OPOSIÇÕES, são o que mais assombram um processo de pedido de Registro de Marcas. E pensamos, o que fazer!?! inpi
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
O primeiro ponto a se ponderar é que antes de entrar com um pedido de Registro de Marcas devemos primeiramente fazer uma pesquisa criteriosa da marca que pretendemos requerer o registro. Ela foi pesquisada junto ao INPI em todos sentidos? Pois não somente a grafia exata, mas similaridades, logos, vários pontos que devem ser observados.
Porém ao surgir a oposição não adianta pensar no antes, temos que pensar e analisar o que cabe de resposta a oposição e suas chances de lograr êxito no pleito. Muitas vezes ao analisarmos a oposição podemos nos deparar com algumas questões que indicam de forma expressiva que não teremos êxito na defesa. Neste momento cabe ao dono da marca ser informado de todas as variáveis e riscos envolvidos, além de custos, e analisar ele, em seu negócio se quer realmente lutar pela marca.
Falo que muitas vezes temos que ver as implicações, não somente aquela oposição, mas as implicações que ela pode trazer. Com que marca você está iniciando uma demanda? Quão embasada será sua defesa? Quais chances de ganho?
Defesas a oposições demandam custos e tempo que terá que ser aguardado para a análise. Você ou seu cliente, tem esse tempo para esperar por uma decisão incerta?
Falo que temos que defender sim o que temos convicção, mas acima de tudo temos que ter uma análise fria da situação. Eu informo aos meus clientes, na minha experiencia e embasamento legal, quais chances de êxito na defesa. Essa transparência é imprescindível para que o dono da marca saiba que próximos passos tomará que envolva seu nome, aquele que ele está consolidando e investindo junto ao cliente.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|