Mito ou verdade: shampoo de camomila clareia o cabelo?

camomila


Muitas pessoas têm dúvida sobre se a camomila clareia o cabelo de uma forma natural. A resposta é sim. A camomila é uma flor amarela que quando utilizada na formulação do shampoo se concentra na forma de pigmentação da mesma cor, amarela. 

Para quem tem curiosidade, quanto mais se lava o cabelo com shampoo de camomila, mais pigmento amarelo (dourado) será depositado no fio de cabelo e mais claro ele vai ficando. 

A camomila tem dois pigmentos: a apigenina, o pigmento amarelo natural que dá o tom dourado aos fios, e o azuleno, que por ser de coloração violácea neutraliza a coloração amarela (característica de materiais oxidados, por exemplo) pelo efeito óptico dos raios de cores complementares que se anulam produzindo o branco.

Podemos dizer que o shampoo de camomila clareia os cabelos naturalmente, sem a química e todos os ingredientes sintéticos que se encontram nas colorações de cabelo. 

Sua aplicação constante clareia os cabelos naturais, os cabelos com coloração, cabelos claros e escuros também. Claro que nos cabelos claros e naturais o clareamento é maior, fica mais nítido.

Apesar dessa característica, a camomila presente no shampoo não tem o mesmo efeito que uma coloração usada para cobrir todos os fios ou mechas. Para esse resultado, ainda é usado o pó descolorante, que vai modificar a cor do cabelo de acordo com a volumetria da água oxigenada usada para aplicação e também do tempo de ação nos fios.

O clareamento do cabelo com uso do shampoo de camomila é diferente, mais sutil e gradual e não é permanente, ou seja: quando você parar de usar esse produto e passar um shampoo sem esse pigmento dourado, a pigmentação que foi resultado da camomila vai saindo a cada lavagem, devolvendo aos poucos a cor natural do cabelo.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Agora você já sabe que não é mito, e que tanto o shampoo quanto o condicionador a base de camomila têm o poder de abrir alguns tons em cabelos loiros naturais ou mesmo com química, e também nas morenas, com resultados mais discretos, porém, visíveis.

Ainda destacamos outros benefícios do uso destes produtos para os fios: 

  • Proporciona realce natural da cor do cabelo
  • Reduz a oleosidade
  • Não é agressivo aos fios ou ao couro cabeludo
  • Deixa os cabelos mais brilhosos e com vida

Para você aproveitar tudo isso e muito mais, precisamos te lembrar de uma coisa importante: tenha paciência para começar a ver os resultados da ação da camomila nos fios. Se quiser potencializar os efeitos dos shampoo de camomila, se exponha mais ao sol para aumentar a eficácia do clareamento. 

Mas lembre-se de tomar sol nos horários indicados, antes das 10 e depois das 16 horas, para evitar os efeitos nocivos e cumulativos dos raios solares, e também proteja a pele com filtro solar e os fios, com um bom leave in. 

Bora dar uma iluminada natural nos fios?

LEIA TAMBÉM
Tia Nell e Tio Emerson
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x