O ato de escrever um texto para fins de publicidade: Copywriting

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Copywriting

Neste novo artigo, vou falar sobre o que é ser um copywriting.

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Vamos relembrar que nas redes socias é importante oferecer diferenciais e conquistar a autoridade, saber explorar o seu público e quem se dedica tem uma grande chance de alcançar o sucesso, pois as redes sociais são nada mais que uma excelente ferramenta para fortalecer e engajar a sua marca/perfil e, consequentemente, realizar melhor as suas vendas, além de facilitar a sua comunicação com o seu público, de uma maneira direta e personalizada.

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante (textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais), é um método de marketing que não faz promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas.

O copywriting nada mais é do que uma redação, é o ato de escrever um texto para fins de publicidade ou outras formas de marketing. É um conteúdo escrito que tem o objetivo de aumentar o conhecimento de uma marca e persuadir uma pessoa ou grupo a realizar uma ação específica. (Gerar conversões e vendas)

Ele pode ser utilizado em diferentes momentos do seu negócio, como: aumentar o engajamento do seu público em suas redes sociais.

No Marketing Digital, a escrita tem como principal objetivo convencer o público-alvo de algo, seja comprar um produto, um serviço ou mesmo uma ideia, e nesse sentido que o propósito da escrita no marketing se relaciona ao copywriting.

Mais importante do que vender, é transmitir a informação que seu público quer ver, e que agregue valor e relevância para ele, mas também não adianta você ter um texto impecável se a sua empresa ou aquilo que você está tentando vender não passa credibilidade ao seu público.

Por isso, é preciso construir uma relação de confiança com seu público, conforme falamos nos artigos anteriores, que antes de tentar vender algo ao seu público-alvo, mostre que você tem interesse em ajudá-lo e atender às suas reais necessidades, e que sua empresa cumpre o que promete.

Vamos voltar ao próprio conceito de copywriting, que é já de seu conhecimento a escrita persuasiva, que significa que o objetivo é persuadir o público-alvo.

 E quais são as armas da persuasão utilizadas na criação de um bom copywriting?

Gatilhos Mentais, isso mesmo, ativar os gatilhos de quem lê a mensagem.

Gatilhos mentais, de forma geral, são mecanismos cerebrais que têm como objetivo tornar mais rápido o processo de decisão, evitando que isso tome muito do nosso tempo e energia.

No livro As Armas da Persuasão, Segundo Robert Cialdini, o comportamento humano é governado por alguns princípios psicológicos fundamentais, que geralmente nos levam a agir de forma quase que automática: reciprocidade, aprovação social, afinidade, autoridade, escassez e compromisso.

Reciprocidade: esse princípio psicológico sugere que o ser humano tem a tendência natural a responder uma ação positiva com outra ação positiva. É o famoso “gentileza gera gentileza”.

Aprovação social: o gatilho da aprovação social conclui que somos influenciados pelos outros em nossas decisões e, quanto mais pessoas optam por algo, mais as outras são levadas a tomar a mesma atitude.

Afeição/Afinidade: é o princípio psicológico que afirma que as pessoas tendem a se conectar psicologicamente com quem se parece com elas, seja por medos, angústias, habilidades e características parecidas.

Autoridade: esse gatilho sugere que o ser humano tende a obedecer quem ele julga como superior, por uma questão de respeito.

Compromisso e coerência: defende que, ao comprometer-se publicamente com algo, a pessoa se sente pressionada psicologicamente a se comportar de modo coerente com a missão que foi assumida.

Escassez: é um gatilho mental que é rapidamente acionado quando estamos em posição de perder algo. Com isso, nosso cérebro reage de forma emocional (parte do cérebro límbico) e tenta evitar essa sensação.

Assim, esses princípios psicológicos podem e devem ser utilizados para tornar o copywriting mais eficiente.

Continue acompanhando a página, e não deixe de acompanhar os artigos anteriores, pois um complementa o outro dentro desse universo do Marketing Digital. Na próxima coluna, vamos falar mais sobre copywriting, gatilhos mentais e muitas outras dicas relevantes para impulsionar o seu perfil.

E se você tem um celular, uma rede de conexões e ainda não sabe como ganhar dinheiro com isso?  Não se preocupe, está tudo bem, você não é o único, continue por aqui comigo, me acompanhando, que vou te ajudar nesse processo!

Até o próximo papo digital.

 
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Rodolpho Hesselbach

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Sou especializado em Marketing Digital & Qualificado e Pós Graduado na área Comercial em Gestão Estratégica de Vendas e Graduado em Hotelaria e Adm e Marketing . Acostumado a desenvolver e implantar o Plano de Ação Comercial, (Bussiness Plan), mantenho uma visão aberta as novas tendências de mercado identificando oportunidades de negócios, utilizando- se de diversos mecanismos de diagnóstico, além das ferramentas da Internet e plataformas inteligentes de dados e distribuição e vendas pela Internet, realizando uma gestão de tempo inteligente para atingir resultados e uma produtividade satisfatória aos meus cliente. Aqui na minha coluna do 40eMais vou abordar os seguintes tópicos: Marketing Digital e sua tendências, Linkedin e Gestão de Tempo. Espero que goste!

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