Lençóis Maranhenses

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar
Lençóis Maranhenses
Biaman Prado/MTur

A areia branca e fina marca o paradisíaco caminho percorrido pelos viajantes em meio ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As lagoas de água doce entre as dunas formam um cenário único em todo o mundo e é impossível não se emocionar ao chegar no topo da paisagem e ver a imensidão dos Lençóis Maranhenses.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Localizados no noroeste do Maranhão e distantes 250 km da capital São Luís, os Lençóis Maranhenses atraem turistas em busca do fenômeno único das lagoas interdunares à beira-mar. E o melhor dos Lençóis Maranhenses é que, a cada nova porção de água entre as dunas, a sensação de estar no paraíso se repete.

O que fazer nos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa uma área de 155 mil hectares e é considerado o maior parque de dunas do Brasil. A área protegida é enorme, porém a região dos Lençóis Maranhenses é ainda maior que o Parque Nacional. Entre os passeios mais procurados por lá estão o Circuito da Lagoa Azul, o Circuito da Lagoa Bonita, a visita à Lagoa das Emendadas e ao Canto de Atins. Certamente passeios imperdíveis para quem vai aos Lençóis Maranhenses.

Continua após a publicidade
comfort final - 40EMAIS

Ainda que as lagoas sejam as grandes atrações, o turismo por lá vai bem além. Quem visitar os Lençóis Maranhenses poderá investir em dias na praia do Caburé e em Atins, em passeios pelo Rio Preguiças e Rio Formiga e até na prática de kitesurfe, que anda crescendo muito na região. Tudo envolvendo percursos em veículos 4×4, lindas paisagens, águas transparentes e areia sempre fina e muito branca. E como se não bastasse, ainda é possível apreciar a imensidão dos Lençóis Maranhenses em um sobrevoo. Experiência inesquecível!

Quem desejar ir ainda mais fundo na experiência poderá investir na travessia a pé por dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Essa rota, que leva de três a cinco dias, é sonho de consumo de muitos aventureiros e certamente a melhor e mais intensa maneira de viver o lugar.

Nenhuma paisagem no mundo se compara aos Lençóis Maranhenses. Só isso já é motivo suficiente para visitar a região. Entretanto, independentemente de ser um cenário único, os Lençóis Maranhenses conquistam a todos os turistas pela intensa imersão em pura beleza. E para ter certeza disso, basta assistir a um pôr do sol no alto das dunas ou dentro de uma das lagoas. Não será difícil cair de amores pelo destino.

Passeios:

É preciso estar preparado fisicamente e atento especialmente ao desgaste dos pés, pouco acostumados ao longo contato com a areia, para fazer a travessia. A chance de sensibilidade na sola dos pés é grande, assim como de dores. Previna-se com meias especiais para caminhada, não deixe de levar um calçado leve para o caso de ser insuportável botar os pés na areia e leve a mochila com o mínimo possível de peso. A travessia é linda, mas bem cansativa! E, claro, vale cada minuto do sacrifício.

Circuito Lagoa América

 A Lagoa América é uma ótima opção para quem deseja sair da rotina dos deslocamentos em 4×4. A lagoa, localizada nos arredores de Santo Amaro, é acessível por barco ou lancha em um trajeto que passa por uma grande área alagada nos arredores da cidade.

Santo Amaro do Maranhão

lençóis maranhenses
Biaman Prado/Mtur

 Santo Amaro é famosa por ter as lagoas mais bonitas entre as três cidades base dos Lençóis Maranhenses. E, vamos ser honestos, não é mentira. A região do Parque Nacional localizada à beira de Santo Amaro passou muitas vezes na fila da beleza. É impressionante como as lagoas de Santo Amaro conseguem ser ainda mais espetaculares.

Atins e Canto de Atins

 O povoado de Atins atrai cada vez mais a atenção dos turistas que buscam uma experiência diferente nos Lençóis Maranhenses. O lugar é tranquilo e tem um clima descolado, com jeitinho de Trancoso e Jericoacoara, mas ainda bem pequenino.

Barreirinhas

lençóis maranhenses
Biaman Prado/MTur

 Cidade mais conhecida dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas é a principal base para quem deseja explorar a região. O lugar oferece boa infraestrutura, vários hotéis e pousadas, restaurantes de qualidade, comércio desenvolvido e muitas agências de turismo que levam os viajantes aos passeios.

