Marketplace: a prateleira Digital

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar

marketplace

Olá, vamos para um Papo Digital com a segunda etapa dentro do universo digital. Lembrando que no artigo anterior definimos o conceito de marketing digital. Agora, neste artigo, vamos entender o que são os marketplaces e também a diferença entre esse player e o e-commerce.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

O marketplace é um tipo de negócio que gerou mudanças no mercado digital, tornando- se, hoje, a grande vitrine no mercado digital. Esse modelo conecta oferta e demanda em uma plataforma online, gerando benefícios tanto ao empreendedor quanto ao cliente final, conectando milhares de vendedores que levam o seu produto e o serviço a milhares de compradores em diversos nichos de mercado.

Entenda também que nos dias atuais estamos vivenciando a maior diversidade cultural, conectados todos juntos e online, a todo tempo experimentando e criando sem parar novas culturas, tendências e experiências, sendo a maioria delas através do universo virtual. 

São os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como linguagem, tradições, culinária, religião, costumes, comportamento, moda, modelo de organização familiar, política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam hoje nesse território virtual.

As maiores startups, como Apple, Uber e Booking, por exemplo, utilizam esse tipo de plataforma.

De uma maneira prática e objetiva, marketplace nada mais é de verdade em sua funcionalidade do que um shopping virtual.

Os vendedores e prestadores de serviço podem divulgar seu trabalho nesta “vitrine online” e conquistar mais clientes. Por fim, quem é dono do marketplace consegue intermediar negócios e lucrar com as conexões estabelecidas. 

Além disso, o(a) administrador(a) de um marketplace não precisa se preocupar com fabricação, estoque ou entregas. Isso porque essas são responsabilidades dos fornecedores da plataforma. Afinal, a função desse empreendedor é gerenciar o negócio e atrair fornecedores e clientes para a plataforma na qual é possível utilizar técnicas de marketing digital, por exemplo. 

Por tudo isso, o marketplace é um tipo de negócio inovador que revolucionou o e-commerce. Assim, as compras online ficaram muito mais fáceis, práticas e eficientes.

Um e-commerce é uma loja virtual que oferece produtos ou serviços de apenas um fornecedor ou empresa, pois trabalha com um estoque próprio, ao contrário de um marketplace, que é um shopping virtual, que oferece várias opções de vendedores ou prestadores de serviço. Exemplo: o Mercado Livre, OLX, Lojas Americanas e HotMart são marketplaces com produtos de diferentes lojas. 

No e-commerce, o empreendedor precisa cuidar do estoque e da logística, pois está oferecendo seus próprios produtos ou serviços. Já no marketplace, não é necessário que o dono se preocupe com essas atividades, porque ele estará ofertando produtos e ou serviços de outras empresas, ou pessoas em um só canal. 

Assim, o alcance e o potencial de crescimento de um marketplace são muito maiores, porque nele é possível criar uma grande rede de fornecedores, enquanto no e-commerce você se limita à sua própria capacidade de produção e atendimento.

E aí tá gostando de conhecer o mecanismo das vendas no universo digital?

Você tem um celular, uma rede de conexões e ainda não sabe como ganhar dinheiro com isso?  Não se preocupe, você não é o único, mas vou te ajudar nesse processo!

Não perca a próxima coluna, porque vamos explorar mais o marketplace, detalhar como ele funciona e o mercado desse modelo no mundo e no Brasil. Também falarei sobre o marketplace de serviços e vamos começar a explorar juntos o universo de oportunidades da HotMart, você já ouviu falar por aí sobre isso, não é? Então, não perca e até lá!

 
carreira

Como fazer uma transição de carreira sem traumas?

superalimentos

Superalimentos: Nutrientes concentrados para turbinar sua saúde!

inteligência musical

Inteligência Musical – a música nos convida ao movimento e a relação interpessoal

povos indígenas

Povos Indígenas e o Turismo Sustentável

cropped cabecalho - 40EMAIS
  • Tabata Rubbo

    Tabata Rubbo

    Personal Trainer. 10% de Desconto para assinantes.

Mais nessa Coluna

Rodolpho Hesselbach

Conheça a Coluna de Rodolpho Hesselbach
Sou especializado em Marketing Digital & Qualificado e Pós Graduado na área Comercial em Gestão Estratégica de Vendas e Graduado em Hotelaria e Adm e Marketing . Acostumado a desenvolver e implantar o Plano de Ação Comercial, (Bussiness Plan), mantenho uma visão aberta as novas tendências de mercado identificando oportunidades de negócios, utilizando- se de diversos mecanismos de diagnóstico, além das ferramentas da Internet e plataformas inteligentes de dados e distribuição e vendas pela Internet, realizando uma gestão de tempo inteligente para atingir resultados e uma produtividade satisfatória aos meus cliente. Aqui na minha coluna do 40eMais vou abordar os seguintes tópicos: Marketing Digital e sua tendências, Linkedin e Gestão de Tempo. Espero que goste!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =

Scroll to top