fbpx

Limpeza de Primavera

Tatiana França

Por Tatiana França

limpeza de primavera


Você já ouviu falar na Limpeza de Primavera (Spring Cleaning)?

Alguns pesquisadores rastreiam a origem da limpeza de primavera no Nowruz iraniano, o ano novo persa, que cai no primeiro dia da primavera. Os iranianos continuam a prática de khaneh tekani (literalmente “sacudindo a casa”) pouco antes do ano novo persa. Tudo na casa é cuidadosamente limpo, desde as cortinas até os móveis.

Outra possibilidade foi sugerida de que as origens da limpeza da primavera remontam à antiga prática judaica de limpar completamente a casa em antecipação ao festival de Páscoa da primavera (Pessach). Em memória da fuga apressada dos israelitas do Egito após seu cativeiro lá, durante a observância de uma semana do feriado da Páscoa, há proibições estritas contra comer ou beber qualquer coisa que possa ter sido fermentada ou fermentada. 

Os judeus não devem apenas se abster de alimentos fermentados (chametz), eles são expressamente ordenados a livrar suas casas de até mesmo pequenos restos de chametz durante o feriado. Portanto, os judeus praticantes realizam uma completa “limpeza de primavera” da casa, seguida por uma tradicional caça às migalhas de chametz (bedikat chametz) à luz de velas na noite anterior ao início do feriado.

Tradicionalmente, a igreja católica limpa completamente o altar da igreja e tudo associado a ele na quinta-feira santa, um dia antes da Sexta-Feira Santa, na primavera. A limpeza da primavera persiste hoje na Grécia e em outras nações ortodoxas. É tradicional limpar a casa completamente antes ou durante a primeira semana da Grande Quaresma, que é conhecida como Semana Limpa. Isso também costuma corresponder ao ano novo juliano ou 1º de abril.

Na América do Norte e no norte da Europa, o costume encontrou um valor especialmente prático devido ao clima continental e úmido dessas regiões. Durante o século 19 na América, antes do advento do aspirador de pó, março era frequentemente a melhor época para tirar o pó porque estava esquentando o suficiente para abrir janelas e portas (mas não o suficiente para os insetos serem um problema), e o ventos fortes podem levar a poeira para fora da casa. Esta época do ano também é quando os fornos a carvão não funcionavam e era possível lavar a fuligem das paredes e dos móveis deixados pelo forno. Pelo mesmo motivo, as famílias rurais modernas costumam usar o mês de março para projetos de limpeza que envolvem o uso de produtos químicos que geram fumos.

Aqui no Brasil a Estação da Primavera começa dia 22 de setembro e vai até 21 de dezembro. Por ser uma estação mais amena, é um ótimo período para as limpezas mais profundas. E por ser a estação das flores, talvez você fique mais alegre e animada para dar aquela geral no seu lar.

Toda vez que faço um calendário para uma cliente, centralizo em outubro, todas aquelas tarefas que normalmente são semestrais e anuais (aqui no 40emais você encontra vários conteúdos meus sobre organização, limpeza e rotinas domésticas). Também pode ser um ótimo período para fazer uma manutenção, reformas etc.

Em outubro vou lançar um desafio de destralhe lá no meu Instagram. Topa entrar nesse desafio comigo? O desafio será do dia 01 ao dia 31 de outubro. Entra lá no meu perfil para não perder nenhuma dica: www.instagram.com/organizeeharmonize

Gostou? Compartilhe com uma amiga!

Deixe suas dúvidas e dicas nos comentários. 
0
Por favor, deixe um feedback sobre issox

Quais assuntos você gostaria de ler aqui na coluna?

Abraços e até a próxima

Tatiana França

https://linktr.ee/organizeeharmonize

LEIA TAMBÉM
Fotos colunistas Tatianafranca
Últimos posts por Tatiana França (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x