Caburé, Vassouras e Mandacaru de lancha ou quadriciclo

lençós maranhenses
Biaman Prado/MTur

 O passeio que visita os povoados de Vassouras, Mandacarú e Caburé tem duração de dia todo e é feito em lancha a partir de Barreirinhas. O trajeto acontece pelo Rio Preguiça e ao longo do passeio acontecem as paradas nos povoados.

Circuito Lagoa Azul

lençóis maranhenses
Biaman Prado/MTur

 O circuito da Lagoa Azul está entre os mais famosos dos Lençóis Maranhenses. O passeio parte de Barreirinhas e tem meio-dia de duração. Quando se fala no Circuito da Lagoa Azul, não necessariamente estão incluídas sempre as mesmas lagoas.

Circuito Lagoa Bonita

lençóis maranhenses
Biaman Prado/MTur

 Um dos mais populares roteiros de Barreirinhas, o Circuito da Lagoa Bonita está entre os mais belos passeios dos Lençóis. Esse circuito se destaca por uma íngreme subida de duna, onde há até ajuda de uma corda. A subida, com 30 m de altura, é recompensada por uma das mais lindas paisagens entre os passeios do Parque Nacional.

Circuito Lagoa da Betânia e Lagoa do Espigão

lençóis maranhenses
Biaman Prado/Mtur

O passeio para a Lagoa da Betânia está entre os principais de Santo Amaro e agrada pela diversidade de paisagens no caminho em meio ao campo de dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O roteiro inclui a linda Lagoa da Betânia, que tem formação longa e conta ainda com um belo rio como vizinho. As duas…

Circuito Lagoa da Capivara e Lagoa das Sete Mulheres

 Localizadas próximas ao Canto de Atins, a Lagoa da Capivara e a Lagoa das Sete Mulheres estão entre as principais atrações para quem está hospedado no povoado de Atins.

  • Circuito Lagoa da Esperança

 O passeio para a Lagoa da Esperança é destinado aos turistas que visitam os Lençóis Maranhenses durante o período da seca. Isso porque a Lagoa da Esperança é uma das raras lagoas perenes, ou seja, que permanecem com água durante todo o ano. O passeio dificilmente é realizado no período das chuvas.

Circuito Lagoa da Gaivota e Lagoa da Andorinha

 A Lagoa da Andorinha e a Lagoa da Gaivota são as mais populares de Santo Amaro. Elas estão localizadas muito próximas à cidade e o acesso fácil faz com que elas estejam entre as mais visitadas.

Circuito Lagoa das Emendadas

 Todo o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é incrível, mas se tem um passeio que ultrapassa todas as cotas de beleza é o Circuito Lagoa das Emendadas. Localizada nos arredores de Santo Amaro, a Lagoa das Emendadas é a maneira mais fácil de ver o lado mais bonito do Parque Nacional.

Circuito Lagoa Tropical e Lagoa da Lorena

 A Lagoa Tropical e a Lagoa da Lorena estão entre os passeios oferecidos a quem está hospedado no povoado de Atins. As duas lagoas estão distantes do povoado e por isso será necessário fazer o passeio em veículos 4×4. Não é recomendado ir a pé às duas, mas se um guia estiver disponível, vale tentar.

Povoado da Cardosa e flutuação no Rio Formiga

 O povoado da Cardosa atrai os turistas que desejam relaxar flutuando no Rio Formiga. O passeio está entre os mais calmos e tranquilos de Barreirinhas e é ideal para quem está cansado do sobe e desce nas dunas. É uma experiência diferente e vale a pena especialmente para quem gosta de banho de rio. O passeio acontece ao longo do Rio Formiga.

Sobrevoo nos Lençóis Maranhenses

 Os Lençóis Maranhenses são espetaculares, mas se tem um jeito de vê-los ainda mais belos é em um sobrevoo. A partir do Aeroporto de Barreirinhas, é possível fazer voos de trinta minutos para ver do alto essa paisagem única no mundo. Só em um avião para ter noção da magnitude dos Lençóis Maranhenses.

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses

Quem visita os Lençóis Maranhenses conta com três bases principais: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Apesar de estarem na mesma região, cada uma das bases tem características bem distintas.

Barreirinhas é a base principal, que tem mais infraestrutura, maior variedade de restaurantes e onde está grande parte dos hotéis e pousadas dos Lençóis Maranhenses. É de lá também que parte a maioria dos passeios pelos Lençóis Maranhenses, entre eles o sobrevoo dos Lençóis Maranhenses, os roteiros da Lagoa Azul e Lagoa Bonita, o passeio de lancha ou quadriciclo até Caburé (com Vassouras e Mandacaru), a flutuação no Rio Formiga e passeios para Atins e Santo Amaro. É a melhor opção para quem tem poucos dias de viagem.

