Inventando Moda com Márcia Janz

Moda

Olá! Estou muito feliz por continuar conversando com você, nesta coluna, sobre imagem e a sua importância nos dias atuais. Se você ainda não conferiu a minha primeira coluna, vale a pena ler e ficar por dentro do que eu vou compartilhar toda semana aqui no 40eMais.

O assunto é bem gostoso, mas é sério, pois estamos falando da nossa imagem, de como nos apresentamos e somos percebidos pelo outro. Vimos que a imagem depende muito do olhar alheio e de suas interpretações. Já a nossa aparência, essa, sim, está em nossas mãos.

Mas, Márcia, não entendo nada de moda, como posso me vestir bem? Vamos entender a diferença entre se “vestir bem” ou “estar bem vestido”. Parece subjetivo, e até pode ser, mas se temos o conhecimento de nosso Estilo Pessoal, de nosso desejo de imagem e dos papéis que desempenhamos, conseguimos, sim, formar um Dress Code (código de vestimenta) apropriado e condizente com quem somos, para que viemos e, assim, estarmos adequados para cada momento e diferentes ambientes que transitarmos.

Você já ouviu ou leu que estilo é a sua personalidade refletida no seu vestir? É dizer quem você é sem falar uma palavra! Para entender mais sobre como descobrir a sua assinatura pessoal na imagem, vou te contar um pouco sobre os sete Estilos Universais, sendo três estilos base e quatro sub estilos, ou temperos, que é como eu prefiro chama-los.

Vem comigo, vou te ajudar um pouco mais nessa descoberta!

1- Esportivo ou Casual:

Pessoas comunicativas, ativas, despretensiosas, ligadas a natureza e ao natural. Suas roupas são geralmente de modelagem solta, looks de cores neutras. Amam um jeans e tênis. Cabelos soltos e os mais naturais possíveis. Pouca ou zero maquiagem. Pessoas com esse estilo base prezam pelo conforto e ponto!

2- Clássica ou tradicional:

Pessoas mais fechadas, rígidas e exigentes, não abertas às mudanças. Não se deixam levar por modas ou tendências, são presas às tradições. Seu guarda-roupa é atemporal, com alfaiataria, tecidos nobres, peças de qualidade e de grifes. Acessórios sóbrios e joias. Bolsa e sapatos coordenados. São extremamente conservadoras e refinadas.

3- Estilo Contemporâneo:

É uma mistura dos dois estilos acima. Uma clássica atualizada, casual refinada. Ligada à moda e tendências. Ousa mais nas cores, estampas, modelagens e acessórios de peso visual. Muito vaidosa, sempre com cabelos, unhas e maquiagem impecáveis. A mulher contemporânea ama um scarpin, seda, couro e tecidos de qualidade.

 4- Romântico (tempero doce):

Meiga é o seu sobrenome, feminina, vaidosa, cuidadosa, rica em detalhes. Amam estampas florais, poá, formas arredondadas na modelagem, como saias rodadas, mangas bufantes e babados. Seus sapatos favoritos são de bico redondo e as bolsas, geralmente pequenas. Fivelas, arquinhos e baby liss nos cabelos. Sua paleta de cores é suave, tons pastéis. Maquiagem leve e acessórios delicados.

5- Sexy ou Sensual (tempero picante):             

Como o nome sugere, sedutora, forte, ousada e glamourosa. Sua marca são roupas com modelagens justas, que valorizam seu corpo. Tecidos com caimento perfeito, como a seda. Brilho, transparência, rendas, decotes e fendas. Não se esquecendo de sua estampa favorita, a animal print, e o seu salto alto, que completa a sensualidade nos looks dessa mulher. Maquiagem com olhos e bocas marcados, e a preferência por um batom vermelho.

6- Tempero Criativo:

Gosta de decorar o seu vestir, sempre com originalidade e liberdade. Repete roupa, mas não looks, tá sempre trazendo uma pitada de inovação e do étnico. Muito comunicativa, extrovertida, traduzindo sua personalidade no seu guarda-roupa, com peças alegres, mix de estampas e texturas. Sobreposições, cores e mais cores, introduzidas também nas maquiagens e nos cabelos. Sapatos diferentes, saltos grossos, sandália bloco e as bolsas bem modernas.

7- Dramático ou Moderno:

Impacto é a palavra chave do seu closet. Gosta de chocar, trazendo a moda das passarelas para as ruas, bem fashionista mesmo, e com refinamento. Faz uma verdadeira arquitetura com suas peças de modelagens assimétricas, estampas geométricas, sempre muito interessantes e irreverentes. Paleta de cores contrastantes, acessórios de peso visual e minimalistas. Maquiagem e cabelos geralmente teatrais. Sapatos e bolsas diferenciados e da moda.

Gostaram do conteúdo? Fiquem ligados e acompanhem, pois vou meus próximos textos terão sequências deste tema, para complementar o assunto. Também espero sugestões e dúvidas.

Beijos e até a próxima!

Marcia Janz
5 1 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x