O futuro do futebol brasileiro com a SAF

SAFEm 21 de julho, tive oportunidade de conversar com Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro, para o canal Só Esportes. Naquela noite, ele participou de evento organizado pelo LIDE Litoral Paulista, no Clube XV, em Santos.

Na pauta principal, a mesma do evento, falamos de SAF (Sociedade Anônima do Futebol), criada pela Lei 14.193/2021 e promulgada em 6 de agosto do ano passado. É a que permite que os clubes de futebol sejam transformados em empresas.

O clube mineiro, presidido por Sérgio, abriu esta porteira, que vai sendo seguida em outras agremiações, assim que aprovadas pelos respectivos Conselhos Deliberativos. E ele deixou claro que a SAF não pode ser considerada uma salvação para todos os clubes.

“Não é a salvação. É para alguns clubes, como o Cruzeiro, que passou por problemas políticos, necessidade de colocar dinheiro rápido e engenharia financeira, mas é um grande passo para a profisionalização do futebol brasileiro, que é necessária ser feita e que vai gerar boas consequências no futuro”, afirma. “Tem muita gente que quer um financiador e não um investidor”, emenda.

Dentro desse aspecto, outra confusão que tem de ser desfeita – e é comum entre torcedores – é que SAF é sinônimo de dinheiro fácil. “Vai lá no Cruzeiro pra você ver se é fácil”, disse, rindo. “Existem modelos diferentes, claro. No Cruzeiro, é um modelo bacana trazido por uma pessoa que, além de ser conhecida e ter prestígio, veio para fazer gestão e modelo sustentável”, argumentou Sérgio, referindo-se ao atacante Ronaldo Fenômeno, um dos líderes do penta mundial da Seleção em 2002 e lançado pelo Cruzeiro.

PRODUTOS 40EMAIS

Logo redondo CURSOS

O 40EMAIS traz para você os melhores cursos, para você dar aquela guinada de 360º na sua vida. Não Perca!

O presidente do clube mineiro não recomenda que se atrele o resultado desportivo ao sucesso da gestão. “É o médio e longo prazo que vão dizer isso”, afirma, lembrando das situações de Vasco e Botafogo, outros clubes atualmente regidos por SAFs, mas de características diferentes e com situações em campo igualmente distintas.

Sérgio Santos Rodrigues também acredita que a SAF contribui para que uma nova tentativa de criação de Liga entre os principais clubes brasileiros possa ser melhor sucedida. Há duas em desenvolvimento e arregimentando integrantes: a Libra (a que estão Cruzeiro e Santos, por exemplo) e a Forte Futebol (um dos integrantes é o Atlético/MG).

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

“São coisas que caminham juntas, por mais que não seja necessária uma coisa para a outra. A chegada de novos atores é fundamental para mostrar estruturação, atuando junto aos clubes e à própria mentalidade deles, de forma a mostrar como o dinheiro chega. O momento tem que ser agora. O atual contrato vence em 2024. Os clubes têm de se estruturar”.

A íntegra da entrevista que fiz com o presidente do Cruzeiro, antes do evento promovido pelo LIDE Litoral Paulista, está disponível no canal Só Esportes. Eis o link:

LEIA TAMBÉM

Conheça a Coluna
Eu nasci em Santos no dia 23 de fevereiro de 1979. Trabalhei de 2003 a 2018 nos jornais A Tribuna e Expresso Popular. Fui repórter setorista do Peixe por mais de quatro anos, viajei para vários países em função do time e, mesmo fora da cobertura diária do clube, continuei colaborando bastante na cobertura. Entre 22 de janeiro de 2019 e 31 de julho de 2020, fui um dos subeditores do Santaportal, integrante do Sistema Santa Cecília de Comunicação. Desde 4 de maio de 2021, integro a equipe do Portal e Revistas Mais Santos. Tenho um acervo de vídeos (em diversos suportes), revistas, jornais e muitos itens de memorabilia, tudo ligado à memória do esporte (futebol, em especial) e da TV, que você pode conferir no www.youtube.com/user/Arquivos1000. Também mantenho o www.youtube.com/c/S%C3%B3EsportesOficial, em parceria com o amigo e também colunista do 40eMais, Anderson Firmino.
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x