fbpx

Mudanças no mercado de trabalho relacionadas às inovações essenciais

João Carlos Feijóo

Por João Carlos Feijóo

Mudanças


O isolamento social provocado pela crise do novo coronavírus abalou praticamente todos os setores da economia: modelos de negócios aparentemente imbatíveis ruíram, comportamentos de consumo se transformaram e o imprevisível virou rotina. 

Com as mudanças de rotina ao redor do mundo, o consumo de produtos e serviços digitais aumentou cerca de 37%, se comparado ao período anterior à pandemia. A procura por cursos digitais cresceu 200% nos seis primeiros meses de 2020.

Clique e Assine o 40EMAIS e ganhe acesso completo ao conteúdo exclusivo do Portal, como Workshops e Mentorias, além de muitos descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Podemos associar essa procura à necessidade por especialização e destaque no mercado de trabalho. Mas crises, por mais duras que sejam, mostram que é preciso inovação para que sejam superadas e este é um caminho sem volta.

A pandemia fez muitas empresas perceberem que era a hora de digitalizar processos. Na área de recursos humanos (RH) não foi diferente, tanto para os processos de recrutamento e seleção, bem como nos treinamentos.

Desde o início da quarentena surgiram propostas de ensino remoto com a intenção de ajudar os executivos a desenvolver habilidades mais práticas que teóricas e proporcionar a seus colaboradores cursos de gestão, inteligência emocional, programação neurolinguística, design thinking, inglês, entre outros, com a utilização de inteligência artificial para apresentar uma experiência personalizada, com o objetivo de melhorar a produtividade e garantir a retenção dos melhores perfis.

Inovações promissoras são programas de treinamentos com a realidade virtual.  Esses programas interativos e imersivos podem ser executados em RV com dispositivos móveis ou desktop padrão e permitem que funcionários possam interagir e representar com “avatares” projetados para imitar clientes ou outras partes interessadas importantes ou aprender uma nova habilidade técnica importante, como por exemplo, em um intercâmbio internacional virtual para o aprendizado de inglês ou o trabalho em uma plataforma de petróleo virtual. Respectivamente, aumentando a fluência ou reduzindo os riscos de acidentes de trabalho.

 Por falar em habilidades, as empresas têm utilizado outras tecnologias para testes de avaliação e de seleção de candidatos, sobre as competências para resolução de problemas complexos, trabalho em equipe e liderança, resolução de conflitos e aprendizado coletivo, comunicação assertiva e escuta ativa, que são consideradas habilidades sociais (soft skills) essenciais de difícil desenvolvimento, principalmente com o distanciamento social provocado pela pandemia.

Enfim, para se destacar no mercado de trabalho ou ascender profissionalmente será cada vez mais importante que todos busquem o desenvolvimento das chamadas hard skills (habilidades técnicas e idiomáticas) e das soft skills (comportamentais) dentro do conceito Lifelong Learning, praticando a disciplina do exercício diário da abertura ao novo.

Quando falamos em INOVAÇÃO atribuímos o significado dessa palavra a algo inédito, jamais pensado antes, algum produto ou serviço que veio para mudar as regras do jogo no mercado.

Seja inovador em sua carreira e bem-vindo ao novo e desafiador mercado de trabalho corporativo.

LEIA TAMBÉM

João Carlos Feijóo
0 0 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x