Mexa-se

mexa-se

mexa-se

Definitivamente, não fomos feitos para ficarmos parados. Nossa evolução como espécie foi através do movimento corporal. Nossos antepassados deslocavam-se por horas para fugir e lutar pela sobrevivência e isso moldou nossos genes para o movimento.

Nos dias de hoje, cada vez mais nossas atividades são baseadas em restringir o gasto energético, ou seja, nossos afazeres baseiam-se em pouco movimento corporal.

Essa diferença de como fomos moldados no passado e nossas rotinas modernas fazem com que os nossos genes não estejam preparados para nossa vida atual, de pouco gasto calórico e muita ingesta calórica, o que gera um desequilíbrio em nosso organismo. Esse desequilíbrio resulta cada vez mais no desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, além de outras doenças como depressão, ansiedade e uma queda na eficiência do sistema imunológico, o que nos deixa  mais suscetíveis  a contrair os vírus e bactérias.

É questão de urgência levar a prática de atividade física para fazer parte da cultura das famílias, escolas e empresas. 

Por isso, MEXA-SE!!.

Mexa-se é muito mais do que uma palavra, é uma atitude que nos levará a  descobrir o poder do movimento em nossas vidas.

PRODUTOS 40EMAIS

Logo redondo CURSOS

O 40EMAIS traz para você os melhores cursos, para você dar aquela guinada de 360º na sua vida. Não Perca!

Precisamos reduzir o tempo sentado e aumentar o período em movimento. Uma sugestão fácil e barata citada em alguns estudos é dar em média 10 mil passos/dia. Vale ressaltar que é muito importante também inserir 75 minutos/semana de atividades vigorosas em nossa rotina, que são aquelas atividades que nos deixam um pouco ofegantes.

Sabemos que ter uma vida com mais atividade física evita uma série de doenças e prolonga a vida em anos e em qualidade. 

Mas, porque mesmo sabendo de todos os benefícios muitas vezes não começamos e não nos mantemos em uma rotina de atividade física e exercício físico?

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Isto ocorre porque não associamos à prática a benefícios imediatos, e assim, procrastinamos a vida saudável, o que nos leva a consequências sérias e, muitas vezes, irreversíveis.

 Selecionei alguns aspectos que serão modificados, para melhor, com a prática da atividade física em sua vida. 

Chegar em casa do trabalho cansado e não ter tempo/disposição para família: O exercício deixará seu corpo e mente mais dispostos, assim terá mais resistência e disposição para após uma jornada de trabalho brincar com seu filho. Até seu pet perceberá a diferença. 

Dificuldade em concentração nas tarefas do trabalho: o seu cérebro melhorará suas conexões em uma rotina com mais movimento, o que ajudará no seu foco e concentração.

Ansiedade com problemas futuros: o exercício físico ativa áreas em nosso cérebro responsável pelo prazer e satisfação, o que trará mais calma e menos ansiedade.

Não aproveitar o final de semana por dores nas costas: o exercício fortalecerá seus músculos e suas articulações que ficarão mais protegidas e muito menos suscetíveis a dor

Dormir mal: o exercício físico ajudará na qualidade do sono, ele será um poderoso aliado para quem tem insônia e trará melhora no tempo de sono recuperador, assim você acordará realmente descansado.

Baixo desempenho e apetite sexual: o exercício físico aumentará a produção de alguns hormônios que influenciam diretamente no desempenho sexual, assim normalizando mais uma área de sua vida.

Mau humor: quem treina é mais feliz. Essa não é somente uma frase pronta, é a explicação dos efeitos em seu cérebro. O exercício libera uma cascata de substâncias químicas que melhoram o humor.

Preguiça: o exercício serve como um estimulante natural, trará mais energia e reduzirá as procrastinações em sua vida.

Falta de tempo: o exercício físico fará com que você tenha um dia mais produtivo, e com isso haverá uma redução na sensação da falta de tempo, pois devido ao maior foco, terá a capacidade de resolver mais questões em menos tempo e com mais assertividade.

Motivação para uma melhor alimentação: levará você a um efeito cascata, com a rotina de atividade física terá mais motivação para se engajar em uma alimentação mais saudável.

E sabe qual o primeiro passo para você desfrutar de todas essas mudanças e inúmeras outras: MEXA-SE.

LEIA TAMBÉM

Conheça a Coluna
Olá, meu nome é Marcelo Capelazo Fernandes. Minha formação em Educação Física me trouxe um propósito profissional de modificar vidas através da atividade física. Cada vez mais me surpreendo mais com o poder de uma vida ativa, modificando a mente e o corpo, literalmente salvando vidas. Minha formação acadêmica sempre foi direcionada para saúde e bem-estar: Sou especialista em Atividade Física Adaptada e Saúde (FMU), especialista em Fisiologia do Exercício Aplicado à Clínica (UNIFESP) e especialista em Administração de Empresas (FGV). Tenho trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Atualmente, sou gestor da Incorpore, academia em Santos-SP e atuo como consultor de saúde e bem-estar para empresas e palestrante.Para conhecer mais sobre meu trabalho: @marcelocapelazo ou marcelocapelazo@hotmail.com.
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x