O que é uma dieta plant based?

Gostei

.

COMENTAR(1) Compartilhar

plant based

A dieta plant based nada mais é do que uma dieta baseada em vegetais, e esse termo é utilizado para designar práticas alimentares compostas principalmente por alimentos vegetais in natura, como frutas, hortaliças, cereais (integrais), leguminosas, oleaginosas, e reduzido consumo de carnes, ovos e laticínios. Ou seja, não é como excluir necessariamente alimentos de origem animal do cardápio (e tornar-se vegetariano), mas, sim, reduzir, especialmente o consumo de carnes (vermelha!).

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

A pergunta mesmo é: por que se fala tanto nisso? Os motivos são vários. Saúde e sustentabilidade são os mais óbvios. Saúde, pois sabe-se há algum tempo que pessoas que praticam dietas a base de vegetais apresentam menor risco de desenvolverem doenças coronarianas, diabetes, alterações nos lipídeos sanguíneos (colesterol), diversos tipos de câncer, doenças intestinais… a lista não é curta e o papel da dieta é preventivo. 

No que tange a sustentabilidade está relacionado aos gastos de recursos e danos ao planeta para a criação de animais para consumo humano (espaço, água, gases, energia), o que é muito prejudicial para toda a humanidade.

De forma geral, apenas para deixar claro, não estou tentando convencer alguém a se tornar vegetariano. Aqui vai bem além disso. Penso que o conhecimento sobre o assunto poderá contribuir para o aumento do consumo de vegetais, que entre os nossos é bem abaixo do recomendado. 

Continua após a publicidade

É fato que não é a exclusão de carnes ou alimentos de origem animal que trará benefícios à saúde, mas, sim, o aumento considerável do consumo de frutas, hortaliças, cereais, leguminosas, sementes e nozes (in natura). Ou seja, as evidências denotam que mesmo em práticas alimentares que mantém algum consumo de carnes, mas que tem um elevado consumo plant based, o efeito protetor à saúde ocorre (só que não ao meio ambiente).

Com o aumento do preço das carnes no Brasil, a população fica mais propensa a optar por outros alimentos para compor o cardápio. Um exemplo de refeição principal adequada nutricionalmente é o arroz (integral) e feijão, acompanhado de cogumelos, somados à uma bela salada com folhas e outros componentes crus (cenoura, pepino, rabanete, tomate, cebola) e uma granola salgada para trazer crocância.

O que não faltam hoje são opções deliciosas e variadas para um cardápio mais baseado em vegetais, em que encontramos desde um “hambúrguer” e “kibe” totalmente veganos ou tradicionais adicionados de ingredientes vegetais.

Saúde, sustentabilidade e economia são, na verdade, ótimos motivos para uma mudança nas práticas alimentares. Não é certo mudar radicalmente a sua dieta de um dia para outro. Mas é preciso, sim, refletir e incorporar novos alimentos vegetais para alcançar os benefícios da alimentação plant based.

 
inteligência musical

Inteligência Musical – a música nos convida ao movimento e a relação interpessoal

povos indígenas

Povos Indígenas e o Turismo Sustentável

conceito

O conceito indispensável para o seu sucesso nas vendas

futuro da empresa

Empreendedor: qual o futuro da empresa?

cropped cabecalho - 40EMAIS
  • Turismo & ideias

    Turismo & Ideias

    Treinamentos, Eventos e Consultoria na área de Turismo. 10% de Desconto…

Mais nessa Coluna

Marina Ferreira

Conheça a Coluna de Marina Ferreira
Formada há 15 anos como Bacharel em Nutrição pela UNISANTOS, Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, Personal Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Atendimento Nutricional em Consultório e Online. Professora dos cursos de Nutrição, Farmácia e Biomedicina da UNIP desde 2011. Nutricionista de escolas e empresas.

1 Comentário

  1. Selma9 de setembro de 2021

    Marina eu acompanho bem o desenvolvimento desses produtos e o que noto as vezes na composição é o uso exagerado de aromatizantes, alguns temperos prontos, principalmente nos produtos comprados prontos. Não seria também ruim?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =

Scroll to top