Navios de Cruzeiros: Vilão ou vítima das circunstâncias?

Selma Cabral

Por Selma Cabral

navios de cruzeiro


Não posso deixar de me manifestar depois de tantas polêmicas com as viagens de navios de cruzeiros. Nessa conta entram quem não gosta desse tipo de viagem, quem se incomoda com o apito dos navios, quem acha que os navios são concorrentes para o Comércio e Turismo da cidade, os que dependem direta ou indiretamente do dinheiro que movimenta a economia das localidades que os recebem, quem depende dele para o sustento de suas famílias e os que amam e defendem as atividades.

Enfim, a conta é grande, a necessidade desses benefícios principalmente depois desse longo período sem renda para muitas pessoas e até mesmo para as cidades também entra na conta. Mas vamos aos fatos:

Até onde foi noticiado as contaminações ou os resultados positivos de Covid-19 nos navios foram baixos em relação ao número total de viajantes e sem nenhum caso grave.

E porque estão transformando só os Navios de Cruzeiros em vilão, se os protocolos são os mais rígidos, com testagem diária de passageiros e tripulantes, exigência de esquema vacinal completo para entrar?

Essa explosão de casos de gripe e Covid-19 que está em acontecendo é porque todos estavam nos navios? Quais locais sabemos exatamente o número de contaminados? Nos navios, exatamente porque são realizados testes em todos os passageiros e tripulantes, e em outros eventos, shows de verão, festas, não tem testes, então as pessoas saem desses locais e não procuram saber se estão com sintomas ou não, e continuam suas vidas normais até descobrirem que estão com sintomas e lotar os PS de todas as cidades.

O mais justo e correto é rever os protocolos e ajustar para assim encontrar meios de continuar a temporada e não prejudicar tanto a economia que já está capenga. Da mesma forma que estão fazendo com os outros eventos espalhados pelas cidades.

Se estamos todos tentando adequar os cuidados com a economia, manter os negócios abertos, eventos, com todos os protocolos por que não aplicar o mesmo critério para os Navios de Cruzeiros?

Pode-se reavaliar os protocolos, diminuir ainda mais o público, atualmente são 75%, chega a 60% se for viável para as empresas claro, as descidas nos portos apenas com excursões compradas dentro dos navios, porque a saída fica um pouco mais controlada, todos usando máscara. E uma alternativa também seria não receber outros hóspedes diferentes nos outros portos de embarque: Navio saiu de Santos, faz o cruzeiro e não recebe passageiros em outra cidade e assim sucessivamente: Embarque no Rio, Embarque em Salvador, todos sem embarques fora do porto original.

Sabemos que não depende só dos protocolos do navio, como usar máscara sempre, porque também tem que contar com a colaboração dos passageiros, mas acredito na conscientização de todos.

Continuar com exigência dos comprovantes de vacinas, testes negativos, uso de máscara, álcool em gel e tudo que já estamos acostumados.

Sempre tem um meio termo e uma maneira de não prejudicar quem precisa trabalhar, quem depende disso para pagar suas contas. Se os shows nas cidades podem continuar, assim como os campeonatos de futebol estão ocorrendo normalmente, festas particulares, não vejo por que só a temporada de Cruzeiros deva ser encerrada.

Não podemos esquecer de todos os prejuízos que o cancelamento implica, também não podemos deixar de pensar nas famílias que dependem da Temporada de Cruzeiros para sobreviver, uma vez que já não tivemos a temporada passada.

Ficar adiando só aumenta o problema, gera mais frustrações e incertezas, tanto em quem vende, em quem comprou e em quem precisa trabalhar e não sabe se vai ter salário no próximo mês.

Precisamos de mais transparência, mais agilidade nas decisões, e uma vez que foi autorizada a temporada, tanto as Agências como as Empresas de Navio de Cruzeiros, as cidades que recebem os Cruzeiros, os Terminais Marítimos se organizaram para realizar uma temporada que foi cercada de muitos cuidados e preparativos, afinal foram longos meses elaborando todos os protocolos e não é justo chegar e cancelar ou mesmo ficar adiando uma decisão: vai continuar ou vai ser cancelada?

E a nós vamos aguardar o desenrolar dessa confusão toda certo?

Um abraço e até a próxima semana 😊

Selma Cabral

LEIA TAMBÉM
Selma Cabral
Últimos posts por Selma Cabral (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x