Atins é a base mais rústica e descolada dos Lençóis Maranhenses. Localizada entre o mar e as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Atins atrai muitos praticantes de kitesurfe, além de público mais jovem. O lugar, que ainda preserva ruas de areia, é um paraíso rústico e cheio de charme. Atins é especialmente interessante por oferecer lagoas e praia no mesmo lugar. E a boa notícia é que os dois são facilmente acessíveis. Não será necessário pegar um passeio para curtir todos os dias.

Santo Amaro tem jeito de vida real, onde moradores e turistas convivem nos mesmos espaços. A cidade, que ainda mantém características do interior, é bastante tranquila e pouco movimentada. A vida segue em ritmo bem mais lento se comparada a Barreirinhas. Apesar de não ser a primeira opção de hospedagem de muitos turistas, é importante dizer que as lagoas nessa região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são ainda mais lindas e impressionantes. E a vantagem é que o tempo de deslocamento da cidade até os locais de passeios é bem menor, já que Santo Amaro está localizada praticamente dentro do Parque Nacional.

Quando ir ao Lençóis Maranhenses

Ao viajar para os Lençóis Maranhenses é preciso estar atento ao calendário para ver o fenômeno das lagoas em meio às dunas. A alta temporada dos Lençóis Maranhenses acontece durante e logo após as chuvas, especialmente entre os meses de abril e agosto. No auge da seca, de outubro a dezembro, quase todas as lagoas desaparecem e a paisagem, cheia de porções de água, se transforma em um imenso deserto. A verdade, entretanto, é que os Lençóis Maranhenses são lindos durante todo o ano, tendo ou não lagoas cheias.

Como chegar aos Lençóis Maranhenses

Chegar aos Lençóis Maranhenses pode não ser das tarefas mais simples, mas certamente vale cada segundo da viagem! Quem visita os Lençóis Maranhenses conta com três bases principais para fazer os passeios pela região: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. E o ideal, para ver boa parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é conhecer as três. O único aeroporto na região é o Aeroporto de Barreirinhas, que recebe apenas voos de São Luís a um custo muito alto. Sendo assim, o melhor aeroporto para quem deseja visitar os Lençóis Maranhenses é o Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ).

Para chegar às três bases principais, serão necessários diferentes trajetos e meios de transporte. A base mais fácil para chegar de transporte público ou transfer particular direto de São Luís é Barreirinhas. Para Santo Amaro, é possível contratar um transfer particular a partir do aeroporto ou a partir de Barreirinhas. Para quem vai a Atins, vale pegar uma lancha ou um 4×4 a partir de Barreirinhas.  para as outras, o ideal é contratar um transfer a partir de Barreirinha.

Quanto tempo ficar nos Lençóis Maranhenses

Quanto mais tempo você puder ficar nos Lençóis Maranhenses, melhor. A região tem passeios incríveis e cada dia será ainda melhor que o anterior. E como chegar aos Lençóis Maranhenses não é muito simples, fique o máximo de tempo que puder. Para conhecer as atrações básicas de Barreirinhas, serão necessários de 4 a 5 dias de viagem. Já com uma semana você terá tempo de se hospedar em outra base e conhecer Santo Amaro ou Atins. Agora, se a ideia é conhecer tudo e ainda relaxar, dez dias são uma ótima pedida para conhecer os Lençóis Maranhenses.

lençóis maranhenses
Biaman Prado/MTur

O Brasil realmente é lindo, com variadas opções de passeios, não me canso de repetir que temos que conhecer e valorizar o nosso país.

Um abraço e até a próxima semana 😊

Selma Cabral

Fonte: www.guia.melhoresdestinos.com.br

 
mudanças

Mudanças são Necessárias

Chá

Hora do chá!

carreira

Como fazer uma transição de carreira sem traumas?

superalimentos

Superalimentos: Nutrientes concentrados para turbinar sua saúde!

cropped cabecalho - 40EMAIS

Mais nessa Coluna

Selma Cabral

Conheça a Coluna de Selma Cabral
Olá, sou Selma O S Cabral, turismóloga por paixão e, dentre os vários trabalhos que realizei no Turismo, fui, durante 08 anos, Diretora na empresa Estação do turismo em Santos/SP, onde desenvolvi diversos cursos de Capacitação de mão-de-obra voltados para o Turismo. Também criei vários Eventos em parceria com a Incubadora de Empresas de Santos Atualmente sou Diretora da empresa Turismo & Ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 6 =

Scroll to top