fbpx

Menu de filmes: dicas pra quem ama gastronomia!

Fabiana Honorato

Por Fabiana Honorato

gastronomia


Não sei vocês, mas eu adoro cozinhar. De tudo. Não tenho preferência por nenhum tipo de receita, gosto mesmo de experimentar, testar e criar. Quase nunca consigo repetir o prato que inventei, já que vem a inspiração e páh, tá na mesa.

Clique e Assine o 40EMAIS e ganhe acesso completo ao conteúdo exclusivo do Portal, como Workshops e Mentorias, além de muitos descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Uma vez, eu fiz um prato com frango no forno e tinha um creme delicioso por cima. Mas eu coloquei um pouco disso, daquilo, queijo – tudo fica bom com queijo, né? – e o resultado foi de lamber os beiços mesmo. O marido gostou tanto que dias depois, me pediu pra repetir a gostosura. Ficou só na vontade, porque eu não fazia ideia das etapas que renderam a receita! 

Outros pratos surgiram e, até hoje, sinto um prazer enorme ao reunir as pessoas à mesa pra saborear o que eu faço. Já contei aqui do meu amor por fazer pão e quanto a pandemia me incentivou a colocar mais a mão na massa.

O que pouca gente sabe é que eu fiz três cursos profissionais de gastronomia, logo depois que perdi meu emprego CLT. É, minha gente, eu já tive carteira assinada, tirava férias e recebia 13º salário, mas esses tempos não voltam mais e a gente vai se adaptando à realidade, não é mesmo?

Pois a minha primeira medida, após assinar a rescisão, foi me inscrever no curso básico da Mascarpone Escola de Sabores, do chef Fabio Leal. A escola encerrou as atividades, mas quem passou por lá, certamente guardou com carinho tudo o que aprendeu e provou ali.

Eu queria me aperfeiçoar, além de ocupar meu tempo numa noite durante a semana, e ter uma alternativa para ganhar dinheiro fazendo quentinha ou qualquer outra comida pra vender.

Só que eu me apaixonei pelas aulas, pela gastronomia mais clássica e fiz outros dois cursos. Parei mesmo porque, àquela altura, eu já estava trabalhando com comunicação, em novas experiências profissionais.

E como boa descendente de italianos que sou, adoro tanto cozinhar quanto comer. Sair pra provar coisas diferentes era um dos programas preferidos por mim e meu marido. Ainda é, mas com a pandemia, temos vivido essas experiências comensais em casa mesmo, na companhia dos filhos e protegidos do vírus.

Pra matar a vontade e aguçar o apetite, adoro ver e rever filmes que abordam essa temática da gastronomia. Se você tá sem inspiração na cozinha, ou precisa de um incentivo especial, confere o menu de filmes que vão te deixar salivando!
gastronomia
on Favreau | Copyright Open Road Films

Chef

Jon Favreau dirige, assina o roteiro e protagoniza esse filme que eu já vi várias vezes. Depois de surtar com uma crítica negativa e ver seu piti viralizar na internet, o chef do então restaurante estrelado começa a rodar com trailer de comida, na companhia do filho e de um dos cozinheiros do antigo trabalho. Desta vez, ele faz sandubas inspirados nos sabores cubanos, resgatando sua essência na cozinha e fazendo tudo com muito prazer. A trilha sonora é demais!

gastronomia
Daniel Brühl, Bradley Cooper |Copyright SND

Pegando fogo

Adam, o chef interpretado por Bradley Cooper, é daquele tipo pavio curto, mas genial no que faz. Ele vê sua carreira derrapar por causa dos problemas com bebida e drogas, mas, depois, dá a volta por cima e monta uma equipe com os feras que já trabalharam com ele. Tem o elemento competição, pressão, um caso romântico e os fantasmas pessoais. Tá, a cozinha mesmo fica em segundo plano, mas dá pra entender como a profissão é sinônimo de estresse.

gastronomia

Ratatouille

Não posso deixar de falar dessa animação da Disney Pixar, que coloca um simpático ratinho francês como guia de um chef ainda, digamos, cru na cozinha. Remy não é um rato qualquer e encontra Linguini, ajudante de cozinha mega atrapalhado, mas louco pra ficar mais habilidoso. Como toda boa animação, fala de valores como amizade, companheirismo, amor à família e sinceridade. Meus filhos demoraram pra gostar, mas eu me apaixonei na primeira vez que vi. Ah, e mostra o preparo de várias receitas, incluindo uma sopa que é digna de ser reproduzida fora das telas.

gastronomia

Julie & Julia

Filme indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro, pra mim é um dos mais leves e saborosos. Conta a história de Julie, que, depois de se decepcionar com o trabalho, decide preparar as 524 receitas do livro de culinária de Julia, famosa por sua paixão pela culinária francesa. São narrativas em paralelo, mas de épocas diferentes, com Julia no passado e Julie no presente. Uma delícia de filme!

gastronomia
Charlotte Le Bon, Helen Mirren | Copyright Constantin Film Verleih GmbH

A 100 passos de um sonho

Se tem a Helen Mirren já me ganhou. Mas a história é linda e comovente, com uma família que precisou sair da Índia e se estabelecer numa vila no interior da França. A família abre um restaurante com sua comida típica, bem em frente a um renomado e tradicional restaurante frequentado pela elite. Conflitos culturais e pessoais se desenrolam, com desafios que acabam levando a um desfecho lindo!

LEIA TAMBÉM

Fotos colunistas Fabiana Honorato
Últimos posts por Fabiana Honorato (exibir todos)
5 1 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x