolvem as novas tecnologias, fico imaginando o que ainda vem pela frente, preocupado se darei conta e, ao mesmo tempo, entusiasmado com o aprendizado possível.

Considero que novas habilidades serão sempre necessárias para quem está em atividade e estar antenado com o que acontece na sociedade, nos segmentos econômicos e no mercado de trabalho deve ter atenção de todos os que têm filhos e netos para orientar.

Acompanhe os próximos artigos em que comentarei sobre as inovações na Educação, no Mercado de Trabalho e as Habilidades essenciais mais exigidas no momento.

LEIA TAMBÉM

João Carlos Feijóo
5 1 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x