fbpx

Mulheres viajam sozinhas sim

Selma Cabral

Por Selma Cabral

mulheres


Quase dois terços de todos os viajantes de hoje são mulheres e acreditem ainda tem pessoas que se surpreendem, inacreditável né?

Até porque, a história nos mostra que muitas mulheres desbravaram o mundo das viagens.

Temos uma lista básica de algumas corajosas e nesse mês dedicado as mulheres vamos relembrar algumas:

Clique e Assine o 40EMAIS e ganhe acesso completo ao conteúdo exclusivo do Portal, como Workshops e Mentorias, além de muitos descontos em lojas, restaurantes e serviços!

mulheres
Jeanne Baret

1. Janet Baret  [1740-1807]

Janet Baret é reconhecida como a primeira mulher dar a volta ao mundo. Com um detalhe: ela precisou se disfarçar de homem para se juntar a um navio francês, escondendo os seios e mudando o nome para Jean Baret para se infiltrar em uma aventura na companhia de 300 marinheiros.

Desafiou antigas convenções, ganhou um lugar na história e viu o mundo!

2. Lady Hester Stanhope [1776-1839]

Proveniente de uma família abastada e politizada britânica,

mulheres
Hester Stanhope

Lady Hester fez o que precisava ser feito, incluindo se disfarçar de homem e carregar uma espada, para chegar aos lugares mais longínquos.

Foi a primeira mulher europeia a atravessar o deserto da Síria e a primeira a conduzir modernas pesquisas arqueológicas na Terra Santa.

3. Isabella Bird [1831-1904]

Ela foi uma exploradora, escritora, fotografa e naturalista da sua época. E, a primeira mulher eleita como membro da Sociedade Real Geográfica. Isabella viajou dos 41 aos 72 anos, escalando montanhas e montando cavalos.

Assim, visitou a América, a Índia, o Curdistão, o Golfo Pérsico, Tibet, Malásia, Coréia, Japão e China.

4. Annie Smith Peck [1850-1935]

Montanhista e trilheira americana, Annie quase teve seus recordes e feitos ofuscados pelos trajes escandalosos que utilizava para a época como calças e túnicas, ao invés de saias. Foi a primeira a escalar o monte Huascarán no norte do Peru e sua última escalada foi aos 82 anos!

5. Mary Kingsley [1826-1900]

mulheres
Mary Kingsley

Após a morte de seus familiares, com apenas 30 anos e desafiando as convenções de seu tempo, Mary partiu para uma exploração no Oeste da África. Ali, fez canoagem no rio Ogooué e foi a primeira europeia a abrir uma rota para o Monte Camarões.

Com essa experiência, escreveu um livro, a partir de seus relatos, contra o imperialismo e a favor de comunidades indígenas.

6. Nellie Bly [1864 – 1922]

Essa jornalista americana fez história ao propor ao editor de seu jornal uma volta ao mundo mais rápida do que a realizada anos antes, por Jules Vernes Phileas Fogg, em 80 dias.

Seu editor gostou da ideia, mas disse a Nellie que enviaria um homem, pois ela, sendo mulher, precisaria legar muita bagagem. Ameaçando vender a ideia para outro jornal, Nellie convenceu seu editor e viajou com apenas dois blocos de anotação e uma mochila pequena. E realizou uma volta ao mundo em 72 dias! Foi uma das pioneiras do jornalismo investigativo e inspirou muitas outras repórteres.

7. Bessie Coleman [1892-1926]

mulheres
Bessie Coleman

Ela desafiou uma cultura racista e discriminatória e se tornou a primeira mulher negra a ser piloto de avião. Proibida de realizar o feito nos Estados Unidos, ela se tornou cidadã francesa e se mudou para a França. Depois, realizou diversos voos nos Estados Unidos e trabalhou para recolher fundos para a Escola de Voo Afro-Americana.

 8. Freya Stark [1893-1993]

A exploradora e escritora britânica esteve onde muitas mulheres não haviam estado antes no Oriente Médio. Vivendo em Bagdá, ela explorou e mapeou a região do mundo islâmico. Para isso, caminhou, andou de camelo e de carro, acampando ao longo do caminho.

9. Valentina Tereshkova  [1937 – atual]

Valentina foi a primeira cosmonauta e a primeira mulher a ir ao espaço, em 1963, na nave russa Vostok VI.

