O maravilhoso mundo da observação

Segundo tempo com Selma Cabral

Por Selma Cabral

observaçãoobservação


Quem tem o hábito de observar com atenção tudo que acontece?

Não é apenas olhar, mas observar mesmo, com atenção nos mínimos detalhes: pessoas, lugares, odores, as emoções que cada um expressa, o ambiente como um todo: está sujo, limpo, o atendimento, o comportamento das pessoas tanto que estão no local como as que estão trabalhando….

Desde muito pequena aprendi a observar tudo ao meu redor, e sempre tudo era novidade, procurava guardar na memória tudo que via e a sensação que me causava, era uma maneira de saber depois se era bom ou ruim.

Aprendi com a minha avó, ela sempre falava: preste atenção em tudo que acontece e lembre depois das emoções ou sensação que te causa, isso vai te ajudar muito no futuro. Na época não entendia, mas fazia exatamente isso.

Com o passar do tempo e claro comecei a ir em lugares maiores, outras cidades, e o hábito de observar sempre me acompanha, e por que isso? Para mim eu ia construindo memórias, conhecimento e isso com certeza me ajudaria a tomar decisões melhores e mais assertivas.

Eu gosto de prestar atenção em tudo, desde as ruas, carros, até nos lugares que vou, com quem conversei, procuro memorizar a fisionomia das pessoas, algum detalhe que me chame atenção. Esse hábito que fui aprimorando durante os anos faz com que eu consiga entender o mercado, o que está ocorrendo, o que ele tenta me dizer, aquilo que falam sobre antes de tomar uma decisão ou abrir um negócio tem que LER o mercado, é isso: saber avaliar e entender o momento certo para tomar decisões.

Quanto maior a nossa capacidade de observação, mais teremos base para a tomada de decisões, seja a nível pessoal ou profissional e isso pode definir o nosso sucesso ou nosso fracasso.

No mundo dos negócios ou do empreender ao observar o comportamento das pessoas e dos clientes e notarmos uma mudança de comportamento podemos corrigir rapidamente pequenos problemas que poderiam fazer com que perdêssemos clientes, pois desejos mudam e requerem outras demandas.

Ao observar as tendências temos a oportunidade de sair na frente do concorrente e ao contrário do que pensamos, isso acontece com frequência, ao observarmos riscos, ameaças, crises, conflitos mundiais. Podemos minimizar perdas, agir com mais segurança e tomar sempre as melhores decisões.

Mas aí vocês devem estar se perguntando: E quem não tem ou não consegue ter essa capacidade de observação o que pode fazer?

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Comece devagar observando os seus próprios pensamentos, as suas emoções e sensações. Observe tudo a sua volta. Isso é muito bom para se conhecer melhor, saber o que te deixa concentrado, o que te dispersa, assim aprendemos a lidar e controlar melhor nossas emoções.

Depois você pode ir a lugares públicos e apenas sentar o observar as pessoas, o ambiente. Como as pessoas se comportam em determinados ambientes, em situações adversas, assim você saberá por exemplo a colocar a pessoa certa nas funções adequadas, não dá para colocar uma pessoa que não gosta de lidar com público numa função de recepcionista por exemplo.

Tudo isso vai te dando ferramentas para acertar nas decisões de trabalho, pessoal, de investimentos, de relacionamentos. Quando aprendemos a observar, nossa vida fica mais simples e nossas decisões muito melhores!

Espero que gostem e comecem a serem mais observadores e claro depois me falem os resultados. Mas eu aposto que vocês vão adorar e se dar conta do quanto é importante e útil o simples ato de observar.

Qualquer dúvida é só me perguntar.

Ótima semana e até a próxima 😊

Selma Cabral

LEIA TAMBÉM
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x