fbpx

Minhas noites com a Rainha Elizabeth

Fabiana Honorato

Por Fabiana Honorato

Rainha Elizabeth
Claire Foy | Copyright Alex Bailey/Netflix

Dizem que em casa de ferreiro o espeto é de pau, certo? Começo minha coluna no 40eMais confirmando essa tese, já que sou a assessora de comunicação do portal, mas só agora meu texto saiu do forno!

Antes tarde do que nunca – olha aí mais um ditado popular –, te apresento o Balaio da Fabi, um espaço dedicado a falar da minha paixão por séries, filmes, documentários, programas culturais, gastronomia e o que mais me der na telha.

E como 2020 colocou o mundo de castigo, foi também o ano em que se consumiu ainda mais os serviços de streaming. Só no início da pandemia, em março, a alta foi de 20% em todo mundo. Na América Latina, o aumento foi de 26,6%. Só no Brasil, o Telecine Play teve espantosos 400% de crescimento no número de cadastros, com um acréscimo de 100% de filmes assistidos.

Clique e Assine o 40EMAIS e ganhe acesso completo ao conteúdo do Portal, como Workshops e Mentorias, além de muitos descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Se você já era, como eu, ou passou a ser consumidor deste tipo de conteúdo chamado on demand (sob demanda), te convido a conhecer mais sobre uma série que desnuda a vida de um dos memes mais popularizados na quarentena: a Rainha Elizabeth

The Crown estreou em novembro de 2016, na Netflix, e teve a quarta temporada liberada no ano passado. Olha aí, uma das coisas boas de 2020, hein?

Demorei pra me interessar, pois estava curtindo séries de comédia e atualidades, como Grace and Frankie, com a diva absoluta Jane Fonda, que ainda tem entre os roteiristas Marta Kauffman. Pausa necessária pra explicar que Kauffman é apenas uma das criadoras da minha série favorita nesta e em outras vidas: Friends!

Foi durante a quarentena que devorei alguns documentários sobre a vida da Diana, Princesa de Gales. Lembro de ter acompanhado no noticiário suas ações sociais, seu conturbado divórcio do Príncipe Charles e o trágico acidente que resultou na sua morte. Eu era uma estudante de jornalismo ainda, ávida pela informação, mas sem ter noção de como esse ícone da realeza continuaria sendo assunto anos e anos depois.

Rainha Elizabeth
Príncipe Charles (JOSH O’CONNOR) e a Princesa Diana (EMMA CORRIN) |Copyright Netflix

Por essa lógica dos algoritmos, que popularizamos com o apelido de robozinhos da internet, a sugestão para ver The Crown me agradou em cheio, até porque une história e os bastidores da família mais famosa do mundo. Me joguei!

E assim, a Rainha Elizabeth, que quando criança era chamada de Lilibeth, e depois foi apelidada maliciosamente de Shirley Temple pelo tio e rei Edward, passou a me fazer companhia todas as noites. E, olhem só, na cama!

 

Aos finais de semana, maratonava a série, muito bem amarrada com o contexto histórico dos fatos e alguns toques da licença poética do seu criador, Peter Morgan, que garantem um pouco de ficção à vida da monarca. 

Fiquei chocada com a frieza da rainha ao tratar alguns assuntos, como o relacionamento com o filho e sucessor Charles; questões econômicas e sociais que impactaram o Reino Unido; e até mesmo a felicidade da irmã, Margareth, que precisou abrir mão de um amor pra não contrariar os interesses da Coroa.

Rainha Elizabeth
Vanessa Kirby | Copyright Alex Bailey / Netflix

Por outro lado, é assustador pensar no peso que ela assumiu, aos 25 anos, recém-casada e com uma vida não vivida pela frente, como bem se coloca num dos diálogos da majestade com um amigo. Afinal, ela tinha a Coroa, era a mulher mais famosa do mundo, mas não podia ter a vida que queria, se dedicar à criação de cavalos para competições e outros prazeres mundanos. 

Rainha Elizabeth
Olivia Colman |Copyright Netflix

História, política, paixão, conflitos e escândalos dão o tom em The Crown, que vai além de mostrar a vida da Rainha e sua família, nos levando a entender que os castelos guardam mais segredos que a ficção pode retratar.

Então, bora passar a sua noite com a Rainha também!

LEIA TAMBÉM

Fotos colunistas Fabiana Honorato
Últimos posts por Fabiana Honorato (exibir todos)
5 5 votos
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
15 Comentários
Mais antigos
Mais novos Mais votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Marcio
Marcio
9 meses atrás

Essa série é muito boa….

Fabiana Honorato Ferreira
Fabiana Honorato Ferreira
Responder para  Marcio
9 meses atrás

Tô no final da penúltima temporada!

Helena
Helena
9 meses atrás

Parabéns!!!

Fabiana Honorato Ferreira
Fabiana Honorato Ferreira
Responder para  Helena
9 meses atrás

Obrigada!

Joaquim Ordonez
Joaquim Ordonez
9 meses atrás

Que legal, Fabi! Delícia de texto. Quem leva jeito para a coisa transforma essa coisa num eterno encantamento para o coração e a alma das pessoas. Criei esse ditado agora mas ele se encaixa direitinho no propósito da coluna porque ressalta a tua leveza e sensibilidade na arte de lidar com as palavras, igualzinho como era nos tempos do jornal. Demorou, né fofa? Parabéns e sucesso nesse novo desafio. Já estou aguardando o próximo.

Fabiana Honorato Ferreira
Fabiana Honorato Ferreira
Responder para  Joaquim Ordonez
9 meses atrás

Fofo!!! Que delicia te ver aqui. Verdade, demorou. Mas espero agora desenferrujar de vez. Obrigada, adorei que vc leu e comentou! 😘

Osvaldo Luiz Fernandez Soares
Osvaldo Luiz Fernandez Soares
9 meses atrás

Bem.legal eu Ea Rita estamos curtindo bastante…..parece que a realeza não kkķkk….grande texto Fabiana…Parabéns

Ultima edição 9 meses atrás by Osvaldo Luiz Fernandez Soares
Fabiana Honorato Ferreira
Fabiana Honorato Ferreira
Responder para  Osvaldo Luiz Fernandez Soares
8 meses atrás

É, eles não devem gostar nada! Mas a série também reflete um pouco as críticas do povo de lá, que não tem mais essa adoração toda pela família não, né?

JAQUELINE DE SOUZA
JAQUELINE DE SOUZA
9 meses atrás

Ótima série …adorei os comentários

Fabiana Honorato Ferreira
Fabiana Honorato Ferreira
Responder para  JAQUELINE DE SOUZA
8 meses atrás

Que bom! Obrigada!!!

Ana Cláudia Dutra
Ana Cláudia Dutra
8 meses atrás

Que delícia de texto!!! Leve, descontraído e intimista. Aguardando o próximo!!…Que venham muitos!!! 🥰 🌹 😘

Ultima edição 8 meses atrás by Ana Cláudia Dutra
Fabiana Honorato Ferreira
Fabiana Honorato Ferreira
Responder para  Ana Cláudia Dutra
8 meses atrás

Obrigada, Aninha!!!

Carla
Carla
8 meses atrás

Fabi, sou sua fã!
Amei a dica. Já tinha começado a assistir, agora então, vou maratonar.

Fabiana Honorato Ferreira
Fabiana Honorato Ferreira
Responder para  Carla
8 meses atrás

Eba!!!

Simone Carvalho de Oliveira
Simone Carvalho de Oliveira
8 meses atrás

Também adorei esta série!! Boas dicas!

Scroll to top
15
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x