10. Cheryl Strayed – [1968 – atual] 

Após a morte da mãe, Cheryl Strayed caminhou sozinha por mais de 1600 km pela Pacific Crest Trail, do Deserto de Mojave até o Estado de Washington. Depois, escreveu o livro “Livre” que virou um best seller e um filme estrelado por Reese Witherspoon.

Mas e você? O que te inspira viajar?

Tem mulheres que gostam de viajar sozinhas, outras com as amigas, com a família, com marido ou namorado.

Eu sou muito de fases, tem viagem que gosto de fazer sozinha que sempre é a que escolho seguindo o meu desejo, e gosto de hotéis com spa com tudo que tenho direito esse é o meu momento. Outras com amigas que é a viagem leve e divertida, e tem as viagens de família que são importantes para criar memórias!

Viajar sozinha traz muitos benefícios como a liberdade e flexibilidade, fazer somente o que se tem vontade, não depender de outras pessoas, assim como fazer novos e bons amigos!

E você me conta aí o que e como gosta de viajar?

A ideia de viajar sozinha, para quem nunca passou pela experiência, pode parecer um pouco intimidadora a princípio. Muitas mulheres, ainda que tenham vontade, deixam de viajar por medo do que possa acontecer devido ao fato de estarem sozinhas.

Porém, essa realidade de medo tende a se transformar em empoderamento e independência, já que cada vez mais mulheres estão deixando seus receios de lado e partindo para as aventuras e delícias que uma viagem na companhia delas mesmas pode proporcionar.

Para que tudo saia conforme o planejado, temos que tomar os mesmos cuidados para qualquer viagem:

  • Obter informações sobre o destino.
  • Planejar com antecedência.
  • Estar com todos os documentos necessários e dentro da validade, certificados de vacinas.
  • Reservar o local da estadia com antecedência.
  • Se hospede sempre em locais seguros, para isso, faça uma pesquisa básica antes na internet, em sites de reclamações ou com amigos que já ficaram nesse local se for o caso.
  • Contratar uma Agência especializada é sempre muito bom.
  • Fazer seguro-viagem (eu faço e indico sempre).
  • Estude ao menos o básico do idioma local.
  • Tenha em mãos telefones úteis, mapas da região, de transporte coletivos, metrôs, se for o caso.
  • Administre bem o seu dinheiro. Planeje bem quanto vai precisar, mantenha um pouco de dinheiro vivo com você sempre pois nem todos os lugares aceitam cartões, em casos de viagens internacionais pode haver a necessidade de desbloquear seus cartões no banco para usá-lo na viagem.
  • Verifique qual é a moeda local do destino em questão e faça o câmbio. Existe também a opção de adquirir cartões pré-pagos para eventualidades.
  • E muito importante (pelo menos para mim): Não leve muita coisa, evite ter que ficar arrastando aquela mala gigante, nesses casos menos é mais. Aprenda a organizar uma mala de viagem básica e levar apenas o que for usar de verdade e de acordo com o seu tipo de viagem.

Viajar sozinha é se reencontrar, é um tempo de aprendizado individual e pode servir para repor suas energias gastas na correria do dia a dia. Aproveite esse tempo e dedique-se somente para as suas vontades.

mulheres

Não tenha medo de viajar sozinha, riscos existem até na esquina de casa, não deixe que o medo e a insegurança tirem seu prazer de viajar. Sempre mantenha a calma e siga as dicas de segurança que são dadas para qualquer viajante, respeite a cultura local da região, principalmente destinos que tenham restrições aos trajes das mulheres.

Viajando sozinha você é livre para planejar os passeios da forma que preferir. Diferente de viagens acompanhada, você dita o itinerário de acordo com o que for melhor para você e consequentemente aproveita melhor a viagem.

Ao viajar sozinha você absorve mais a cultura local já que você presta mais atenção em tudo. O processo de imersão certamente é muito mais profundo quando você está sozinha.

Você tem muito mais chances de conhecer pessoas locais ou pessoas que também estão viajando sozinhas.

Um tempo sozinha e longe de tudo te dará forças para retornar à vida cotidiana exalando disposição e criatividade. Além de toda a liberdade para você se soltar e literalmente não se preocupar com ninguém.

mulheres

Viajar sozinha nos faz mais fortes!!!!

Fonte: https://www.unitur.com.br/10-mulheres-que-fizeram-historia-viajando/

LEIA TAMBÉM

Selma Cabral
Últimos posts por Selma Cabral (exibir todos)
5 1 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x