Longevidade ativa 

longevidade
longevidade

De acordo com a Organização Mundial de Saúde em 2050 os idosos formarão um quinto da população mundial, por isso é fundamental refletir em como vamos envelhecer.  longevidade 

E você, como imagina sua velhice?

Com certeza, não deseja estar dependente, limitado ou com alguma doença. Talvez você até ache que isso seria o normal e que faz parte do envelhecimento.

Mas isso não é uma regra!!!!

O envelhecimento é um processo dinâmico, que ocorrerá com todos, mas como vamos chegar lá, depende muito dos hábitos de hoje, os quais poderão acelerar ou abrandar o processo.

Por isso atitudes como a prática de exercício físico, boa alimentação e redução do estresse são fundamentais para preservar o seu corpo e mente, e atrasar por muitos anos o processo de envelhecimento.

Como envelhecemos depende da saúde de nossas células, pois o envelhecimento pode ser definido como o dano funcional progressivo de uma célula e sua capacidade reduzida de responder de modo adequado a estímulos e danos ambientais. Ou seja, quando as células não são mais capazes de se renovar, os tecidos que elas repõem irão começar a funcionar inadequadamente.

E é exatamente nesse processo celular que os nossos hábitos interferem. Bons hábitos como exercício físico, boa alimentação, meditação irão conservar por mais tempo esse processo de regeneração celular. Maus hábitos, como alimentos inflamatórios, sedentarismo, estresse, fumo entre outros irão levar as células a senilidade com mais rapidez.

PRODUTOS 40EMAIS

Logo redondo CURSOS

O 40EMAIS traz para você os melhores cursos, para você dar aquela guinada de 360º na sua vida. Não Perca!

Assim, fica claro, que o processo de envelhecimento não necessariamente corresponderá a sua idade cronológica, mas sim aos seus hábitos.  Por isso, muitas vezes, conhecemos pessoas mais jovens, com dores, doenças e disposição que não correspondem à sua idade no R.G e, em contrapartida, conhecemos pessoas com idade mais avançada cheias de saúde, disposição e vigor.

A melhor maneira de preservar as funções do corpo é através da atividade física, que leva a inúmeras e ótimas alterações dentro das células, o que desencadeia uma resposta restauradora, ou seja, a atividade física recupera os danos causados pelo envelhecimento, retardando assim todo o processo.

Outro fator de extrema relevância, quando comparados a indivíduos sedentários, as pessoas que praticam atividade física regular, respondem com mais sucesso às vacinas, e desfrutam de sistema imunológico mais robusto, ou seja, terá um sistema imunológico biologicamente jovem, tendo assim uma condição mais longeva de vida.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

As pessoas que se exercitam têm a condição do envelhecimento postergada, e dessa maneira, conseguem viver mais anos com mais saúde e qualidade de vida.

O movimento é importante em todas as fases da vida, mas muitas vezes, quando mais é preciso, há a redução do movimento. E esse é um grande erro que normalmente ocorre na terceira idade.

Assim, na tentativa de preservar o idoso, a redução do movimento acelerará ainda mais o processo de envelhecimento e o deixará mais dependente, porque o desuso dos músculos afetará principalmente as fibras tipo II da musculatura. Essas fibras são responsáveis pelos movimentos de força e potência, com isso o idoso perde a resposta rápida ao tropeçar, apresenta dificuldade para sentar e levantar, comprometendo cada vez mais a execução de tarefas do dia a dia com autonomia.

Portanto, indubitavelmente, a prática de exercício físico é fundamental para que se abrande o processo de envelhecimento.

Uma dica para um planejamento saudável com exercício físico é:  fique menos sentado; mexa-se mais; busque atividades que estimulem o gasto energético; separe 40 minutos do dia para uma prática de treino equilibrada com exercícios aeróbicos, alongamentos e de força. Os exercícios de força como a musculação serão fundamentais para preservar as fibras musculares e suas articulações, o aeróbico para preservar e fortalecer seu coração e levar novas células ao seu cérebro e os alongamentos para preparar seus tendões e ligamentos.

E vale ressaltar, comece uma rotina de exercício físico o quanto antes. Nunca será tarde demais para começar, pois a partir do momento que iniciar, os benefícios surgirão e você terá uma vida longeva em anos, e o principal em qualidade de vida e saúde.

LEIA TAMBÉM
Marcelo Capelazo Fernandes
Últimos posts por Marcelo Capelazo Fernandes (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais novos Mais votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Selma
Selma
1 mês atrás

Excelente e muito verdadeiro. temos que fazer escolhas entre ter mais qualidade de vida, uma velhice saudável ou ficar debilitado e dependente. A primeira opção sempre é a melhor com toda certeza e o quanto antes começar melhor.

Scroll to top
1
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x